Saltar para o conteúdo

Colômbia: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
bot: revertidas edições de 201.10.8.76 ( modificação suspeita : -286), para a edição 19813759 de Bitolado
Etiqueta: Repetição de caracteres
Linha 91: Linha 91:
Administrativamente, o país é dividido em 32 departamentos e em quatro distritos. A sua forma de governo é a [[República]], com o presidente e o vice exercendo o mandato por quatro anos. A língua oficial é o [[Língua castelhana|castelhano]], herdado dos colonizadores espanhóis que foram metrópole do país até o início do [[século XIX]]. Algumas de suas músicas típicas são o [[bambuco]] e a [[cumbia]].
Administrativamente, o país é dividido em 32 departamentos e em quatro distritos. A sua forma de governo é a [[República]], com o presidente e o vice exercendo o mandato por quatro anos. A língua oficial é o [[Língua castelhana|castelhano]], herdado dos colonizadores espanhóis que foram metrópole do país até o início do [[século XIX]]. Algumas de suas músicas típicas são o [[bambuco]] e a [[cumbia]].


coco gigantaooooo
== Etimologia ==
[[Ficheiro:CristobalColon.jpg|thumb|150px|left|[[Cristóvão Colombo]].]]
''Colômbia'' significa terra de [[Cristóvão Colombo]], e foi concebida por [[Francisco de Miranda]] para nomear em homenagem ao primeiro o ''Novo Mundo''.

Em [[1819]], foi adotado nome ''República da Colômbia'' (hoje, este período é conhecido como [[Grã-Colômbia]], para evitar confusões com o atual). Outros nomes que o país já teve foram: [[República de Nova Granada]] (1830-58), [[Confederação Granadina]] (1858-63), [[Estados Unidos da Colômbia]], e finalmente, em [[1886]], o atual ''República da Colômbia''.


== História ==
== História ==

Revisão das 12h41min de 22 de abril de 2010

 Nota: Para outros significados, veja Colômbia (desambiguação).
República da Colômbia
República de Colombia
Bandeira da Colômbia
Bandeira da Colômbia
Brasão de armas da Colômbia
Brasão de armas da Colômbia
Bandeira da Colômbia Brasão das Armas
Lema: Libertad y Orden
Hino nacional: Himno Nacional de la República de Colombia
noicon
Gentílico: colombiano(a)

Localização Colômbia
Localização Colômbia

Capital Bogotá
Língua oficial Espanhol
Governo República unitária
• Presidente Álvaro Uribe Vélez
Independência da Espanha
• Declarada 20 de Julho de 1810
• Reconhecida 7 de Agosto de 1819
Área
  • Total 1.138.914 km² (25.º)
 • Água (%) 8,8
População
 • Estimativa para 2007 44.379.598 hab. (28.º)
 • Densidade 39 hab./km² (37.º)
PIB (base PPC) Estimativa de 2007
 • Total US$ : 422,483 bilhões USD(28.º)
 • Per capita US$ : 8.891 USD
IDH (2007) 0,807[1] (77.º) – alto
Gini (2006) 52
Moeda Peso colombiano (COP)
Fuso horário (UTC−5)
Cód. Internet .co
Cód. telef. +57
Website governamental http://www.presidencia.gov.co/

A Colômbia é um país da América do Sul. Seu limite ao norte é o Mar das Caraíbas, ao leste é a Venezuela e o Brasil, ao sul o Peru e Equador e a oeste o Oceano Pacífico e o Panamá. Além do território continental, inclui também dois pequenos territórios insulares, o território de San Andrés e Providencia, no Mar das Caraíbas, e a ilha de Malpelo, no Pacífico. É o segundo país mais populoso da América do Sul, com aproximadamente 45 milhões de habitantes, e é o terceiro país mais rico desta. É também o 25º maior país em área no mundo e o quarto da América do Sul, com 1.141.748 km² [2]

Sua capital é Bogotá, fundada em 1538, com o nome de Santa Fé de Bogotá. Hoje possui quase sete milhões de habitantes, é a maior cidade do país e uma das mais populosas da América do Sul e do mundo.

Administrativamente, o país é dividido em 32 departamentos e em quatro distritos. A sua forma de governo é a República, com o presidente e o vice exercendo o mandato por quatro anos. A língua oficial é o castelhano, herdado dos colonizadores espanhóis que foram metrópole do país até o início do século XIX. Algumas de suas músicas típicas são o bambuco e a cumbia.

coco gigantaooooo

História

Ver artigo principal: História da Colômbia

Período pré-colonial

De acordo com pesquisas e estudos arqueológicos, o povoamento da atual Colômbia existe há pelo menos vinte mil anos. Essas civilizações provinham de diferentes locais, e levaram para a região diferentes idiomas e culturas.

