Clube Atlético Diadema

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Diadema
Clube Atlético Diadema.png
Nome Clube Atlético Diadema
Alcunhas CAD
Os Diademenses
Mascote Imperador do ABCD
Principal rival Água Santa
Fundação 9 de outubro de 2009 (8 anos)
Estádio Estádio Municipal José Batista Pereira Fernandes
Capacidade 10.000
Presidente Brasil Jackson Carvalho
Treinador Ninguém no cargo atualmente.
Patrocinador Brasil ZigNet - Riato - Esquina do FastFood - Alvorada Supermercados - Geluxo Coopergelo - Marcenaria Monteiro
Material (d)esportivo Brasil C7R Uniformes Esportivos
Competição Campeonato Paulista - Segunda Divisão
Campeonato Paulista Sub-20
Campeonato Paulista Sub-17
Campeonato Paulista Sub-15
Website cadiadema.com.br
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
editar

O Clube Atlético Diadema é um clube brasileiro de futebol da cidade de Diadema, no estado de São Paulo. Foi fundado em 9 de outubro de 2009 e suas cores são o branco e o azul marinho. E Atualmente disputa a Segunda Divisão do Campeonato Paulista.

História[editar | editar código-fonte]

O Clube Atlético Diadema foi fundado em 9 de outubro de 2009, e em 2010 o Diadema disputou o Campeonato Paulista Sub-20 Pela primeira vez. Em 2011, pela primeira vez, disputaria o Campeonato Paulista Segunda Divisão, porém, não pode estrear por falta de um estádio com capacidade mínima de 5 mil pessoas como manda a FPF, impossibilitando o ingresso do clube no futebol profissional. Ao contrario da previsão de que era que o clube finalmente jogasse profissionalmente na edição 2012, só na edição 2013 o Diadema estreou na categoria profissional, quando foi finalmente foi finalizado a construção do Estádio Municipal José Batista Pereira Fernandes com capacidade de inicial para pouco mais de 6 mil pessoas.[1]

Porque a escolha de Diadema ?[editar | editar código-fonte]

Após pesquisar e manter contato com diversas cidades paulistas, os dirigentes da BR SOCCER finalmente optaram por firmar parceria com uma das cidades mais importantes do Estado de São Paulo: Diadema.

A cidade de Diadema, atualmente com uma população de quase 400 mil habitantes, está localizada no ABCD Paulista, região onde tradicionalmente se destacam grandes atletas em diversas modalidades esportivas. As prefeituras da região investem muito no esporte de alto rendimento, obtendo assim grandes resultados em diversas modalidades esportivas.

Além do fácil acesso às principais rodovias e a proximidade com a capital de São Paulo, Diadema também tem grande tradição em revelar novos talentos, como é o caso de Denílson, pentacampeão mundial, e David Luiz, zagueiro titular na Seleção Brasileira na Copa do Mundo 2014.

Mesmo com todos esses aspectos favoráveis e com uma população apaixonada por futebol, Diadema até então era a única cidade da região que não tinha um clube de futebol profissional. Surge então o Clube Atlético Diadema.

O Mascote - Imperador do ABCD[editar | editar código-fonte]

Sabemos que o Brasileiro adora apelidar quase tudo. No futebol, a grande paixão nacional, evidente que não seria diferente, todo clube tem um apelido, e mascote a maioria deles baseado nos seus próprios. Os bichos, objetos, Santos e até monumentos caem tanto no gosto popular que acabam tão falados quanto o nome do clube. O Clube Atlético Diadema escolheu um mascote que caracteriza a equipe, é um ‘IMPERADOR’, desenhado pelo cartunista Juarez Corrêa.

O Imperador fará companhia ao Azulão (São Caetano), Ramalhão (Santo André), Tigre (São Bernardo), Dogão (Palestra), Cachorrão (EC São Bernardo) e a Locomotiva (Mauaense), todos com algo em comum, o seu criador.

A palavra Diadema tem muitos significados, um significado, que é um adorno das majestades, uma coroa. Como a coroa também está no escudo do CA Diadema surgiu daí a ideia do mascote, mesmo porque nenhum outro clube brasileiro tem algo parecido.

