Usuário(a):Marcelosilvafarias/teste/ABC

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
ABC
Nome Marcelosilvafarias/teste/ABC
Alcunhas O Mais Querido
Time do povo
Alvinegro
Time da Frasqueira
Torcedor(a)/Adepto(a) Abecedista
Mascote Elefante
Fundação 29 de Junho de 1915
Estádio Frasqueirão
Capacidade 16.000
Presidente Brasil Judas Tadeu
Treinador(a) Brasil Ferdinando Teixeira
Material (d)esportivo Brasil Eureka
Competição Rio Grande do Norte Campeonato Potiguar
Brasil Série C
Website abcfc.com.br
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo

O ABC Futebol Clube é um clube brasileiro de futebol, sediado em Natal, capital do Estado do Rio Grande do Norte. Fundado em 1915 é ao lado do América-MG. é o recordista brasileiro de títulos estaduais consecutivos (10, de 1932 a 1941) e, com 49 títulos, é o maior detentor em números absolutos de títulos estaduais no Brasil. Em 2007 o clube disputa o Campeonato Potiguar, Campeonato Brasileiro Série C e a copa RN.

História[editar | editar código-fonte]

Em 1915 jovens da elite Potiguar fundaram a primeira equipe de futebol do Rio Grande do Norte , a reunião de fundação aconteceu na residência de Avelino Alves Filho, nesta reunião também foi escolhido o nome ABC Futebol Clube, as iniciais faziam referência as relações diplomaticas entre Argentina, Brasil e Chile. Nesta mesma reunião foram tomadas outra decições como a escolha das cores Prteo e Branco como sendo as oficias do clube, foi também aprovada a bandeira oficial do ABC com a seguinte distribuição de cores no sentido horizontal, três faixas - sendo a superior e a inferior brancas e a do centro preta. O nome clube abreviado ficou assim: ABC F.C - escrito em branco. E a eleição de João Emílio Freire como primeiro presidente do clube potiguar. Embora tenha sido fundado em 1915, o ABC Futebol Clube só adquiriu personalidade juridica a partir de 13 de Dezembro de 1927, quando a Liga de Futebol registrou seus Estatutos[1]. Em 1916 o mais querido disputou a sua primeira partida interestadual contra a equipe do Santa Cruz de Recife, o placar foi 4 a 1 para o time Pernambucano

O primeiro clássico[editar | editar código-fonte]

O primeiro ABC e América aconteceu no dia 26 de Setembro de 1915, ABC 4x1, gols de Mousinho (2), Mandu e Baluá. Os times foram estes: ABC com Batalha, Borges e Cabral, Paraguai, Freire e Bigois, Moacyr, Mandu, Nóbrega, Mousinho e Baluá. América - Oscar, Lélio e Gato, Carvalho, Gallo e Antônio, Barros, Carlos, Neco, Garcia e Pipiu. Infelizmente, nenhum dos que participaram desse jogo é vivo[2]. Outros detalhes: Não havia ainda o Juvenal Lamartine e o jogo aconteceu na chamada Vila Cincinato, onde hoje é a Praça Pedro Velho (praça cívica).

O primeiro titulo[editar | editar código-fonte]

Em 1920 o ABC sagra-se campeão Potiguar, foi o primeiro titulo da equipe alvinegra. O time da final foi: Carqueija, Pequeno e Jaime Wanderley, Pinheiro, Uruguai e Zé Barreto; Cabral ( O Tarugo), Vicente Farache, Aníbal, Avelino e Lourival.

O Deca-Campeonato[editar | editar código-fonte]

No periodo de 1932 à 1941 o ABc sagrou-se deca-campeão Potiguar e que lhe rendeu um espaço na página 32, do livro Guinness o livro dos recordes 94[3]

A excursão[editar | editar código-fonte]

Por ter escalado de forma irregular no Campeonato Brasileiro de 1972 dois jogadores que haviam sido suspenso, o ABC foipunido pela CBD e ficou proibido de dipustar o nacional por dois ano. Em 73 o ABC decidiu fazer uma excursão por três continente - Europa, Ásia e África, a excursão durou pouco mais de 100 dias e na época a Revista Placar dedicaria três páginas a esta epopéia potiguar, em reportagem assinada por Rosaldo Aguiar. No total foram 24 jogos, 7 vitorias, 12 empates e 5 derrotas [4].

