Igreja Renascer em Cristo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Renascer em Cristo)
Ir para: navegação, pesquisa
Igreja Apostólica Renascer em Cristo
Orientação Evangélica
(Neopentecostal)
Fundador Estevam e Sonia Hernandes
Origem São Paulo, 1986.
Sede São Paulo,  Brasil
Número de membros 3 Milhões de fiéis
Número de igrejas 3 500

A Igreja Apostólica Renascer em Cristo é uma igreja evangélica neopentecostal fundada em São Paulo, em 1986, por Estevam Hernandes e Sônia Hernandes. A Igreja Renascer possui uma emissora de TV, a Rede Gospel, uma gravadora, rede de rádio, uma editora e uma linha de confecções; no Brasil há cerca de 3.500 templos e mais de dois milhões de seguidores.[1][2] A Renascer é a terceira maior denominação neopentecostal brasileira.[3]

História[editar | editar código-fonte]

Inicialmente, as reuniões eram feitas no apartamento do casal, sendo posteriormente alugado um salão, num piso superior do edifício onde se encontrava a Pizzaria Livorno, na rua Vergueiro, no bairro de Vila Mariana, em São Paulo. Com o aumento do número de membros, foi disponibilizado um espaço na Igreja Evangélica Árabe de São Paulo, ainda na Vila Mariana. O foco principal era em cultos para jovens. Após um rápido crescimento, é adquirido um prédio na Avenida Lins de Vasconcelos, onde seria erguida a sede internacional, com capacidade para cinco mil pessoas.

Classificada como neopentecostal, a igreja utiliza a designação "Apostólica" por acreditar na existência da figura do apóstolo como um cargo eclesiástico válido na atualidade. Fundou a CIEAB (Confederação das Igrejas Evangélicas Apostólicas do Brasil), entidade que congrega as igrejas que aceitam essa doutrina.

A cada início de ano, durante o culto da virada, o apóstolo Estevam anuncia a palavra profética que servirá como base das ministrações e bênçãos daquele ano que se inicia: 1997: Ano das Portas Abertas; 1998: Ano da Porção Dobrada; 1999: Ano da Grande Pesca; 2000: Ano da Ressurreição; 2001: Ano da Restituição; 2002: Ano da Promessa; 2003: Ano de José; 2004: Ano de Neemias; 2005: Ano de Josué; 2006: Ano de Isaque; 2007: Ano de Elias; 2008: Ano de Ester; 2009: Ano de Davi; 2010: Ano de Pedro; 2011: Ano de Abraão, 2012: Ano de Mateus, 2013: Ano de Joel, 2014: Ano de Calebe, 2015: Ano de Daniel, 2016 Ano de Israel e 2017 ano de Samuel

Meios de comunicação[editar | editar código-fonte]

A igreja é conhecida também por pregar suas crenças religiosas através de programas e clipes de música gospel no Brasil; o grupo musical de louvor Renascer Praise é um grupo que participa da harmonia da igreja dia a dia nos cultos com músicas e cantores. A Renascer em Cristo possui o canal evangélico a Rede Gospel de televisão e uma rede de rádio, a Gospel FM, em São Paulo Possui a maior torre de televisão de São Paulo, localizada entre a travessa da Consolação e a Avenida Paulista.[carece de fontes?] Em 1999, a Rede Manchete estava passando por uma grave crise. Em janeiro daquele ano, a Bloch Editores, proprietária da Manchete, resolveu fazer um acordo com a Igreja Renascer. O ministro das comunicações da época, Pimenta da Veiga, reprovou o acordo. Alguns dias depois, a Renascer disse que não ia pagar as dívidas da Manchete, ferindo o acordo. Após um mês de muita tensão Bloch X Renascer, o acordo foi rompido

Através da Fundação Renascer, a Igreja desenvolve vários projetos de assistência social, tais como asilos[carece de fontes?], centros de recuperação[carece de fontes?], e orfanatos[carece de fontes?], , que são mantidos através de doações dos gideões (simpatizantes e membros que colaboram mensalmente com uma quantia para a manutenção e expansão dos projetos da Igreja).

