Estação Eucaliptos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Metrô-SP icon.svg Eucaliptos
Uso atual Estação de Metrô Estação de Metrô
Administração Metrô-SP icon.svg Metrô de São Paulo
Linha 5roxo.png Lilás
Sigla ECT
Posição Subterrânea
Plataformas Laterais
Capacidade Até 18 mil passageiros/dia
Serviços Acesso à deficiente físico Escada rolante Elevador Banheiro Venda de Bilhetes Bicicletário
Conexões Terminal rodoviário
Informações históricas
Nome antigo Ibirapuera
Inauguração 2 de março de 2018 (4 meses)
Localização
Coordenadas 23° 36' 36" S 46° 40' 7" O
Endereço Avenida Ibirapuera, 3144 - Moema
Município Bandeira da cidade de São Paulo.svg São Paulo
Próxima estação
Sentido Capão Redondo 5roxo.png Sentido Moema
Brooklin Moema
Eucaliptos

A Estação Eucaliptos é uma estação do metrô da cidade brasileira de São Paulo. Pertence à Linha 5-Lilás, foi inaugurada no dia 2 de março de 2018[1], sendo parte do projeto de expansão da Linha 5 de um trecho que deverá chegar à estação Chácara Klabin da Linha 2-Verde. Em 2 de abril de 2018, após um mês de sua inauguração a mesma começou a funcionar em período integral com cobrança de tarifa.[2]

A Estação fica localizada em uma confluência entre a Avenida Ibirapuera com a Avenida Cotovia e a Avenida dos Imarés, no bairro de Indianópolis, no distrito de Moema, na Zona Centro-Sul de São Paulo. [3]

A Estação possui integração tarifada com o Corredor de Ônibus Ver. José Diniz - Ibirapuera - Centro, na Avenida Ibirapuera, em frente ao shopping Ibirapuera. [4]

Inicialmente, a previsão de entrega da estação era para o ano de 2014, mas uma suspeita de corrupção por meio de um conluio de empresas vinda da Promotoria acabou suspendendo as obras por 15 meses, gerando o atraso. Por conta disso e também pelo fato das desapropriações também terem adiado o início das obras, a inauguração da estação acabou sendo postergada para 2018. [5]

Posteriormente, devido ao adiantamento das obras, o Governador Geraldo Alckmin prometeu a entrega da estação para dezembro de 2017, junto com a Estação Moema.[6]. Porém, em novembro de 2017, o Secretário de Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, afirmou que a entrega das estações ocorreria "nos próximos meses".[7] Na época em que as obras da Linha 5 foram paralisadas, apenas 30% das obras civis da Estação Eucaliptos haviam sido concluídas. [8] [9]Pelissoni prometeu que até o final de fevereiro de 2018, vai inaugurar a estação[10] Em fevereiro foi marcado que em 3 de março será inaugurada a estação[11]

A princípio, a estação iria chamar-se Ibirapuera, mas o Metrô de São Paulo decidiu alterar o nome da estação devido ao fato da mesma ficar localizada em frente a avenida e o shopping center que também possui esse nome, e também pelo fato da linha possuir outra estação na mesma avenida. Por conta disso, foi usado o nome da Avenida dos Eucaliptos que também está próxima da estação.[12] Outro fator que também pode ter motivado essa mudança é o fato de a Linha 19 - Celeste possuir uma estação em projeto próxima ao Parque Ibirapuera, que provavelmente herdará o antigo nome da Estação Eucaliptos.[13]

Demanda[editar | editar código-fonte]

A funcionalidade da estação se deve ao fato da mesma atender o Corredor de Transporte Coletivo da Avenida Ibirapuera, um importante eixo de ligação entre Santo Amaro e a região da Vila Mariana, além do fato da estação atender à demanda lindeira por estar localizada em um bairro residencial e possuir vários estabelecimentos, empreendimentos comerciais e equipamentos públicos nas suas redondezas, como o Shopping Ibirapuera, o Cartório do 24º Subdistrito de Indianópolis, o Centro Médico Heads Clínica Dr. Gerd Schreen, o Colégio Augusto Laranja, entre outros.

Características[editar | editar código-fonte]

Estação subterrânea com duas plataformas laterais adjacentes equipadas com Portas de plataforma no piso inferior. Cada plataforma possuirá duas escadas fixas em suas extremidades e duas escadas rolantes ao meio, que interligaram a plataforma ao mezanino, acompanhadas de um elevador para deficientes físicos, que interligará o três níveis subterrâneos da estação. Três escadas rolantes e uma fixa deverão interligar o mezanino ao nível dos bloqueios. Ao todo a circulação vertical contará com 13 escadas rolantes, 7 escadas fixas e 5 elevadores. [14]

A edificação das salas técnicas e operacionais será construída em uma estrutura simples de pilares e vigas de concreto, no nível acima da superfície, ao lado da estação.

