Metro de Helsínquia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Uma carruagem do Metro de Helsínquia.

O Metro de Helsínquia (Helsingin metro), é o sistema de metropolitano que opera na cidade finlandesa de Helsínquia.

É a rede de metro mais a Norte em todo o Mundo e a única do país. O sistema foi inaugurado a 2 de Agosto de 1982 depois de 27 anos de planeamento.

Actualmente, o Metro de Helsínquia tem 16 estações. A rede tem a forma de um Y; a linha principal, antes da biforcação, circula entre a cidade e os subúrbios a Este. A linha divide-se depois da estação de Itäkeskus. As seis estações no centro de Helsínquia são subterrâneas, enquanto que as restantes são à superfície.

História[editar | editar código-fonte]

A estação de Kamppi.

O pedido para a construção de um sistema de metropolitano na capital finlandesa data de Setembro de 1955. O comité começou a trabalhar no assunto , e o primeiro esboço da rede foi discutido em Março de 1963. Tinha um comprimento de 86,5 quilómetros com um total de 108 estações. O projecto foi rejeitado, e ficou acordado que iria existir apenas uma linha de metro, que circularia entre as estações de Kamppi e Puotila.

As obras começaram a 7 de Maio de 1969, e era esperada a sua conclusão antes de 1977. Um primeiro troço para testes foi inaugurado em 1971 entre Roihupelto e Herttoniemi. Contudo, denotaram-se vários erros durante esses testes, nomeadamente nos carris, portanto o sistema não foi inaugurado até 1982, cinco anos depois do planejado.

Originalmente, o sistema tinha seis estações entre Rautatientori e Itäkeskus, mas foi ampliada para 16 estações com a abertura de uma bifurcação na estação de Itäkeskus.

Ampliações da linha[editar | editar código-fonte]

Diagrama geográfico do Metro de Helsínquia.

A nova estação de Kalasatama entre Sörnäinen e Kulosaari abrirá no decorrer do ano de 2006.

Expansões futuras[editar | editar código-fonte]

Interior de uma carruagem do Metro de Helsínquia.

A maior modificação na rede em 2006, vai ser a construção da nova estação de Kalasatama entre Sörnäinen e Kulosaari. A nova estação vai servir a área de Kalasatama, onde vão ser feitas obras para o melhoramento do porto, com o objectivo de o tornar numa marina. Há mais uma estação planeada, Roihuvuori, entre Siilitie e Itäkeskus.

Ver também[editar | editar código-fonte]