Simbolos[editar | editar código-fonte]

Escudo[editar | editar código-fonte]

O estatuto do clube no seu artigo 60 - O pavilhão do ABC é constituído por duas listras largas, de cor branca, horizontais e iguais, separadas por uma listra preta, mais larga e também disposta horizontalmente, na qual figura a inscrição ABC F.C., em cor branca, e, no centro esquerdo da listra branca superior, quatro estrelas amarelas, simbolizando os campeonatos de futebol conquistados no ano de 1954, bem como uma quinta estrela da mesma cor, de tamanho maior, localizada na faixa branca inferior, simbolizando a conquista do campeonato do futebol profissional no ano do sesquicentenário da Independência do Brasil.

Bandeira[editar | editar código-fonte]

A bandeira oficial do ABC, tem as cores no sentido horizontal, com três faixas, sendo a superior e a inferior brancas e a do centro, preta, ficando o nome do clube em branco.

Hino[editar | editar código-fonte]

Foi composto por Claudomiro Batista de Oliveira (Dôzinho), em 1962.
[http://www.campeoesdofutebol.com.br/hino_abc.html Letra do Hino]

Mascote[editar | editar código-fonte]

O mascote do ABC é o elefante. O animal foi escolhido porque o Rio Grande do Norte tem um formato parecido com a silhueta de um elefante.

Imagem do Mascote

Sedes e estádio[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Frasqueirão

Localizado na Rota do Sol, o novo estádio do ABC ocupa 25.000 m² de um total de 110.000 m² da Vila Olímpica Vicente Farache. O projeto setoriza a Vila Olímpica em quatro : o estádio com 25.000 m², o estacionamento com 25.000 m², uma área comercial com 14.500 m² e o clube com 45.500 m².

O estádio possui quatro módulos independentes, com capacidade inicial de 9.000 espectadores.

  • Inauguração: 22 de janeiro de 2006
  • Capacidade Atual: 16.000 pessoas
  • Partida inaugural: ABC FC 1 a 1 Alecrim, com público de aproximadamente 4.000.
  • Maior Público: 17.000 pessoas (estimativa), em 3 de outubro de 2007, no jogo Bahia 1 x 2 ABC (Brasil)O detalhe foi uma estimativa de 4000 pessoas fora do estadio

Títulos[editar | editar código-fonte]

Estaduais[editar | editar código-fonte]

Consecutivas[editar | editar código-fonte]

  • 1 Decacampeonato: 32/33/34/35/36/37/38/39/40/41.
  • 1 Pentacampeonato: 58/59/60/61/62.
  • 2 Tetracampeonato: 70/71/72/73, 97/98/99/2000.
  • 2 Tricampeonato: 53/54/55, 93/94/95.
  • 6 Bicampeonatos: 20/21, 25/26, 28/29, 44/45, 65/66, 83/84.

Outras Conquistas[editar | editar código-fonte]

Futsal[editar | editar código-fonte]

Elenco atual[editar | editar código-fonte]

Goleiros
Brasil G Aloiso
Brasil G Raniere
Brasil G Diego
Defensores
Brasil LD Dênis
Brasil LD Nêgo
Brasil LE Marciano
Brasil LE Dênis
Brasil Z Marcio Panda
Brasil Z Allan
Brasil Z Ben-Hur (C)
Brasil Z Alyson
Brasil Z Fabiano
Brasil Z Bruno Lourenço
Meio-campistas
Brasil V Lau
Brasil V Adelmo
Brasil V Lester
Brasil V Joasis
Brasil V Pel
Brasil M Juninho Petrolina
Brasil M Éder Richartz
Brasil M Rodriguinho
Atacantes
Brasil A Ivan
Brasil A João Paulo
Brasil A Wallyson
Brasil A Clênio



Grandes Treinadores[editar | editar código-fonte]