Escavação em VCA no corpo da estação, nas áreas das bilheterias e bloqueios, no mezanino, na plataforma e no acesso secundário. Escavação em NATM para o túnel transversal que liga o corpo da estação ào acesso secundário do outro lado da Avenida Ibirapuera, passando por debaixo da mesma. [15] [16]

Sigla Estação Inauguração Capacidade Integração Plataformas Posição Notas
ECT Eucaliptos 2 de março de 2018 18 mil pessoas por dia Bilhete Único da SPTrans
Corredor Ver. José Diniz - Ibirapuera - Centro
Laterais Subterrânea Em operação

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Precedido por
Campo Belo
Distância: 1571 metros
Linha 5 - Lilás do Metrô
Eucaliptos
Sucedido por
Moema
Distância: 840 metros

Funcionamento da Linha[editar | editar código-fonte]

Linha Terminais Estações Principais destinos Duração das viagens (min) Intervalo entre trens (min) Funcionamento
5
Lilás
Capão RedondoMoema 12 Moema, Indianópolis, Brooklin, Santo Amaro, Jardim São Luís, Campo Limpo, Capão Redondo 13 6 Diariamente, das 4h40 à 0h (entre Capão Redondo e Eucaliptos)

*De segunda a sábado, das 10 às 15 horas (entre Eucaliptos e Moema, em operação assistida)

Referências

  1. «Estação Eucaliptos do Metrô de SP será inaugurada nesta sexta, diz governo». G1 
  2. Governo, Portal do (29 de março de 2018). «Metrô inicia operação integral na estação Eucaliptos». saopaulo.sp.gov.br. Consultado em 31 de março de 2018. 
  3. «Projeto Funcional e Relatório de Empreendimentos da Linha 5-Lílas» (PDF). Site oficial do Metrô de São Paulo. p. 18. Consultado em 10 de janeiro de 2017. 
  4. «Terminais, Paradas e Corredores da SPTrans - Corredores de Ônibus de São Paulo». Site oficial da SPTrans. Consultado em 10 de janeiro de 2017. 
  5. «Atraso na linha 4 do metrô trará duplo dano financeiro ao governo de São Paulo». André Monteiro e Gustavo Uribe - Folha de S.Paulo. Consultado em 10 de janeiro de 2017. 
  6. São Paulo, O Estado de (2 de novembro de 2016). «Metrô atrasa 2 meses de repasses para obras da Linha 5». Estadão São Paulo. Consultado em 5 de março de 2017. 
  7. Bazani, Adamo (10 de novembro de 2017). «Novas estações da linha 5 Lilás do Metrô terão horário ampliado a partir de segunda-feira, 13». Diário do Transporte. Consultado em 11 de novembro de 2017. 
  8. «Futura Estação Eucaliptos está com 30% das obras concluídas». Renato Lobo, Via Trolebus. Consultado em 10 de janeiro de 2017. 
  9. «Estação Eucaliptos da Linha 5 - Lilás do Metrô de São Paulo está 30% concluída». Kelly Amorim, Portal PINIweb. Consultado em 10 de janeiro de 2017. 
  10. Bonini, Victor (14 de fevereiro de 2018). «Metrô de SP adia novamente inauguração de estações da Linha 5-Lilás». G1. Consultado em 15 de fevereiro de 2018. 
  11. «Metrô de SP promete abrir estação Eucaliptos da Linha 5-Lilás até o próximo sábado». G1. 14 de fevereiro de 2018. Consultado em 28 de fevereiro de 2018.  |nome1= sem |sobrenome1= em Authors list (ajuda)
  12. «Parada tem nome alterado para Eucaliptos». O Estado de São Paulo. Consultado em 10 de janeiro de 2017. 
  13. «Governo do Estado contrata projeto da Linha 19-Celeste do Metrô em 2015». Renato Lobo, Via Trolebus. Consultado em 10 de janeiro de 2017. 
  14. «Tetra Arquitetura e Projetos - Estação Eucaliptos». Tetra Arquitetura e Projetos. Consultado em 10 de janeiro de 2017. 
  15. «Conceitos arquitetônicos da Linha 5-Lílas». Site oficial do Metrô de São Paulo. Consultado em 10 de janeiro de 2017. 
  16. «Zona de desapropriação da Estação Eucaliptos - Linha 5-Lílas - Imagem oficial do Metrô» (JPG). Site oficial do Metrô de São Paulo. p. 1. Consultado em 10 de janeiro de 2017. 
Ícone de esboço Este artigo sobre Metropolitanos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.