1993 no desporto
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
| Ano: 1993 |
|---|
| Arte
|
| Ciência
|
| Cinema
|
| Desporto
|
| Divisões administrativas
|
| Literatura
|
| Música
|
| Política
|
| Vida social
|
| Teatro
|
| Televisão
|
Índice |
[editar] Agenda
- 23 de Setembro - O Comité Olímpico Internacional atribui a realização dos Jogos Olímpicos de 2000 a Sydney.
[editar] Eventos
[editar] Atletismo
- 28 de Março - A portuguesa Albertina Dias sagra-se campeã mundial de crosse nos 6350 metros de Amorebieta (Espanha).
- 13 de Agosto - São inaugurados, em Estugarda, Alemanha, os IV Campeonatos Mundiais de Atletismo, que decorrem até 22 de agosto.
- 15 de Agosto - Manuela Machado ganha a medalha de prata na maratona dos Mundiais de Atletismo, em Estugarda.
- 3 de Outubro - Conceição Ferreira conquista a medalha de ouro no 2.º Mundial de Meia-Maratona.
[editar] Automobilismo
- 14 de Março - Alain Prost vence em Kyalami (África do Sul) na abertura do Mundial de Fórmula Um.
- 28 de Março - Ayrton Senna vence pela 2ª vez o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1.
- 11 de Abril - Ayrton Senna vence Grande Prémio da Europa em Donington Park, Reino Unido.
- 25 de Abril - Alain Prost vence o Grande Prémio de San Marino.
- 23 de Maio - Ayrton Senna vence o Grande Prémio do Mónaco.
- 13 de Junho - Alain Prost vence o Grande Prémio do Canadá e retoma a liderança do Mundial de Fórmula Um.
- 4 de Julho - Alain Prost vence o Grande Prémio de França.
- 11 de Julho - Alain Prost vence o Grande Prémio de Inglaterra.
- 25 de Julho - Alain Prost vence o Grande Prémio da Alemanha.
- 15 de Agosto - Damon Hill vence o Grande Prémio da Hungria.
- 29 de Agosto - Damon Hill triunfa no Grande Prémio da Bélgica.
- 12 de Setembro - Damon Hill vence o Grande Prémio de Itália, prova que marca a estreia do português Pedro Lamy na Fórmula 1.
- 24 de Setembro - Alain Prost anuncia a retirada no final da temporada.
- 26 de Setembro - Michael Schumacher vence o Grande Prémio de Portugal. Alain Prost é o virtual campeão do Mundo.
- 24 de Outubro - Ayrton Senna vence o Grande Prémio do Japão.
- Alain Prost vence seu quarto título na Fórmula 1.
- Nelson Piquet volta a correr em Indianápolis, na Fórmula Indy, um ano depois do acidente que quase o matou. Corrida que foi ganha por Emerson Fittipaldi.
[editar] Basquetebol
- Nas Finais da NBA o Chicago Bulls vence o Phoenix Suns por 4 x 2
- A Universidade da Carolina do Norte é campeã da NCAA Basketball
[editar] Beisebol
- Toronto Blue Jays vence a MLB, no World Series, após vencer o Philladelphia Phillies por 4 x 2
[editar] Ciclismo
- 25 de Julho - Miguel Indurain vence a Volta a França em Bicicleta.
- 31 de Julho - A IMPORBOR/FEIRENSE vence o Prólogo da Volta a Portugal, disputado em Loulé.
- 1 de Agosto - Jan Koerts, da Festina, vence a 1.ª etapa da Volta a Portugal, disputada entre Loulé e Tavira.
- 2 de Agosto - 2.ª etapa da Volta a Portugal, entre Alcoutim e Évora. Vitória de Paulo Pinto, da W52/FELGUEIRAS.
- 3 de Agosto - 3.ª etapa da Volta a Portugal, entre Évora e Portalegre. Vitória de Thomas Wegmuller, da Festina.
- 4 de Agosto - 4.ª etapa da Volta a Portugal, entre Portalegre e Castelo Branco, ganha por Pedro Silva, da Sicasal.
- 5 de Agosto - 5.ª etapa da Volta a Portugal, entre Castelo Branco e Gouveia. Vitória de Luis Espinosa, da Artiach.
