João Gualberto Costa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

João Gualberto Costa, conhecido pelo pseudônimo de Gual, é um ilustrador e quadrinista brasileiro.

Ao lado do também ilustrador Jal, Franco de Rosa e Worney Almeida de Souza, ajudou a fundar a Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo (AQC - ESP), responsável pelo Prêmio Angelo Agostini[1] posteriormente, a dupla sairia da AQC e fundaria o Troféu HQ Mix[2], que desde 1988 premia anualmente os destaques das histórias em quadrinhos no Brasil. Os dois decidiram criar o troféu após a experiência que tiveram no programa de televisão TV Mix, da TV Gazeta, entre 1987 e 1989.[3] A dupla fundou também a Associação dos Cartunistas do Brasil.[4]

Foi também diretor do Instituto do Memorial das Artes Gráficas e do Museu de Artes Gráficas do Brasil, que fundou com o objetivo de aumentar o reconhecimento das histórias em quadrinhos como forma de arte.[5]

Em 2002, Jal e Gual receberam o Troféu Jayme Cortez, categoria do Prêmio Angelo Agostini oferecida em reconhecimento a contribuições às histórias em quadrinhos no Brasil.

Referências

  1. A fundação da ABRADEMI, associação de mangá
  2. Folha de S.Paulo (18 de abril de 1989). «O cínico Amigo da Onça ressuscita em "Semanário"». Folha de S.Paulo: 3 (Ilustrada) 
  3. ENTREVISTANDO "JAL" – O CRIADOR DO TROFÉU HQMIX. Meu Herói
  4. O início. ACB
  5. Em SP, o museu mais divertido do País. O Estado de S. Paulo, 26 de setembro de 2002
Ícone de esboço Este artigo sobre autor ou ilustrador de banda desenhada é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.