Metropolitano de Níjni Novgorod

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Metropolitano de Níjni Novgorod
Metropoliten NN.png
Informações
Local Níjni Novgorod
Tipo de transporte Metropolitano
Número de estações 14
Website http://www.metronn.ru
Funcionamento
Início de funcionamento 1985
Dados técnicos
Extensão do sistema 18,9 km
Mapa da rede

Nnov-en.png

O metro de Níjni Novgorod é o sistema de metropolitano que opera na cidade de Níjni Novgorod, na Rússia. Foi inaugurado em 1985, e é constituído por duas linhas com treze estações numa extensão total de 15,3 km. Foi o décimo sistema deste género construído na URSS.

História[editar | editar código-fonte]

Nos anos 70, Níjni Novgorod já era uma cidade importante da União Soviética; estava situada no médio Volga e tinha já um milhão de habitantes, "requisito" mínimo para a construção de um sistema de metropolitano na URSS. As obras começaram em 1977, e foi inaugurado sete anos mais tarde, em 1985; a construção da rede estava dividida em quatro fases.

A primeira fase consistia na construção da linha Avtosavodskaia, que seguiria ao longo do rio Oka desde um bairro residencial até ao uma fábrica de automóveis. A construção da linha Sormovskaia estava integrada na segunda fase do projecto; esta ligaria Moskovskaya e Sormovo. A terceira fase estava aliada a um projecto rodoviário paralelo, que implicava a construção de uma ponte sobre o Oka, que servisse carros e metropolitano, ligando Avtosavodskaia ao centro. A quarta e última fase passaria pela ligação de Sormovskaia à estação de caminho de ferro na margem do rio Volga. Estava prevista a conclusão do projecto em meados da década de noventa, e a rede teria 25 km de comprimento total, com um total de 20 estações.

Contudo, a queda da União Soviética (1991) e a consequente recessão económica levou a que a segunda fase fosse interrompida por falta de verbas. Em 1993 foi acrescentado um troço de duas estações à linha Sormovskaia.

Rede[editar | editar código-fonte]

Linha Cor Trajecto Inauguração Número de estações
NN Metro Line 1.png Avtosavodskaia Vermelho Park CulturyGorhkovskaia 1985 11
NN Metro Line 2.png Sormovskaia Azul MoskovskaiaBurevestnik 1993 4

Ver também[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Metropolitano de Níjni Novgorod