- 6 de Agosto - 6.ª etapa da Volta Portugal, entre Gouveia e Tondela, ganha por Antonio Miguel Diaz, da Kelme.
- 7 de Agosto - 7.ª etapa da Volta a Portugal, entre Tondela e o Marco de Canaveses. Vitória de Américo Silva, da Artiach.
- 8 de Agosto - 8.ª etapa da Volta a Portugal, um contra-relógio individual no Marco de Canaveses, ganha por Joaquim Gomes, do Boavista.
- 9 de Agosto - 9.ª etapa da Volta a Portugal, entre Marco de Canaveses e o Alto de Santa Helena, em Tarouca, ganha por Joaquim Gomes, do Boavista.
- 10 de Agosto - 10.ª etapa da Volta a Portugal, entre Tarouca e Macedo de Cavaleiros. Vitória de Jorge Henriques, da W52/FELGUEIRAS.
- 11 de Agosto - 11.ª etapa da Volta a Portugal, um contra-relógio individual entre Macedo de Cavaleiros e Mirandela, ganha por Vítor Gamito da Sicasal.
- 12 de Agosto - 12.ª etapa da Volta a Portugal, entre Mirandela e a Senhora da Graça, em Mondim de Basto. Vitória de Quintino Rodrigues, do Feirense.
- 13 de Agosto - 13.ª etapa da Volta a Portugal, entre Mondim de Basto e Vagos. Vitória de Pedro Silva, da Sicasal.
- 14 de Agosto - 14.ª etapa da Volta a Portugal, entre Vagos e a Lourinhã, ganha por Fernando Carvalho, do Feirense.
- 15 de Agosto - Última etapa da Volta a Portugal, disputada entre a Lourinhã e Lisboa. Vitória de Pedro Silva, da Sicasal, na etapa. Joaquim Gomes, do Boavista, conquista pela segunda vez a Volta a Portugal em Bicicleta.
[editar] Futebol
- Janeiro:
- 25 de Janeiro:
- O São Paulo conquista pela primeira vez a Copa São Paulo de Futebol Júnior.
- 25 de Janeiro:
- Março:
- 20 de Março:
- O Brasil conquista seu 3º título no Campeonato Mundial de Futebol Sub-20.
- 24 de Março:
- Roberto Dinamite encerra sua carreira.
- 20 de Março:
- Maio:
- 19 de Maio:
- A Juventus conquista seu 3º título na Copa da UEFA.
- 26 de Maio:
- O São Paulo conquista seu 2º título na Copa Libertadores da América.
- O Olympique de Marseille conquista pela primeira vez a Liga dos Campeões da UEFA.
- 19 de Maio:
- Junho:
- 2 de Junho:
- O Botafogo conquista pela primeira vez a Copa Conmebol.
- 3 de Junho:
- O Cruzeiro conquista pela primeira vez a Copa do Brasil.
- 12 de Junho:
- O Palmeiras conquista seu 19º título no Campeonato Paulista.
- 2 de Junho:
- Agosto:
- 13 de Agosto:
- A FIFA divulga pela primeira vez o Ranking Mundial da FIFA, a primeira seleção que liderou esse ranking foi a Alemanha.
- 13 de Agosto:
- Setembro:
- 29 de Setembro:
- O São Paulo conquista pela primeira vez a Recopa Sul-Americana.
- 29 de Setembro:
- Novembro:
- 24 de Novembro:
- O São Paulo conquista pela primeira vez a Supercopa Libertadores.
- 24 de Novembro:
- Dezembro:
- 12 de Dezembro:
- O São Paulo conquista seu 2º título mundial na Copa Europeia/Sul-Americana.
- 19 de Dezembro:
- O Palmeiras conquista seu 7º título[nota 1]no Campeonato Brasileiro.
- 12 de Dezembro:
- Paulo Futre no Sport Lisboa e Benfica por 800 mil contos.
- 24 de Abril - O Portimonense sobe a 2.ª Divisão de Honra, actual 2.ª Liga portuguesa. Sporting da Covilhã, União de Coimbra e Odivelas sobem a 2.ª Divisão-B.
