Rita Levi-Montalcini

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Rita Levi-Montalcini
Rita Levi-Montalcini
Nascimento 22 de abril de 1909
 Itália Turim
Morte 30 de dezembro de 2012 (103 anos)
 Itália Roma
Nacionalidade Itália Italiana
Alma mater Universidade de Turim
Prêmios Prêmio Antonio Feltrinelli (1969), Prêmio Albert Lasker de Pesquisa Médica Básica (1986), Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina (1986)
Instituições Universidade Washington em St. Louis
Campo(s) Neurologia
Notas Membro da Pontifícia Academia das Ciências

Rita Levi-Montalcini (Turim, 22 de abril de 1909Roma, 30 de dezembro de 2012[1]) foi uma médica neurologista italiana.

Foi agraciada com o Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina de 1986 pela descoberta de uma substância do corpo que estimula e influencia o crescimento de células nervosas, possibilitando ampliar os conhecimentos sobre o mal de Alzheimer e a doença de Huntington. Desde 24 de junho de 1974 era membro da Pontifícia Academia das Ciências.[2]

Reconhecimentos

Rita Levi-Montalcini foi designada em 1 de agosto de 2001, diretamente pelo presidente Carlo Azeglio Ciampi, senadora vitalícia da República Italiana[2], sendo a segunda mulher a ocupar este cargo, depois de Camilla Cederna.

Além do prêmio Nobel, recebeu o título de doutora honoris causa de várias instituições universitárias: Universidade de Uppsala (Suécia),[3] do Instituto Weizmann da Ciência (Israel), da McGill University do Canadá [4] , da Universidade Complutense de Madrid[5], da Universidade Luigi Bocconi (Milão), da Universidade de Trieste[6] e do Instituto Politécnico de Turim,[7] na Itália, entre outras.

Recebeu o Prêmio internacional Saint-Vincent, o prêmio Feltrinelli e o prêmio "Albert Lasker de Pesquisa Médica Básica". Em 22 de janeiro de 2008 foi-lhe concedido o doutoramento "honoris causa" em biotecnologia industrial junto à Università Bicocca, de Milão.

Em 2009, ao completar 100 anos de idade, tornou-se a primeira vencedora do Prêmio Nobel a alcançar um século de vida e também a mais idosa senadora vitalícia em atividade na história da República Italiana. Em 30 de setembro de 2009, pelos seus estudos do sistema nervoso, recebeu o Wendell Krieg Lifetime Achievement Award, prêmio instituído pela mais antiga associação norte-americana de neurociência - o Cajal Club.[8]

Referências

Ver também

Ligações externas

Wikiquote
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Rita Levi-Montalcini


Precedido por
Michael Stuart Brown e Joseph Goldstein
Nobel de Fisiologia ou Medicina
1986
com Stanley Cohen
Sucedido por
Susumu Tonegawa


Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) médico(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.