Os primeiros vestígios arqueológicos datam de cerca de 20.000 a.C., no sítio de Pubenza. Em Puerto Hormiga encontram-se formações e vestígios do período arcaico, incluindo a cerâmica mais antiga encontrada na América.

Por essa época inicia-se o cultivo de milho em algumas regiões do atual país. Esse viria a crescer tanto que o vegetal tornar-se-ia parte constante na alimentação dos habitantes do local.

As pesquisas mostram que por volta de 1.120 a.C., havia próximo ao Rio Magdalena uma ou mais comunidades sedentárias, mais desenvolvidas.

Período colonial

Francisco de Paula Santander, Simón Bolivar e outros heróis da Independência da Colômbia no Congresso de Cúcuta.

As primeiras explorações na região por parte dos espanhóis aconteceram em 1499, com Alonso de Ojeda, não tendo muito êxito. Em 1525, ocorreu a conquista de Santa Marta, e em 1533, a de Cartagena das Índias.

Iniciou-se então a conquista do interior, com a fundação das cidades de Popayán, em 1536, e Santa Fé, atual Bogotá, em 1538.

Bogotá torna-se a capital do Vice-Reino de Nova Granada em 1718, este que na época ainda abrangia os países que atualmente são Venezuela, Equador e Panamá.

Independência

Ver artigo principal: Independência da Colômbia

Com as crises institucionais na Espanha, por volta de 1808, começaram movimentos pela libertação das colônias espanholas nas Américas. Em 20 de Julho de 1810, acontece a primeira tentativa de proclamação da independência. Uma longa guerra pela independência liderada principalmente por Simón Bolívar e Francisco de Paula Santander, terminou em 7 de Agosto de 1819, após a Batalha de Boyaca. Neste ano, o Congresso de Angostura, fundou a República da Grã-Colômbia.

Mapa da Grã-Colômbia.

O país era formado no momento por Nova Granada e Venezuela, tendo o Equador sido incorporado posteriormente. Pouco depois, houve falta de consenso entre federalistas e unionistas. Após vitórias dos primeiros, Venezuela e Equador se separam do país e constituem duas repúblicas separadas.

Divisão política

Em 1849, são fundados os partidos conservador e liberal. O partido liberal governa o país de 1861 a 1885, e neste período a Colômbia divide-se em nove territórios autônomos. Em 1863, o nome do país muda para Estados Unidos da Colômbia. No mesmo período, a Igreja desvincula-se do estado.

Em 1885, os conservadores chegam ao poder, iniciando um regime que dura 45 anos. Com isso, o poder é centralizado e a Igreja volta a ter influência.

Na transição do século XIX para o século XX, acontece a Guerra dos Mil Dias entre liberais e conservadores. O conflito duraria exatamente quatro anos, de 1899 a 1903. Cerca de 120 mil pessoas morreram.[3] Influenciado por Estados Unidos e França, o Panamá, então território do país, torna-se independente. O país se envolveu em uma guerra de um ano com o Peru pelo poder do departamento de Amazonas.

La Violencia e Bogotazo

Em 9 de Abril de 1948, o candidato à presidência da Colômbia Jorge Eliécer Gaitán foi assassinado. Durante os três dias que se seguiram, a população de Bogotá ocupa a cidade. A ordem foi restabelecida quando unidades militares de diversas regiões do país chegam à cidade. O apoio das unidades foi necessário porque os efetivos policiais foram derrotados pela massa popular. Acredita-se até que parte da polícia possa ter aderido ao movimento.[4] O episódio ficou conhecido como Bogotazo.

Liberais acusaram os conservadores pelo assassinato, sendo que estes se defendem acusando a direita liberal.

Com o fim do Bogotazo, os partidos Liberal e Conservador se preparam para uma Guerra Civil. No contexto do momento, com a Guerra Fria acontecendo, os conservadores têm apoio dos Estados Unidos. A guerra que começa dura de 1948 a 1953, com estimativa de 300 mil mortos.[4]

Guerra civil

Ver artigo principal: Guerra Civil na Colômbia

Ocorre na Colômbia desde 1964 intensa Guerra Civil entre forças armadas revolucionárias (as FARC) ,que primam por um governo de esquerda, e grupos conservadores.

