Coropós

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Se procura pela língua da família linguística puri, falada pelos Coropós, veja Língua coropó.
Índios coroados e coropós
por Rugendas

Os coropós foram um grupo indígena brasileiro que habitava a região do Rio Pomba, nos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Falantes de língua pertencente ao tronco linguístico macro-jê, eram vizinhos e aparentados linguisticamente aos índios puris[1], dos quais eram inimigos tradicionais[2]. Atualmente, são considerados extintos. Foram também chamados de coroados.

História[editar | editar código-fonte]

A partir do século XVIII, o avanço da civilização luso-brasileira sobre o território dos puris e coropós determinou a extinção e a miscigenação desses povos com os novos colonizadores[2].

Referências

  1. FERREIRA, A. B. H. Novo dicionário da língua portuguesa. 2ª edição. Rio de Janeiro. Nova Fronteira. 1986. p. 481.
  2. a b OLIVEIRA, E. S. C. Anais do XV encontro regional de história da ANPUH-Rio. Disponível em http://www.encontro2012.rj.anpuh.org/resources/anais/15/1338164121_ARQUIVO_OParadigmadaExtincao.pdf. Acesso em 7 de junho de 2013.
Ícone de esboço Este artigo sobre povos indígenas é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.