Saltar para o conteúdo

Universidade da Amazônia: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 77: Linha 77:
* Estética e Cosméticos
* Estética e Cosméticos
* Farmácia
* Farmácia
* Gastronomia
* Ciências Biológicas
<br /><hr>
<br /><hr>

Revisão das 01h39min de 18 de março de 2016


Universidade da Amazônia
Universidade da Amazônia
UNAMA
Lema Educação para o desenvolvimento da Amazônia
Fundação 1993
Tipo de instituição Privada
Localização Belém, Pará
Funcionários técnico-administrativos 764
Reitor(a) Prof. Antonio de Carvalho Vaz Pereira
Presidente Prof. Paulo Roberto Carvalho Batista
Docentes 673
Total de estudantes cerca de 21.500
Graduação 17.300
Pós-graduação 4.200
Afiliações CRUB ABMES
Página oficial www.unama.br

A Universidade da Amazônia ou UNAMA é a primeria e única universidade privada da região norte localizada na cidade de Belém, no estado do Pará, Brasil. É uma instituição pluridisciplinar pluralista, apartidária, dialogal e vocacionadamente católica, vivendo das contribuições de seus estudantes e de convênios e contratos com instituições públicas e privadas.

É uma Universidade presencial e dá os primeiros passos para tornar-se também virtual. Integra o Instituto Universidade Virtual Brasileira, IUVB. Desde Novembro de 2014, a UNAMA faz parte do Grupo Ser Educacional, que hoje é o maior grupo de educação do Norte e Nordeste e uma empresa de capital aberto, com projeto e planejamento de expansão em âmbito nacional. Atualmente, o grupo Ser Educacional atende mais de 125 mil alunos, em 30 unidades, distribuídas em 21 cidades de 11 estados do Norte e Nordeste. Além disso, são mais de sete mil funcionários e milhares de formandos por ano que ingressam no mercado de trabalho contribuindo para o desenvolvimento econômico das regiões.

Campi

A UNAMA possui quatro campi :

Localização

Cursos

A UNAMA conta com 34 cursos:

CCET - Centro de Ciências Exatas e Tecnologia



CCBS - Centro de Ciências Biológicas e da Saúde



CESA - Centro de Estudos Sociais Aplicados

ICJ - Instituto de Ciências Jurídicas - Campus Senador Lemos

CCHE - Centro de Ciências Humanas e Educação



História

A instituição faz parte da história da cidade, conta-se que no começo da história da cidade de Belém, por volta do século XVII, conta-se que onde está o campus Alcindo Cacela, sede da Universidade da Amazônia, aportavam barcos de indígenas e de gente ribeirinha. A cidade que então era considerada a "Veneza Americana", já que era cortada por igarapés e igapós, palavra em Tupi que significa caminho das águas. Os nossos colonizadores tomavam essa área como um pequeno porto avançado, centro de comunicação como rios da Amazônia, receptor e distribuidor dos gêneros de subsistência, produzidos no interior do Pará.

O tempo passou. A civilização foi avançando rios adentro. Todo mundo falava, quando foram compradas as primeiras terras, por volta de 1974, que não haviam sido adquiridos metros quadrados nesta área: a compra tinha sido de metros cúbicos. Tudo era uma verdadeira "Veneza", mas serviu para que o CESEP, então Centro de Estudos Superiores do Estado do Pará, antes nascido no Colégio Santa Rosa, se juntasse, em 1987, às Faculdades Integradas Colégio Moderno para escreverem juntos a história muito breve da UNESPA - União das Escolas Superiores do Pará - logo transformada, em 1993, na Universidade da Amazônia. O porto dos primeiros tempos, das embarcações ribeirinhas e indígenas, virou porto do conhecimento e hoje nem mais se percebe os tempos das terras do Velho Quintas, uma vacaria que sobreviveu naquele charco.

Agora são quatro os campi da UNAMA: Alcindo Cacela, Quintino Bocaiúva, Senador Lemos e BR.

Nesses novos portos, o que importa é o conhecimento para o desenvolvimento da Amazônia e o reconhecimento e a descoberta de novas tecnologias, capazes de serem levadas rio acima, oceano adiante, em troca permanente, com o mundo desenvolvido.

O Cesep (Centro de Estudos Superiores do Estado do Pará) juntou-se com às Faculdades Integradas Colégio Moderno para formarem a UNESPA - União das Escolas Superiores do Pará - logo transformada, em 1993, na Universidade da Amazônia.

Recentemente inaugurado, o Campus Br está entre as mais bem equipadas entre as universidades do país. A Universidade da Amazônia é a primeira e única IES privada com o título de "Universidade" e a primeira instituição superior particular do norte do Brasil.

Como acontece nos rios e nos portos, todo dia na UNAMA é dia de novos desafios.