Parabola GNU/Linux-libre

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Parabola GNU/Linux)
Ir para: navegação, pesquisa
Parabola GNU/Linux-libre  v  e 
Parabola Logo
Parabola13.png
Desenvolvedor Hackers de Parabola
Arquiteturas loongson mips x86 x86-64
Modelo do desenvolvimento Software Livre
Lançado em 26 de outubro de 2009 (4 anos)
Versão estável (ver rolling release) 2012.10.17 / 17 de outubro de 2012; há 78 semanas e 1 dia
Língua natural Multilíngue
Família Arch Linux
Núcleo Linux-libre
Método de atualização Pacman
Gerenciamento de pacotes Pacman
Interface bash
Licença GNU GPL / Outras licenças Livres
Estado do desenvolvimento Corrente
Website parabolagnulinux.org (em inglês) , acessado pela última vez há 102 semanas
Posição no Distrowatch 59ª (em inglês, em espanhol, em francês, em alemão, em tcheco/checo, em japonês e em chinês
Origem comum  Terra
Portal do Software Livre

Parabola GNU/Linux é um projeto de software livre que tem como objetivo fornecer uma versão do Arch Linux completamente livre, com pacotes otimizados para i686, x86_64 e mips64. Parabola pretende que as ferramentas de sua gestão e os pacotes sejam simples, e o controle total do sistema seja feito com aplicações 100% livres. Parabola GNU/Linux é listado pela Free Software Foundation como um sistema operacional totalmente livre [1] .

O desenvolvimento centra-se na simplicidade do sistema, a inclusão da comunidade no desenvolvimento e o fornecimento dos pacotes mais recentes em software livre.

História[editar | editar código-fonte]

Parábola foi originalmente uma ideia dos membros do canal de IRC em inglês da gNewSense em 2009. Nesse mesmo ano, se juntaram membros de diferentes comunidades do Arch, especialmente da língua espanhola, e pessoas de mais países tem contribuído tanto no desenvolvimento e manutenção de software e documentação. Hoje, a comunidade de Parábola está dispersa internacionalmente.

Em 20 de maio de 2011, o Parábola foi aceito como uma distribuição completamente livre pelo projeto GNU, tornando-se parte de sua lista de distribuições de GNU/Linux livres.[2] [3]

Diferenças com o Arch Linux[editar | editar código-fonte]

O projeto se caracteriza por oferecer apenas conteúdo de software 100% livre nos repositórios oficiais do Arch Linux para as arquiteturas i686 e x86_84, além de proporcionar substitutos livres, quando for possível, como no caso do kernel Linux-libre em vez de Linux.

O processo de filtragem remove nos repositórios cerca de 400 pacotes de software que não cumprem as quatro liberdades do software por cada arquitetura.[4]

Desde o início de 2011 está sendo desenvolvido uma versão de distribuição orientada para computadores que utilizam processadores Loongson, que é um derivado da Arquitetura MIPS de 64 bits. Este desenvolvimento é realizado inteiramente pelo projeto da comunidade.

Características[editar | editar código-fonte]

Como na distribuição principal, Parabola usa o mesmo gerenciador de pacotes Pacman, e também é caracterizado por ser rolling release, ou seja é uma distribuição que é constantemente atualizada, de modo que os usuários tenham sempre a versão mais recente do sistema.

Há duas formas de obtê-lo, seja por imagens ISO instaláveis [5] ou migrando de um sistema do tipo Arch Linux que tenha sido instalado anteriormente, e alterando a lista de repositórios pelo Parabola.[6]

A maioria de seus pacotes são comprimidos usando o formato XZ, que usa o algoritmo LZMA.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Portal A Wikipédia possui o portal:

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências