Guaicurus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Se procura por uma das famílias de línguas indígenas do Brasil não classificadas em um tronco, veja família lingüística guaicuru.
Guaicurus
Guaicurus atravessando um rio.jpg
População total

Extinto

Regiões com população significativa
 Mato Grosso do Sul
 Goiás
Línguas
Religiões
Animismo e Cristianismo

O termo guaicurus remete aos grupos indígenas cujas línguas pertencem à família lingüística guaicuru. Eram famosos por serem uma tribo guerreira que se utilizavam de cavalos para as caçadas e ataques. Migraram para o território brasileiro, na região dos estados do Mato Grosso do Sul e Goiás, fugindo da colonização na região do norte do Paraguai.[1]

Aliados dos Paiaguás contra um inimigo comum, os exímios cavaleiros guaicurus ofereceram grande resistência à povoação do Pantanal Sul-matogrossense.[1] Um tratado de paz em 1791[1] os declarou súbditos da Coroa Portuguesa.

Referências

  1. a b c museudeimagens.com.br. «Guaicurus, os invencíveis índios sul-americanos». Consultado em 10/10/2016. 
Ícone de esboço Este artigo sobre povos indígenas é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.