Oscar C. Kern

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Oscar Kern)
Ir para: navegação, pesquisa

Oscar Christiano Kern (1 de Setembro de 193512 de janeiro de 2008) foi um roteirista brasileiro, pioneiro dos fanzines no Rio Grande do Sul. Seu nome foi dado a um prêmio concedido a fanzines.

Kern editou os fanzines "Historieta" (o mais antigo do Rio Grande do Sul), "Confraria dos Dinossauros", este em parceria com o fanzineiro alagoano Valdir de Amorim Dâmaso, e "Projeto Spirit", além do único número de "Chiste", uma publicação independente com textos e imagens. Kern publicou, ainda, fac-símiles de todas as edições da revista "Biriba" da Rio Gráfica Editora, publicação da Era de Ouro dos quadrinhos no Brasil.

Nos anos 70 roteirizou [[[banda desenhada Disney|quadrinhos Disney]] na Editora Abril[1], sendo o criador dos personagens Senhor X, seus três asseclas X-1, X-2 e X-3, além do corvo X-8, e dos Astronautas de Tucânia, que apareciam nas aventuras do Zé Carioca.


Em 2008, Kern foi homenageado pelo Dinamo Studio de Porto Alegre, que criou o Prêmio Oscar Kern[2]

Referências

  1. «Falece Oscar Kern, veterano das HQs nacionais». HQManiacs. 14 de janeiro de 2008. Consultado em 14 de outubro de 2009 
  2. Andréa Pereira sobre release (24 de abril de 2008). «Dinamo Studio entrega o Prêmio Oscar Kern». HQManiacs 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre autor ou ilustrador de banda desenhada é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.