- 2 de Maio - Juventude de Ronfe e Lourinhanense sobem a 2.ª Divisão-B.
- 9 de Maio - A equipa algarvia do Salir sobe a 2.ª Divisão-B.
- 12 de Maio - Os italianos do Parma conquistam a Taça das Taças da UEFA.
- 16 de Maio - O Desportivo de Chaves é despromovido a 2.ª Divisão de Honra.
- 30 de Maio - A uma jornada do fim do Campeonato, o Futebol Clube de Porto sagra-se campeão nacional de futebol.
- 6 de Junho - Última jornada do Campeonato português de futebol da 1.ª Divisão com o Futebol Clube do Porto campeão nacional. Tirsense, Sporting de Espinho e Desportivo de Chaves descem a 2.ª Divisão de Honra. O Estrela da Amadora, campeão nacional da 2.ª Divisão de Honra, União da Madeira e Vitória de Setúbal sobem ao principal campeonato português.
- 10 de Junho - O Sport Lisboa e Benfica conquista a Taça de Portugal em futebol, ao bater na Final o Boavista por 5-2.
- 1 de Julho - Verão quente no futebol português… Pacheco e Paulo Sousa desvinculam-se do Sport Lisboa e Benfica e assinam pelo Sporting Clube de Portugal.
- 4 de Julho - O Odivelas sagra-se campeão nacional da 3.ª Divisão.
- 20 de Junho - O Leça sagra-se campeão nacional de futebol da 2.ª Divisão-B.
- 6 de Setembro - O Marselha é impedido de participar na edição de 1993/94 da Liga dos Campeões da UEFA.
- 27 de Setembro - O Marselha é afastado pela FIFA e pela UEFA das superfinais europeia e intercontinental.
- 17 de Novembro - Portugal, França e Inglaterra acabam afastados do Mundial de Futebol 1994.
- 9 de Dezembro - O Ariquemes é campeão rondoniense.
- O Vélez Sarsfield vence o Torneio Clausura da Argentina.
[editar] Futebol Americano
- 21 de Janeiro - Dallas Cowboys é Campeão da NFL, pelo Super Bowl XXVII, contra o Buffalo Bills por 52 x 17
- Youngstown State University é a campeã da NCAA Football
[editar] Hóquei em patins
- 9 de Outubro - Portugal conquista o título mundial de Hóquei em Patins.
[editar] Hóquei no gelo
- Montreal Canadiens vence a NHL, após vencer o Copa Stanley, contra o Los Angeles Kings
[editar] Ténis
- 30 de Janeiro - Monica Seles vence o Open da Austrália em Ténis.
- 31 de Janeiro - Jim Courier vence o Open da Austrália em Ténis
[editar] Nascimentos
| Data | Nome | Profissão | Nacionalidade | Observações | Ref |
|---|---|---|---|---|---|
| 16 de fevereiro | Gonzalo Bueno | futebolista |
|
||
| 20 de fevereiro | Jhon Pírez | futebolista |
|
||
| 11 de julho | Rebecca Bross | ginasta | |||
| 15 de agosto | Diana Chelaru | ginasta | |||
| 15 de novembro | Melitina Staniouta | ginasta | |||
| 18 de dezembro | Ana Porgras | ginasta |
[editar] Falecimentos
| Data | Nome | Profissão | Nacionalidade | Observações | Ref |
|---|---|---|---|---|---|
| 27 de Janeiro | André the Giant | wrestler | n. 1946 | ||
| 6 de Fevereiro | Arthur Ashe | tenista | n. 1943 | ||
| 30 de março | Andrée Brunet | patinadora artística | n. 1901 | ||
| 15 de Junho | James Hunt | piloto de automobilismo | n. 1947 |
Notas
Referências
- ↑ lancenet (21 de dezembro de 2010). Unificação: CBF convoca clubes beneficiados para evento (em português). Página visitada em 22 de janeiro de 2011.
- ↑ IG São Paulo (22 de dezembro de 2010). CBF oficializa unificação de títulos e dá troféus aos clubes beneficiados (em português). Página visitada em 22 de janeiro de 2011.
- ↑ Dados pessoais de Gonzalo Bueno
- ↑ ogol.com.br: Dados pessoais de Jhon Pírez