Chiquitanos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: se procura pela língua da família linguística chiquito, falada pelos chiquitanos, veja língua chiquitana.
Chiquitanos
(Chiquito)
Chiquitos.jpg
Chiquitos retratados por Alcides d'Orbigny no século 19
População total

88.358

Regiões com população significativa
 Bolívia 87.885 Censo Nacional de Poblacion y Viviendas, 2012[1]
 Brasil (MT) 473 Siasi/Funasa, 2012[1]
Línguas
Língua chiquitana, língua portuguesa, língua castelhana
Religiões
Cristianismo

Os chiquitanos[2] ou chiquitos[3] são um grupo indígena que habita o oeste do estado brasileiro do Mato Grosso (Terra Indígena Lago Grande) e o leste da Bolívia.

História[editar | editar código-fonte]

O grupo étnico que atualmente é conhecido como chiquitos na verdade resulta do agrupamento de diferentes povos nativos com culturas e línguas distintas.

A denominação foi utilizada pela primeira vez por cronistas da expedição de Nuflo de Chaves que, em 1557, foi atacada por nativos, que passaram a designados como: "chiquitos".

Há fontes que afirmam que essa denominação decorre do fato de que os espanhóis observaram que a entrada de suas habitações era muito baixa[4].

Uma das características que os espanhóis utilizaram para distinguir esse grupo étnico dos demais, foi a utilização de flechas envenenadas.

A denominação "chiquitos" era uma denominação genérica que não identificava um único grupo étnico que, foi utilizada pelos espanhóis, inicialmente, para se referir aos trabasicosis (também conhecidos como tobacicosis) e aos gorgotoguis. Em um momento posterior, essa denominação passou a ser utilizada para se referir aos múltiplos grupos ou nações nativas que viviam no planalto bordejado pelas terras baixas do pantanal mato-grossense, entre a planície amazônica e os contrafortes da Cordilheira dos Andes.

Praticavam a agricultura nas épocas chuvosas (de outubro a maio), plantando nas colinas. Depois da colheita, com o começo da estação seca, dedicavam-se à caça, até que começasse uma época chuvosa para semearem os campos.

A estrutura sócio-econômica dos chiquitanos era muito similar à dos guaranis. Sua principal atividade econômica era a agricultura, mas também se dedicavam à caça, à pesca e a coleta. Esse povo não adotava a propriedade individual do solo[5].

A partir de 1691, os jesuítas passaram a formar dez reduções de "chiquitos". Em cada povoado foram juntadas pessoas de cinco a oito povos diferentes[6].

Nessas missões, os índios eram protegidos de bandeirantes e encomenderos, mas eram obrigados a se converter ao cristianismo e a trabalhar para os jesuítas. Após a expulsão dos jesuítas pelo governo espanhol em 1767, os índios continuaram na região.

A partir da década de 1970, o território começou a ser loteado e ocupado por fazendeiros.[7] Em 1998, com os estudos de impacto ambiental do gasoduto Bolívia-Brasil, os chiquitanos, até então completamente desconhecidos no Brasil, se tornaram conhecidos no país. Atualmente, os índios chiquitanos lutam pela posse legal de suas terras tradicionais, que se encontram ocupadas por fazendeiros.[2]

Referências

  1. a b Instituto Socioambiental. «Quadro Geral dos Povos». Enciclopédia dos Povos Indígenas no Brasil. Consultado em 17 de setembro de 2017. 
  2. a b Instituto Humanitas Unisinos. Disponível em http://www.ihu.unisinos.br/entrevistas/507557-chiquitanos-e-a-busca-pelo-territorio-entrevista-especial-com-aloir-pacini. Acesso em 10 de novembro de 2014.
  3. FERREIRA, A. B. H. Novo dicionário da língua portuguesa. 2ª edição. Rio de Janeiro. Nova Fronteira. 1986. p. 397.
  4. Hans Roth, un emblema de las reducciones jesuíticas de Chiquitos, em espanhol, acesso em 04 de março de 2017.
  5. MISSÃO JESUÍTICA COLONIAL NA AMAZÔNIA MERIDIONAL: SANTA ROSA DE MOJO UMA MISSÃO NUM ESPAÇO DE FRONTEIRA (1743-1769), acesso em 16 de janeiro de 2018.
  6. ÍNDIOS DE MOJO E CHIQUITOS NO CONTEXTO COLONIAL IBÉRICO DO SÉCULO XVI AO XVIII, acesso em 26 de novembro de 2017
  7. Povos indígenas no Brasil. Disponível em http://pib.socioambiental.org/pt/povo/chiquitano/415. Acesso em 10 de novembro de 2014.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Commons Categoria no Commons
Ícone de esboço Este artigo sobre povos indígenas é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.