Em resposta à pressão dos Estados Unidos ao governo e exército colombiano pela eliminação de um grupo esquerdista, Manuel Marulanda Vélez iniciou o movimento das FARC, pela criação do estado marxista.

Geografia

Mapa topográfico da Colômbia.
Ver artigo principal: Geografia da Colômbia

O território colombiano é marcado por territórios de altitude elevada, especialmente na região ocidental, onde predominam os Andes. É tida como o país latino americano de maior diversidade geográfica com área semelhante.

Clima

O clima é tropical ao longo de ambas as costas e nas planícies orientais, ao passo que as terras altas podem ser consideravelmente mais frias. A temperatura média prevalecente na Costa é de 22°C. O inverno dura de novembro a abril e o verão de maio a outubro. A corrente quente conhecido como "Corriente del Niño" provoca um aumento nos índices de pluviosidade entre os meses de maio e outubro.

No inverno o clima é mais seco, enquanto no verão o clima é mais chuvoso.

Hidrografia

A Colômbia faz fronteira com os oceanos Pacífico e Atlântico, sendo o único país da América do Sul a possuir esta característica.

Pouco das águas que correm pelo território nacional desaguam no Pacífico, aproximadamente menos de dez por cento,[5] em geral levados por rios caudalosos e de pouca extensão que descem a cordilheira Ocidental. Alguns rios importantes da bacia do Pacífico são o Rio Patía, o Rio Baudó e o Rio San Juan. O principal rio colombiano é o Rio Magdalena.

Relevo

Vulcão Nevado del Ruiz.

Na região ocidental da Colômbia predominam os Andes. Existe uma ramificação na cordilheira na Colômbia e na Venezuela. Desta divisão, surgem outra cordilheiras, a Ocidental, a Central e a Oriental. A região dos Andes é a localização da capital Bogotá, que está situada a 2630 metros de altitude.[6]

O relevo colombiano é constantemente marcado por elevadas altitudes e picos. O pico tido como o mais alto do país é o Pico Cristóbal Colón, com elevação de 5775 metros de altitude.[7]

Meio ambiente

Árvore e flor nacional

A Palmeira de Cera do Quíndio é a árvore nacional da Colômbia, tendo tido o este título atribuído em 1949 pela comissão preparatória do II Congresso Sul-Americano de Botânica. Anos depois, foi adotada de forma oficial de acordo com a Lei 61 de 1985. É uma árvore exclusiva dos Andes Colombianos. Alcança até setenta metros de altura, o que a torna uma das palmeiras mais altas do mundo.

A orquídea foi escolhida como flor nacional em 1936, segundo conceito emitido pela Academia Colombiana de História, embora não tenha sido considerada pela lei.[8]

Demografia

Ver artigo principal: Demografia da Colômbia
Evolução da população da Colômbia.

A Colômbia é hoje o segundo país mais populoso da América do Sul, o terceiro mais da América Latina e o quarto mais de toda a América. A população se formou da miscigenação entre indígenas nativos da região na época Pré-Colombiana, negros que vieram do continente africano como escravos, (especialmente para trabalharem nas minas de ouro) e europeus, em sua maioria espanhóis.

A maior parte da população se concentra nas grandes cidades do país, sendo a grande maioria destas mais próximas ao mar, no caso, o Oceano Pacífico (em fenômeno que ocorre em outros países da América do Sul, tais como Brasil e Venezuela).

De acordo com as estimativas do Banco Mundial para o ano de 2006 a população colombiana é de 47 milhões de habitantes. A população urbana experimenta um contínuo crescimento em comparação com a população de anos anteriores, devido às migrações.

Urbanização

Ver artigo principal: Maiores cidades da Colômbia

As maiores cidades da Colômbia situam-se próximas ao oceano Pacífico, sendo elas Bogotá (cidade que possui quase um sexto da população), Cali e Medellín.

De modo geral, a população nas cidades colombianas vem aumentado progressivamente, impulsionado pela migração a partir do interior. Em 1938, a população urbana do país equivalia a 28% do total. Aumentou para 57% em 1951 e 76% em 2005. Trinta cidades possuem 100.000 habitantes ou mais.

Entretanto, a população rural também aumentou. Em 1938, eram seis milhões de habitantes rurais. Em 2005 este número aumentou para dez milhões.

Idiomas

O idioma oficial da Colômbia é o Castelhano, mas existem no país cerca de 500.000 falantes de idiomas indígenas.[9] Há 101 idiomas listados no país, sendo oitenta deles vivos e 21 extintos. Também são idiomas importantes o catalão, o valenciano e o balear. Há também uma Língua crioula, o Palenquero, falado em Mahates por cerca de 2500 pessoas.

