De Quina pra Lua

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde junho de 2009). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
De Quina pra Lua
Informação geral
Formato Telenovela
Duração Aprox. 45 minutos
Criador(es) Alcides Nogueira
País de origem  Brasil
Idioma original Português
Produção
Diretor(es) Atílio Riccó
Mário Marcio Bandarra
Ricardo Waddington
Elenco Elizabeth Savalla
Milton Moraes
Eva Wilma
Paulo Betti
Hugo Carvana
Tamara Taxman
e grande elenco
Transmissão original 21 de outubro de 198525 de abril de 1986
N.º de episódios 161 capítulos
Cronologia
Último
Último
A Gata Comeu
Sinhá Moça
Próximo
Próximo

De Quina Pra Lua foi uma telenovela brasileira produzida e exibida pela Rede Globo no horário das 18 horas, entre 21 de outubro de 1985 e 25 de abril de 1986 em 161 capítulos.

Foi escrita por Alcides Nogueira, com supervisão de texto de Benedito Ruy Barbosa, direção de Atílio Riccó, Mário Márcio Bandarra e Ricardo Waddington.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

A história começa quando José João Batista (Milton Moraes), mais conhecido como Zezão, morre atropelado, após ganhar uma fortuna na Loteria. O cartão premiado acaba sendo enterrado com ele, para desespero da família, que não encontra o bendito papel que poderá enriquecê-los. Angelina (Eva Wilma), mulher de Zezão, e os quatro filhos, Pedro (Buza Ferraz), Jesus (Taumaturgo Ferreira), André (Mateus Carrieri) e Maria de Fátima (Isabela Garcia), procuram em todos os lugares possíveis, até que Angelina tem uma visão do falecido marido, e ele lhe diz ter sido enterrado com o cartão, que está no bolso de seu paletó. Ela decide, então, desenterrar o corpo de Zezão. Quando abrem o caixão, a família descobre que o cadáver está apenas de cuecas e deduzem, então, que o bilhete fora roubado. Inicia-se aí a trama principal da novela: a busca pelo cartão desaparecido.

O professor Dante Cagliosto (Agildo Ribeiro) é mais um personagem chave para a trama principal da novela. Grande amigo de Zezão, Cagliosto é professor de matemática, mas suas verdadeiras paixões são a astronomia e a ópera, que ouve o dia inteiro. Quando fica sabendo da confusão, Cagliosto decide ajudar a família de seu grande amigo e passa a coordenar a procura pelo cartão premiado. No passado, Cagliosto foi apaixonado por Angelina. Agora, com a morte de Zezão, os dois voltam a se aproximar. Quem não gosta nada da história é a manicure Mariazinha (Elizabeth Savalla), sua namorada. Juntos, eles formam um triângulo amoroso bem-humorado. Ela decide ajudar Cagliosto a encontrar o cartão, pois foi ela quem atropelou Zezão. Culpada, Mariazinha passa a ser uma das mais dedicadas na busca pela mina de ouro.

Outros personagens que também vão atrás do cartão premiado são o padre Antônio (Felipe Carone), amigo da família, e Silva (Hugo Carvana), um homem de negócios escusos, muito ambicioso, que pretende se beneficiar com a história. Ele fica sabendo do cartão premiado através de seu filho, Marcos (Marco Antônio Pamio), que namora Maria de Fátima.

Ainda nos capítulos iniciais, Zezão também aparece para Padre Antônio. Ele revela que um ladrão de cemitério roubou o cartão e pede que Angelina não desista da busca. Com a ajuda de Mariazinha, Cagliosto consegue finalmente encontrar o tal ladrão, mas, para complicar ainda mais a história, o homem revela que vendeu o paletó para um passante na Lapa. A partir daí, o terno de Zezão passa pelo armário de várias pessoas, e Mariazinha e Cagliosto têm muita dificuldade de encontrá-lo. - Zezão pede permissão para voltar à Terra para proteger sua família, sem que ela perceba sua presença. Ele chega acompanhado pelo anjo Cróvis (José Dumont). Confusos e atrapalhados, os dois enfrentam diversos obstáculos enquanto procuram o cartão premiado. Para complicar ainda mais a vida dos dois, Cróvis se apaixona platonicamente por Maria de Fátima, mas não pode ser visto e nem ouvido pela jovem.

Outro romance que movimenta a novela é o de Laura (Dora Pelegrino) e Bruno (Paulo Betti). Laura é filha do primeiro casamento de Silva e vive em conflito com a madrasta, Silvia (Tamara Taxman). É sensível, inteligente e bom-caráter, o oposto do pai. Bruno é o braço direito de Silva nos negócios, o que acaba deixando Laura desconfiada de seu caráter.

Após muitas buscas, os jornais informam que o ganhador do prêmio finalmente resgatara o dinheiro no banco. Misteriosamente, a fortuna aparece na sala da casa de Angelina, para surpresa e alegria de toda a família. O responsável pela ação foi o anjo Serafim (José Augusto Branco), que veio à Terra como um mendigo para ajudar Zezão a desvendar o mistério sobre o cartão roubado.

Outro desfecho aguardado era o destino de Mariazinha, Cagliosto e Angelina. Depois de envolver-se com Angelina, chegando a pedir sua mão em casamento, Cagliosto descobre finalmente que seu verdadeiro amor é Mariazinha e decide ficar com ela. Quem fica satisfeito com a união dos dois é Zezão, que não queria de jeito nenhum que Angelina se casasse com seu melhor amigo. Angelina termina sozinha e feliz, perto dos filhos e com o falecido marido olhando por ela.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Trilha sonora[editar | editar código-fonte]

Nacional[editar | editar código-fonte]

Capa: Elizabeth Savalla

Internacional[editar | editar código-fonte]

Capa: Uma mulher de biquíni virada para o logotipo.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre telenovelas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.