José Delbo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
José Delbo
José Delbo
Comic image missing-pt.png

Nascimento 9 de dezembro de 1933  (83 anos)
Nacionalidade Argentino
Trabalhos de destaque Mulher-Maravilha
Transformers
Prêmios Inkpot Award 2013
Site oficial [1]

José Delbo (9 de dezembro de 1933) é um quadrinista argentino. Ele é mais conhecido por seu trabalho em Mulher Maravilha[1] para a DC Comics e Transformers para a Marvel Comics.

Histórico[editar | editar código-fonte]

José Delbo fez sua estréia profissional aos 16 anos, ilustrando para a revista "Poncho Negro". Devido à instabilidade política na Argentina, se mudou para o Brasil em 1963, junto com Rodolfo Zalla, ambos trabalharam na editora paulista Taika,[1]onde ilustrou o faroeste Colorado.[2] Em 1965, mudou-se para os Estados Unidos,[3] seu primeiro trabalho para o mercado norte-americano foi Billy the Kid para a Charlton Comics. Ele desenhou muitas adaptações de série de televisão para a Dell Comics e para o selo Gold Key da Western Publishing, incluindo The Brady Bunch, Hogan's Heroes, The Mod Squad, The Monkees e The Twilight Zone.

Seu primeiro trabalho para a DC Comics foi The Spectre #10 (maio-junho de 1969). Delbo tornou-se o artista principal da revista da Mulher Maravilha a partir da edição 222 (fevereiro-março de 1976) e desenhou até a edição 286 ( Dec. 1981).

Em 1986, Delbo começou a trabalhar para a Marvel Comics, onde ele desenhou ThunderCats, The Transformers e NFL SuperPro. Ele co-criado Brute Force com Simon Furman em 1990.

Delbo lecionou na The Kubert School da década de 1990 até 2005. Depois de se mudar para a Flórida, ele ensinou em um programa de "cartoon camp" para crianças em idade escolar em Boca Raton.

Premiações[editar | editar código-fonte]

Em 2001, foi premiado na Mestre do Quadrinho Nacional do Prêmio Angelo Agostini,[4] em 2013, foi a vez do Inkpot Award durante a San Diego Comic-Con International.[5]

Referências

  1. a b Roberto Guedes. «Entrevista - Rodolfo Zalla». OperaGraphica.com.br 
  2. Marcus Ramone (18 de setembro de 2015). «Os implacáveis quadrinhos de faroeste». Universo HQ 
  3. Cooke, Jon B. (dezembro de 2002). "Delbo's Authentic Artistry". Comic Book Artist (TwoMorrows Publishing) (23): 79.
  4. «Tudo sobre o Dia do Quadrinho Nacional e o Troféu Angelo Agostini» 
  5. "Comic-Con International's Newest Inkpot Award Winners!". San Diego Comic-Con International. 2013.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]