O maior treinador da história do ABC foi Vicente Farache que comandou a equipe durante todos os anos do Deca-campeonato e deu o nome do complexo esportivo onde está situado o Frasqueirão.
Outro grande treinador é Ferdinando Teixeira que foi campeão Potiguar com ABC em 1984, 1995, 199 e [[2007], esse último a equipe não estava bem na competição e em pleno Frasqueirão o alvinegro foi goleado por 5 a 1 pela ASSU, então contrataram Ferdinando e o time terminou campeão Potiguar 2007

Curiosidade[editar | editar código-fonte]

  • Jogador do ABC na Seleção Brasileira - Seleção da Bola de Prata da Revista Placar

1972 Seleção: Leão (Palmeiras), Aranha (Remo), Figueroa (Inter), Beto (Grêmio) e Marinho Chagas (Botafogo); Piazza (Cruzeiro), Ademir da Guia (Palmeiras) e Zé Roberto (Coritiba); Osni (Vitória-BA), Alberí (ABC-RN) e Paulo César Caju (Flamengo).

  • O Palmeiras de Felipão foi goleado pelo ABC, 4 a 1

Torneio da Paz no Machadão dia 6 de Junho de 1998: Os gols do ABC foram marcados por Sérgio Alves (3) e Ivan (1). Para o Palmeiras marcou Alex. O ABC jogou com: Ângelo, Robson, Laércio, Romildo e Tecy; Januário, Joca, Marciano e Sérgio Alves; Théo e Ivan, Técnico Wassil. Pelo Palmeiras os destaques eram: Velloso, Nenen, Júnior, Kleber, Galeano; Zinho, Oséas e Alex. Técnico: Luis Felipe Scolari, o Felipão.

  • O maior artilheiro da história do estadual do RN foi Silva, do ABC, com 32 gols marcados no campeonato de 1983. Naquela temporada, o ABC marcaria fantásticos 114 gols.
  • A maior goleada entre ABC e América no estadual aconteceu em 14 de outubro de 1945, quando o ABC aplicou 8 a 1 no rival.
  • O jogador com o maior número de títulos estaduais no RN, foi Mário Crise, que jogou pelo ABC e ganhou 9 vezes o campeonato estadual entre 1929 e 1938.
  • O jogador Wallyson entra para historia ao ser o primeiro jogador da historia a marcar 4 gols no classico potiguar, ABC x America, na goleada e 5 a 2 na final do campeonato estadual de 2007.
  • O ABC foi o primeiro Campeão no Estadio Juvenal Lamartine, o primeiro Campeão no Estadio Machadão e o primeiro Campeão no Estadio Frasqueirão.
  • O ABC é detentor do recorde de público do maior estádio do RN, Machadão, com a marca de 53.320 pessoas na partida disputada contra o Santos, válida pelo Campeonato Basileiro de 1972.
  • ABC 0 x 1 Brasil

O ABC jogou com a seleção brasileira olímpica no Machadão em dezembro/79, cujo jogo terminou com a vitória da seleção olímpica por 1x0. O árbitro da partida foi Antonio Lira. ABC: Carlos Augusto, Tito, Domício, Cláudio Oliveira e Joel, Baltazar, Noé e Danilo Menezes, Paulinho, Lula e Berg. Seleção: Luiz Henrique, Edson, Vagner, Rodney e João Luiz, Victor, Cléo e Cristóvão, Mica, Silva e Clever.

  • ABC 2 x 2 Seleção da URSS

Dia 18 de Dezembro de 1973, o ABC tinha chegado de uma longa temporada pelo exterior com duração de 105 dias e, nada melhor do que reunir sua torcida no Machadão para rever o time, então suspenso pela CBF por dois anos. O adversário: a seleção da URSS (hoje Rússia) com todos os titulares. No final dos 90 minutos, um grande jogo, empate de 2x2, gols de Alberi e Demolidor, Onishenko e Fedetov para os vermelhos, com o estádio totalmente lotado.

Ranking da CBF=[editar | editar código-fonte]

  • Posição: 57º
  • Pontuação: 300 pontos

Ranking criado pela Confederação Brasileira de Futebol que pontua todos os times do Brasil.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Site oficial do ABC- Hitória da fundação do ABC
  2. Pesquisa Everaldo Lopes - Apito Final. Tribuna do Norte de 1 de Março de 2001
  3. ABC Natal - Página que relata o feito
  4. Futebol do RN

Ligações externas[editar | editar código-fonte]