Universidade do Oeste de Santa Catarina

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde novembro de 2015). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)


Universidade do Oeste de Santa Catarina
Logomarca
UNOESC
Lema Fazendo parte da sua vida
Localização Joaçaba, Xanxerê, São Miguel do Oeste, Videira, Chapecó, Bandeira de Santa Catarina.svg Santa Catarina
Docentes aproximadamente 900
Reitor(a) Aristides Cimadon
Total de estudantes aproximadamente 20.000
Página oficial www.unoesc.edu.br

A Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) é uma universidade comunitária presente em cidades do Oeste de Santa Catarina.[1] É considerada a maior instituição de ensino superior do interior do Estado, apresentando grande crescimento nos últimos anos devido a abertura de novos cursos, principalmente nas áreas da Saúde e Tecnologia. A sua sede administrativa está presente na cidade de Joaçaba.

História[editar | editar código-fonte]

A Unoesc surgiu no final da década de 60, com o sonho de trazer ensino superior para o interior do estado de Santa Catarina. Em 1996 foi reconhecida como universidade pelo Conselho Estadual de Educação, e, consequentemente, credenciada pelo Ministério da Educação (MEC).

Nascida da unificação de três Fundações Educacionais existentes na região, FUOC, Femerp e Fundeste, e, mais tarde, também integrada com a Funesc e a FEMAI, a Unoesc uniu forças em resposta à necessidade de expansão do ensino superior nas regiões Oeste e Meio-oeste catarinense.

Hoje, a Unoesc é uma das maiores instituições propulsoras do desenvolvimento, da pesquisa e das perspectivas socioculturais e educacionais nas regiões de abrangência. São, aproximadamente, 118 municípios e mais de 1 milhão de pessoas, em uma área geográfica que vai desde Santa Cecília, no Planalto Central catarinense, até a fronteira com a Argentina, atingindo o Sudoeste do Paraná e o Noroeste do Rio Grande do Sul.

A Unoesc é uma universidade referência no estado de Santa Catarina e que trabalha, ano a ano, para que o conhecimento possa realizar os sonhos de muita gente.

Estrutura[editar | editar código-fonte]

A Unoesc conta com cinco campi: Joaçaba, Videira, Xanxerê, São Miguel do Oeste e Chapecó; e cinco unidades: Capinzal, Campos Novos, Pinhalzinho, Maravilha e São José do Cedro.

Ingresso[editar | editar código-fonte]

O ingresso na Unoesc ocorre por meio do Vestibular Acafe ou Processo Seletivo Especial, realizados duas vezes ao ano (inverno e verão).


Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências