RenderMan

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

RenderMan Interface Specification (RISpec) é uma API desenvolvida pela Pixar para descrever cenas tri-dimensionais e convertê-las em imagens digitais de alta qualidade.

Ele especifica um protocolo de comunicação (ou interface) entre os programas de modelagem e os renderizadores capazes de produzir imagens de qualidade fotorealística.

RenderMan também é parte do nome de um pacote de software de renderização desenvolvido pela Pixar, que implementa esta API. Normalmente é utilizado para criar efeitos visuais digitais para filmes recentes de Hollywood, como The Lord of the Rings: The Fellowship of the Ring.

Mas o renderizador da Pixar não é o único a seguir a especificação, existem alternativas.

A partir de março de 2015, o RenderMan é gratuito para fins não-lucrativos, educacionais e de pesquisa, ou seja, se quiser ganhar dinheiro com o software, terá de pagar a licença do programa (495 dólares). A versão gratuita possui todos os elementos e ferramentas presentes na versão paga.

Para fazer animações, é necessário fazer o download de um dos softwares de modelagem 3D compatível com o motor. Actualmente, as opções disponíveis são o Maya e o Katana.


Referências

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Computação gráfica é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.