Universidade do Oeste de Santa Catarina

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde novembro de 2015). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Universidade do Oeste de Santa Catarina
UNOESC
Lema Fazendo parte da sua vida
Localização Joaçaba, Xanxerê, São Miguel do Oeste, Videira, Chapecó, Bandeira de Santa Catarina.svg Santa Catarina
Docentes aproximadamente 900
Reitor(a) Aristides Cimadon
Total de Estudantes aproximadamente 20.000
Página oficial www.unoesc.edu.br

A Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) é um conjunto de universidades em cidades do oeste de Santa Catarina.[1] Atualmente é composta por quatro campi em Joaçaba, Videira, Xanxerê e São Miguel do Oeste. Cada um dos quatro campi ainda apresenta extensões, campi aproximados e unidades acadêmicas em outras cidades da região. É considerada a maior universidade do interior de Santa Catarina e nos últimos anos apresentou grande crescimento devido a abertura de novos cursos, principalmente na área de Saúde e Tecnologia. A sua sede administrativa está na cidade de Joaçaba.[2]

História[editar | editar código-fonte]

O projeto para sua criação iniciou-se no final da década de 60, em Joaçaba. O projeto foi comprado por Chapecó, e no ano de 1971, foi assinada a lei para a instalação dos cursos de nível superior, aonde vários municípios do oeste ajudavam a manter financeiramente, reservando parte de seu orçamento para aplicação nos campus. No início, a UNOESC (antiga FUNDESTE) não tinha fins lucrativos.

Após um período, é fundado em cada região, uma universidade própria, com o ambito de regionalizar o estudo, e tirar a concentração de Chapecó. Então cada instituição passou a ser independente. Atualmente esses campus foram unificados (menos o de Chapecó, que transformou-se em UNOCHAPECÓ).

Recentemente a UNOESC adquiriu a FIE (Faculdades Exponencial), com o objetivo de transforma-la em uma Unidade UNOESC.


Estrutura[editar | editar código-fonte]

Em sua estrutura física, a Universidade possui quatro Campi, seis Campi Aproximados e sete Unidades. O total de laboratórios próprios é de 262, mais cinco conveniados. Possui 13 auditórios e 17 quadras esportivas.

Ingresso[editar | editar código-fonte]

O ingresso na Unoesc ocorre através do Vestibular ACAFE ou do Processo Seletivo Especial, que ocorrem duas vezes por ano (inverno e verão).


Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. "EMEC-consulta\cadastro". e-MEC. Consultado em 17 de setembro de 2017. 
  2. Adriano Lesme. "Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc)". Brasil escola. Consultado em 17 de setembro de 2015.