Além da identificação do desenho com a origem da palavra Diadema, o Imperador também representa a Força, a Garra e a Liderança que serão as principais características de todos os elencos que usarem o uniforme do Clube Atlético Diadema.

Centro de treinamento[editar | editar código-fonte]

O Clube Atlético Diadema desde o ano de 2011 é dono do antigo ''Campo Municipal do Taperinha'', hoje mais conhecido como ''CT do Taperinha''.

Antes do clube Diademense assumir o campo, o mesmo estava completamente abandonado e era usado como abrigo e local para consumo de drogas pelos usuários. Depois que o Clube Atlético Diadema assumiu o local tudo mudou, o equipamento esportivo foi todo reformado, desde uma simples pintura até a troca do gramado, que foi substituído por um de maior qualidade. Sem falar da construção de um refeitório e alojamentos para os atletas. O Taperinha também ganhou novos vestiários, uma academia totalmente equipada e um amplo DM (Departamento Médico) para os jogadores lesionados se recuperarem através dos trabalhos de fisioterapia com os fisioterapeutas do clube, e os escritórios para a diretoria.

Além disso o CT do Taperinha conta com refletores, uma boa arquibancada lateral ao campo, que é dividida em 3 setores, 2 para a torcida mandante e 1 para a visitante, todos eles com uma boa vista para o gramado, os setores das arquibancadas juntos tem uma capacidade estimada para acomodar até 3 mil torcedores, todos os setores com banheiros masculinos e femininos.

O gramado do CT é de grama 100% natural com tamanho de 95m de comprimento, por 58m de largura. E toda a reforma do Centro de Treinamento foi feito sem nenhum centavo de dinheiro público, os custos totais chegaram a casa dos 800 mil reais, dinheiro esse, que foi investido pelos patrocinadores do clube e apoiadores do esporte da cidade e da região.

Títulos[editar | editar código-fonte]

São Paulo Campeonato Paulista Sub-20 Segunda Divisão: 2013 - Campeão

Estatísticas[editar | editar código-fonte]

Equipe Profissional
Competição Temporadas Melhor campanha Anos A Aumento R Baixa
São Paulo Segunda Divisão 5 10º colocado - Terceira Fase (2016) 2013-2017

Projeto futuro para a cidade[editar | editar código-fonte]

Em 2014 Delcir Sonda, dono dos grupos que levam o seu sobrenome (Grupo Sonda e Grupo DIS) e a diretoria do Diadema iniciaram as conversas, para que de imediato seja realizado o que foi denominado pela imprensa esportiva do Brasil como ''Um dos maiores projetos de uma empresa junto a um clube na história''. Tanto da cidade de Diadema, como a nível nacional. Além de ser um dos maiores projetos para toda uma população de um município no Brasil.

Jackson Carvalho, presidente do Clube Atlético Diadema explica as mudanças que devem acontecer em breve na cidade, “O Sonda não está vindo apenas para o futebol, mas para toda a cidade e todos os esportes. Vamos ajudar a comunidade fazendo trabalhos sociais na frente do Taperinha e em tantos outros locais da cidade e com outros esportes também. Queremos ter participação nas escolinhas também, dividindo 50% a 50% com o Água Santa, e sem essa história de rivalidade. Isso não existe da nossa parte”.

Vale lembrar também a parte mais importante do projeto, o Grupo Sonda, além de toda a parte social para o povo Diademense, ainda construirá em Diadema sua mais nova sede do ''Sonda Supermercados''. Sabendo que em um país que atualmente possui milhões e milhões de desempregados. (Jovens, mães e pais de família em sua grande maioria) Uma parceria que dará algo em torno de 300 a 600 empregos diretos e mais centenas de empregos indiretos é indispensável para qualquer cidade, principalmente uma cidade carente como Diadema. Atualmente o projeto tramita na Câmara Municipal de Diadema. O projeto precisa da maioria dos votos dos vereadores da cidade para ser colocado em prática imediatamente, após assinado e aprovado. Favorecendo grande parte das mais de 420mil hab da cidade atualmente no ano de 2017.

Referências

Bandeira de BrasilSoccer icon Este artigo sobre clubes brasileiros de futebol é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.