Imperador

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: "Imperatriz" redireciona para este artigo. Para outros significados, veja Imperador (desambiguação) ou Imperatriz (desambiguação).
Classificação da Nobreza
Imperador e Imperatriz
Rei e Rainha
Príncipe e Princesa
Infante e Infanta
Arquiduque e Arquiduquesa
Grão-duque e Grã-duquesa
Duque e Duquesa
Marquês e Marquesa
Conde e Condessa
Visconde e Viscondessa
Barão e Baronesa
Baronete e Baronetesa
Cavaleiro e Dama
Escudeiro e Escudeira
Para ver todos os títulos clique aqui

Imperador (do Latim imperatore, literalmente, "alguém que se prepara contra") é a designação dada aos soberanos de algumas nações. Aquele que rege um império. O feminino de imperador é imperatriz[1]. Imperadores são geralmente visto como superiores aos reis em honraria[2]. Seu posto pode ser obtido por hereditariedade, ou por força, como num golpe de estado. Além disso, pode ser um posto conferido por eleição de outros soberanos, como no caso do Sacro Império Romano Germânico. No caso de haver uma imperatriz regente, seu marido não recebe título de imperador, sendo chamado simplesmente de consorte.

Em alemão, este título tem correspondência com Kaiser; em idiomas eslavos, os termos usados são tsar ou czar. Ambos derivam do título romano César.

Geralmente, o termo Império designa um estado composto por diferentes nações e nacionalidades, além de um estado nacional comum.

Na atualidade o único país que possui um imperador como chefe de estado é o Japão.

Referências

Ver também


Ícone de esboço Este artigo sobre títulos de nobreza é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.