Gutemberg Monteiro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Gutemberg Monteiro (Faria Lemos, 4 de dezembro de 1916[1] - 10 de Dezembro de 2012)[2] foi um ilustrador de histórias em quadrinhos brasileiro. Também conhecido nos Estados Unidos como Goott. Começou a fazer ilustrações na década de 1940. Atuou tanto no Brasil como no mercado norte-americano.

Gutembert foi descoberto por Adolfo Aizen. Era filho de seu motorista. Iniciou a carreira nos últimos tempos da revista Suplemento Juvenil. Foi o principal capistas des revistas em quadrinhos (Gibi Mensal e O Globo Juvenil Mensal) e policiais (X-9, Meia-Noite) da Rio Gráfica Editora, de Roberto Marinho. Um desenhista que tinha traço próprio, (não se limitava a decalcar desenhos, como faziam a maioria dos outros capistas) ilustrou várias matérias de apenas uma página e vários romances que foram quadrinizados. O primeiro deles foi "A Moreninha" para a Edição Maravilhosa. produziu histórias de terror para a editora Outubro e para a editora Garimar adaptou o histórias do seriado O Falcão Negro. Para a Rio Gráfica Editora ilustrou capas e histórias de O Fantasma. Em 1964, recebeu um convite para trabalhar nos Estados Unidos, lá desenhou tiras de jornal de O Fantasma, Batman e Tom e Jerry (pranchas dominicais), revistas em quadrinhos de Gasparzinho, Riquinho, Brasinha[3] entre outros. Gutemberg faleceu no dia 10 de Dezembro de 2012, vítima de uma isquemia cerebral[2].

Referências

  1. «O artista brasileiro que conquistou Nova York». Jornal da ABI (379). 2012  |coautores= requer |autor= (ajuda)
  2. a b Cláudia Souza (12 de dezembro de 2012). «Adeus a Gutemberg Monteiro». ABI 
  3. Toni Rodrigues (14 de dezembro de 2012). «Faleceu o quadrinhista clássico brasileiro Gutemberg Monteiro». Universo HQ 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre autor ou ilustrador de banda desenhada é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.