A igreja iniciou um movimento, designado de Marcha para Jesus. Paralelamente, terão sido também reunidas cerca de um milhão de pessoas em Salvador e outros milhares de pessoas em outras cidades do Brasil. O evento acontece também em outras cidades do mundo. É também realizadora de outros eventos que acontecem anualmente, como o SOS da Vida Gospel Festival, que apresenta shows gospel de vários estilos musicais, reunindo um grande número de jovens[carece de fontes?], gravação do Renascer Praise. Realiza também o Encontro Nacional de Homens, o Encontro Nacional de Mulheres e a Conferência Apostólica Internacional [4]. A Igreja Renascer é detentora dos direitos da marca "Gospel" no Brasil. O líder Estevam Hernandes, o gospel no Brasil começou a ter uma autonomia na midia especifica, gerando o grande crescimento de músicas, bandas e gravadoras que seguem este estilo.

Controvérsias[editar | editar código-fonte]

Inocentes de todas acusações em 2012[editar | editar código-fonte]

Em 2012, casal foi inocentado pelo STF com unanimidade pelos cinco ministros de criar uma organização criminosa, desvio de dinheiro, lavagem de dinheiro e estelionato.

Os líderes da Igreja Renascer em Cristo foram considerados inocentes no processo movido contra eles sob a acusação de comandarem uma “organização criminosa” que faria lavagem de dinheiro através das doações dos fiéis. O advogado do casal, Luiz Flávio Borges D’Urso, comemorou a decisão da primeira turma do Supremo Tribunal Federal, que emitiu um Hábeas Corpus com a decisão unânime de encerrar o caso.

Luiz Flávio Borges D’Urso afirma que a decisão “traz efeito sobre todos os processos relacionados a ‘organização criminosa’. O Supremo entendeu que não existe essa figura ‘organização criminosa’ na legislação. É uma decisão histórica”, comemorou o advogado, que também trabalha como advogado da família Matsunaga, no Caso Yoki, em que Elize Araújo Kitano Matsunaga confessou o esquartejamento de seu marido, o executivo Marcos Matsunaga.

Prisão nos EUA

O casal Estevam e Sônia Hernandes foi condenado a prisão nos Estados Unidos por ocultar dinheiro na bagagem, quando desembarcaram em Miami, em janeiro de 2007. Acompanhados de dois filhos e três netos, portavam 56.400 dólares escondidos em uma mala, uma mochila, um porta-CDs e um exemplar da Bíblia [5] Foram acusados de dois crimes, lavagem de dinheiro e declaração falsa em documento público. Foi o segundo crime que complicou a vida do casal. Pela entrada ilegal de dinheiro cada um pagou 100.000 dólares de fiança. Porém a declaração falsa é crime inafiançável. Estevam cumpriu pena até 29 de dezembro de 2007. Pela proposta de seus advogados, aceita pela justiça americana, enquanto um membro do casal cumpria pena, o outro poderia cuidar da família. Sonia se apresentou à Justiça daquele país no dia 21 de janeiro de 2008 para cumprir seu período de reclusão[6].

Notas: [editar | editar código-fonte]

  1. Revista Época - Edição 452
  2. O Globo Online - 15 de janeiro de 2007
  3. Portal G1 - 30 de novembro de 2006
  4. http://www.conferenciaapostolica.com.br
  5. FOLHA ONLINE (3 de janeiro de 2008). «Apóstolo da Renascer sai da prisão nos EUA». Folha de S.Paulo. Consultado em 29 de setembro de 2014 
  6. Veja Online (17 de janeiro de 2007). «Dólar até na Bíblia Casal da Renascer é preso nos Estados Unidos por ocultar dinheiro na bagagem». Revista Veja. Consultado em 29 de setembro de 2014 

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]