Jamamadis

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Denis (povo))
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Se procura pela língua da família lingüística arauá, falada pelos Jamamadis, veja Língua jamamadi.
Jamamadi
(Yamamadi, Kanamanti)
População total

987

Regiões com população significativa
 Brasil (AM) 987 Siasi/Sesai, 2014[1]
Línguas
Religiões

Os Jamamadis são um grupo indígena que habita o sul do estado brasileiro do Amazonas, mais precisamente as Áreas Indígenas Caititu, Igarapé Capana, Inauini/Teuini e Jarawara/Jamamadi/Kanamanti.

Os Jamamadis estão entre os grupos indígenas da região dos rios Juruá e Purus que, na década de 1940, sofreram os impactos do segundo ciclo da borracha, que atraiu milhares de migrantes. Com estes, vieram doenças, violentas disputas territoriais e exploração da mão de obra indígena. Desde então, os Jamamadis tiveram que esperar décadas até terem seus direitos territoriais assegurados, sendo preciso iniciar uma campanha de autodemarcação das terras, com apoio de algumas Ongs, para então conseguir a demarcação oficial, que só foi concluída em agosto de 2003.

Referências

  1. Instituto Socioambiental. «Quadro Geral dos Povos». Enciclopédia dos Povos Indígenas no Brasil. Consultado em 19 de setembro de 2017 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre povos indígenas é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.