Luiz Gê

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde fevereiro de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Luiz Geraldo Ferrari Martins, conhecido como Luiz Gê, é um ilustrador brasileiro.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Formou-se em arquitetura na Universidade de São Paulo em 1977. Em 1987 foi fazer pós-graduação no Royal College of Art, em Londres. Atualmente, Luiz Gê é professor de quadrinhos no Curso de Desenho Industrial da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo.

Produção Gráfica[editar | editar código-fonte]

Foi um dos fundadores da revista Balão (1972-1975), editor de arte da revista Status (1985-1986) e editor da revista Circo (1986-1987). Trabalhou no jornal Folha de S. Paulo, de 1976 a 1984, como chargista editorial. Colaborou ainda com as principais publicações do país, como os jornais O Estado de S. Paulo, Jornal da Tarde, Jornal do Brasil, Jornal da República, O Pasquim, Movimento e as revistas Veja, Visão, Isto É e Placar, entre outras.

Já publicou e expôs na Alemanha, Espanha, França, Portugal, EUA, Itália e Inglaterra. Colaborou também para os LPs Clara Crocodilo e Tubarões Voadores, de Arrigo Barnabé, e foi um dos roteiristas do filme Cidade Oculta, de Chico Botelho.

Publicou os seguintes livros: Macambúzios e Sorumbáticos, Editora T. A. Queiroz, 1981; Quadrinhos em Fúria, Editora Circo, 1984; O Mal dos Séculos, Editora Melhoramentos, 1987; Território de Bravos, Editora 34, 1993.

Premiações[editar | editar código-fonte]

Ganhou o Prêmio Casa de las Américas, na Segunda Bienal Internacional de Humor em Cuba, em 1981; o Prêmio de Melhor Desenhista e Produção Gráfica de 1991, da HQ Mix; e o Prêmio Angelo Agostini como Mestre do Quadrinho Nacional, concedido em 2005 pelo SENAC.[carece de fontes?]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Precedido por
Laerte Coutinho
Troféu HQ Mix - Melhor desenhista
1991
Sucedido por
Octavio Cariello
Ícone de esboço Este artigo sobre autor ou ilustrador de banda desenhada é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.