Greias

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde janeiro de 2016). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Perseu e as Greias
Ilustração de Helen Stratton

Greias são personagens da mitologia greco-romana. Eram três irmãs que desde o nascimento tinham cabelos grisalhos. [1] Eram as irmãs Dino, Ênio e Pênfredo, filhas de Fórcis e Ceto e irmãs das górgonas, com as quais eram frequentemente confundidas. Todas as três, em conjunto, possuíam um só dente e um só olho, dos quais se serviam alternadamente.

História[editar | editar código-fonte]

Perseu devolve o olho das Gréias
Por Henry Fuseli

Encarregadas de guardar o caminho que conduzia à morada das górgonas, foram enganadas por Perseu, quando este se predispôs a matar a Medusa. O herói conseguiu apoderar-se de seu único olho, de modo que as três mergulharam no sono ao mesmo tempo ele pôde realizar sua façanha sem perigo.

Segundo outra versão, Perseu tomara-lhes o olho e o dente e recusou-se a devolvê-los se as velhas mulheres não o encaminhassem às ninfas que lhe forneceriam os meios para vencer a Medusa: sandálias aladas, uma espécie de sacola e o capacete de Hades.

Literatura moderna[editar | editar código-fonte]

Na série Percy Jackson e os Olimpianos, de Rick Riordan, as irmãs são apresentadas como motoristas de táxi em Nova Iorque.[2]

Na série House Of Nigth, estas são três amigas que pertencem ao grupo "Filhas das Trevas".

Referências

  1. Bulfinch 2006, p. 121
  2. Rick Riordan, The Sea of Monsters, Capítulo 3, We hail the taxt of Eternal Tormente

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Bulfinch, Thomas (2006). O Livro de Ouro da Mitologia (Rio de Janeiro: Ediouro). ISBN 978850002590-7. 
  • Dicionário de Mitologia Greco-Romana, Abril Cultural, São Paulo:1973