Peixoto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Bairro Peixoto (Eliseu Visconti, 1929)

O Bairro Peixoto é um bairro não oficial da Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro, que fica dentro do bairro de Copacabana.

História[editar | editar código-fonte]

Mapa do Bairro Peixoto

O Bairro Peixoto é um bairro não oficial que fica dentro do bairro de Copacabana e seu coração é formado pelas ruas Tenente Marones de Gusmão, Maestro Francisco Braga, Décio Vilares, Capelão Álvares da Silva, Anita Garibaldi, pelas praças Edmundo Bittencourt e Vereador Rocha Leão. Tem por limites, a Rua Henrique Oswald (acima), que se localiza junto ao Túnel Alaor Prata, à esquerda as ruas Santa Clara e Lacerda Coutinho, à direita a Rua Siqueira Campos e Ladeira Tabajaras (até a Travessa Santa Margarida) e, abaixo, a Rua Tonelero.

Os terrenos do bairro pertenciam à chácara do comerciante português Comendador Paulo Felisberto Peixoto da Fonseca, que chegou ao Brasil em 1875. Sua chácara possuía uma lagoa, um pantanal, árvores frutíferas e um bambuzal entre os morros de São João e dos Cabritos. O Comendador Peixoto não tinha descendentes diretos e deixou, por meio de doação celebrada em 15 de Junho de 1938, todos os terrenos de sua chácara para cinco instituições de caridade: Associação Asilo São Luís para a Velhice Desamparada, Sociedade Portuguesa Caixa de Socorros D. Pedro V, Sociedade Portuguesa de Beneficência do Rio de Janeiro, Casa dos Expostos e Hospital Nossa Senhora das Dores. Como particularidade nesta doação o Comendador Peixoto a condicionou que as construções dentro da área doada não poderiam ultrapassar a altura de três pavimentos, o que foi desvirtuado ao longo dos anos. Mesmo assim, o bairro manteve, em várias ruas, um gabarito muito mais baixo que o predominante no resto do bairro de Copacabana.

Em 1989, a Lei Municipal 1.390 criou a APA do Bairro Peixoto,[1] definindo o tombamento de dezenas de imóveis e determinando que novas construções não podem ultrapassar, em todos seus elementos construtivos, a altura máxima de 15 metros.

Referências

  1. Lei nº 1390 de 12 de maio de 1989 (Regulamentada pelo Decreto nº 9226/1990) Cria a Área de Proteção Ambiental do Bairro Peixoto, em Copacabana, V Região Administrativa, e dá outras providências.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre geografia do estado do Rio de Janeiro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.