Religião

Catedral de Bogotá.
Ver artigo principal: Religião da Colômbia

A religião predominante na Colômbia é o cristianismo, essencialmente o catolicismo, este que é seguido por 93% da população, protestantes por 4 %, outras religiões 1% e sem religião por 2% da população.[10]

Política

Casa de Nariño, o palácio presidencial da Colômbia, em Bogotá.
Ver artigo principal: Política da Colômbia

De acordo com a vigente constituição, de 1991, a Colômbia é um Estado Social, em forma de República Unitária. O poder público encontra-se dividido em três partes, o executivo, o legislativo e o judiciário. O presidente e seu vice são eleitos mediante opção popular, em eleições que ocorrem a cada quatro anos. O presidente só pode ser reeleito uma única vez. O primeiro presidente a se reeleger depois da nova constituição foi Álvaro Uribe Vélez.

A Casa de Nariño, situada na capital federal Bogotá, é a sede do governo.

Subdivisões

Ver artigo principal: Subdivisões da Colômbia

A Colômbia é dividida em 32 departamentos, mais o distrito capital de Bogotá.

  1. Amazonas (Leticia)
  2. Antioquia (Medellín)
  3. Arauca (Arauca)
  4. Atlántico (Barranquilla)
  5. Bolívar (Cartagena das Índias)
  6. Boyacá (Tunja)
  7. Caldas (Manizales)
  8. Caquetá (Florencia)
  9. Casanare (Yopal)
  10. Cauca (Popayán)
  11. Cesar (Valledupar)
  12. Chocó (Quibdó)
  13. Córdoba (Montería)
  14. Cundinamarca (Bogotá)
  15. Guainía (Puerto Inírida)
  16. Guaviare (San José del Guaviare)
  1. Huila (Neiva)
  2. La Guajira (Riohacha)
  3. Magdalena (Santa Marta)
  4. Meta (Villavicencio)
  5. Nariño (Pasto)
  6. Norte de Santander (Cúcuta)
  7. Putumayo (Mocoa)
  8. Quindío (Armenia)
  9. Risaralda (Pereira)
  10. San Andrés e Providencia (San Andrés)
  11. Santander (Bucaramanga)
  12. Sucre (Sincelejo)
  13. Tolima (Ibagué)
  14. Valle del Cauca (Cali)
  15. Vaupés (Mitú)
  16. Vichada (Puerto Carreño)

Os departamentos são formados por municípios. Estes são constituídos por uma prefeitura e um conselho municipal. Ambos são eleitos mediante voto popular a cada quatro anos.

A Colômbia é subdivida em 1.068 municípios e quatro distritos: Bogotá, Barranquilla, Cartagena e Santa Marta.

Economia

Ver artigo principal: Economia da Colômbia
Plantação de café em Quindío. O café é o principal produto exportado pelo país.

Apesar de contar com PIB relativamente pequeno, a Colômbia tem hoje a terceira maior economia da América do Sul, quarta maior da América Latina e sexta maior de todo o continente.

Em 2005, a distribuição dentre as categorias econômicas no país foram de 13,9% para a agricultura, 30,3% para a indústria e 55,8 para os serviços.

Desde a década de 1930, a Colômbia só veio a ter um crescimento negativo em seu produto interno bruto no ano de 1999. Era considerado um recorde de crescimento sustentável, ainda que este tenha sido lento.

Atualmente, os principais produtos que têm notoriedade internacional, e são bastante exportados, rendendo bastante para o país, são o café e o petróleo.

Turismo

Os eventos que normalmente mais atraem visitantes para o país são a Feira de Cáli, o Festival de Teatro Iberoamericano, o Carnaval de Barranquilla e o Festival da Flor. Várias pessoas visitam o país durante o natal e ocorre intensa movimentação de turistas no feriado de independência.

Infra-estrutura

Educação

Ficheiro:DSC01982.JPG
Praça Santander no campus da Universidade Nacional da Colômbia, a maior do país.
Ver artigo principal: Educação na Colômbia

A experiência educacional de muitas crianças colombianas começa ao entrarem na pré-escola até os 6 anos. Educação primária é gratuita e obrigatória. Educação secundária começa aos 11 anos e tem duração de seis anos, em alguns casos sete (principalmente nas escolas privadas, onde o último ano é normalmente um treinamento vocacional). Entretanto em muitas áreas rurais os professores não estão qualificados, e só são oferecidos os cinco primeiros anos da escola primária. O ano escolar pode se estender de fevereiro a novembro ou de agosto a junho, e em muitas escolas públicas as aulas são divididas em turnos da manhã e da tarde, para poder acomodar o grande número de crianças.

Dados
  • Alfabetização: 92.5%, homens: 92.4% mulheres: 92.6% (est. 2003)

Saúde

Pessoas vivendo com HIV / SIDA: 190,000 (2006 est.)

Qualidade de vida

IDH: 0,807 (elevado) (est. 2007)

Cultura

Ver artigo principal: Cultura da Colômbia

A cultura colombiana tem origens que remetem a uma mescla entre as tradições dos antigos habitantes da região, e dos espanhóis que colonizaram o país.

A religião, que também foi influenciada pelos europeus, é presente em boa parte da população, e maior das religiões na Colômbia é a católica: 90% dos habitantes pregam esta religião.

Devido à geografia do país, e dificuldades de acesso entre as regiões, criaram-se diversas culturas regionais diferentes dentro do país.

Feriados
Data Nome em português Nome local Observações
1 de Janeiro Ano novo Año Nuevo Feriado internacional
1 de Maio Dia do trabalhador Día del Trabajo Feriado internacional
20 de Julho Independência Grito de Independencia
7 de Agosto Batalha de Boyacá Batalla de Boyacá
25 de Dezembro Natal Navidad Feriado internacional

Desporto

Ver artigo principal: Esporte na Colômbia

Alguns dos desportos mais praticados na Colômbia são a patinação e o futebol, sendo este o desporto mais popular.

A melhor participação do país em Olimpíadas, foi em 2000, quando María Isabel Urrutia ganhou o ouro no halterofilismo, na categoria 75 quilos.

A Seleção de futebol representa o país nas competições da FIFA e da CONMEBOL. A Colômbia venceu a Copa América em 2001.

Também nasceu na Colômbia o ex-piloto de Formula 1, Juan Pablo Montoya.

Música

Ver artigo principal: Música da Colômbia
Dança Típica de Cartagena.

A Colômbia é um país extremamente rico em diversidade musical. É berço de diversos genêros, tais como a Cúmbia, o Bambuco, e o Vallenato.

Vários artistas de renome nasceram lá, como Shakira, o Carlos Vives, Juanes, John Leguizamo(ator de Hollywood) e outros.

Literatura

A Colômbia é pátria de diversos escritores de renome internacional, destacando-se entre estes Gabriel García Márquez, Prémio Nobel da Literatura, autor de livros como Cem Anos de Solidão e Crônica de uma Morte Anunciada.

Também são importantes na literatura do país autores como Jorge Isaacs (autor de poemas, poesias e apenas um romance) e José María Vargas Vila.

Jesús Martín-Barbero é escritor espanhol, mas vive no país desde 1963, aos 26 anos de idade.

Culinária

A culinária colombiana tem forte presença do milho além de outros tubérculos. Uma fruta comum nos pratos do país é o abacate.

Os pratos típicos também levam maior quantidade de temperos, porém não tanto como nas culinárias indiana e mexicana, por exemplo. A mandioca também é presente em diversos pratos.

A bebida mais comum e a marca da culinária no país é o café.

Outros tópicos

Colombianos

Ver artigo principal: Colombianos

A Colômbia é e foi a pátria de diversas personalidades de conhecimento mundial.

Recentemente os esportes vêm revelando colombianos, entre eles, os futebolistas Freddy Rincón, ex jogador e atualmente treinador, e René Higuita, goleiro conhecido como Louco por sair jogando com os pés e marcar golos como um jogador de linha. No automobilismo, Juan Pablo Montoya é um corredor de destaque na NASCAR.

No cinema, é país de cineastas como Herminio Barrera e Víctor Gaviria.

Na literatura, destaca-se especialmente Gabriel García Márquez.

Na música, alguns de seus mais notáveis ícones são o compositor Lucho Bermúdez e a cantora de música típica Totó la Momposina. Destacam-se também grandes artistas como o violonista e compositor Gentil Montaña, o guitarrista Gabriel Rondón e o saxofonista "Tico" Arnedo, entre muitos outros. Na música pop existem artistas Colombianos conhecidos mundialmente como a cantora Shakira e o cantor Juanes.

Ver também

Notas e referências

Ligações externas

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Colômbia
Órgãos

Páginas relacionadas a órgãos ligados à Colômbia dentro e fora do país:

Outros

Predefinição:Link FA