Trólebus de São Paulo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


Trólebus de São Paulo
Truquetroll.jpg
Informações
Proprietário SPTrans
Local São Paulo
Funcionamento
Início de funcionamento 22 de abril de 1949
Operadora(s) Ambiental Transportes Urbanos S. A.
Número de veículos 201
Comprimento dos veículos 12 m
Dados técnicos
Extensão do sistema 137 km[1]


O Sistema Municipal de Trólebus de São Paulo é o mais antigo desta categoria de veículos no Brasil, tendo sido inaugurado em 1949. Atualmente é o maior em atividade no Brasil e em todo o Hemisfério Sul, operando atualmente com cerca de 200 veículos em 09 linhas (sendo duas temporariamente suspensas), todas elas operadas pela Ambiental Transportes Urbanos S. A. e gerenciadas pela São Paulo Transporte S.A..

Histórico[editar | editar código-fonte]

O sistema de trólebus da cidade de São Paulo foi inaugurado no dia 22 de abril de 1949. Os primeiros veículos, importados dos EUA e Inglaterra foram entregues a partir de 1947. A primeira linha de ônibus elétrico da cidade realizava o trajeto entre a praça General Polidoro, no bairro da Aclimação, até a praça João Mendes, no centro. Anos mais tarde, a primeira linha de trólebus foi prolongada, partindo da rua Machado de Assis, também na Aclimação, até a rua Cardoso de Almeida, em Perdizes, atual linha 408A-10.

Nos anos 1950 o sistema de trólebus paulistano se consolida. É nesse período que são implantadas as linhas Santa Margarida Maria (atual 4112-10), Gentil de Moura (atual 4113-10), Santa Terezinha, Alfredo Pujol, Mooca e Mandaqui. São introduzidos 50 trólebus Uerdingen/Henschel/Siemens de fabricação alemã e outros 75 trólebus ACF Brill de fabricação estadunidense, adquiridos do antigo sistema da cidade de Denver, no Colorado. No final da década, a indústria brasileira produz seu primeiro trólebus: o Grassi-Villares. O primeiro trólebus nacional foi apresentado ao presidente Juscelino Kubitschek, passou por alguns municípios brasileiros e viajou pela Rodovia Presidente Dutra com um gerador acoplado. A expansão do sistema de trólebus da cidade de São Paulo e a implantação de novos sistemas em Belo Horizonte, Araraquara, Niterói, Campos e Salvador estimulou a implantação de uma indústria nacional de trólebus visando atender futuras aquisições.

Embora consolidado em São Paulo, a implantação e expansão de outros sistemas de trólebus pelas cidades brasileiras na década de 1960 não se efetiva, comprometendo sobremaneira as expectativas da indústria nacional. Na cidade de São Paulo o sistema continuou com seu plano de expansão. Novas linhas, a maioria radiais, são criadas trafegando em vias sem nenhum tratamento viário, em paralelo aos ônibus e ao trânsito de automóveis. As centenas de quilômetros de linhas de bondes da capital paulista são desativadas em preferência ao ônibus diesel e à frota de automóveis particulares que cada vez mais tomavam conta das ruas de São Paulo. Se iniciava aí políticas errôneas que colocavam em prejuízo a eficiência do transporte coletivo na cidade.

Novas linhas eram criadas e boa parte da frota de trólebus, composta por veículos estadunidenses, ingleses e alemães, apresentavam trincas e defeitos. A manutenção dos veículos importados era dificílima devido a dificuldade em importar peças de reposição. Os trólebus nacionais também eram muito caros, inviabilizando a aquisição em maior escala que pudesse atender a demanda do sistema paulistano. A solução encontrada pela CMTC foi montar sua própria frota de trólebus. Inicialmente a companhia realizou a retirada das carrocerias de alguns trólebus importados, utilizando carrocerias novas montadas em sua própria oficina-garagem localizada no bairro do Pari. A experiência foi bem-sucedida. Ao longo da década, a CMTC fabricou cerca de 144 trólebus, utilizando chassis reaproveitados de ônibus a diesel desativados, equipamentos elétricos usados ou inteiramente novos e carrocerias inteiramente produzidas em sua oficina. A produção "doméstica" de trólebus foi vista como uma salvação para o sistema municipal, que encontrou um forte obstáculo em relação a sua frota e a aquisição de veículos novos.

Em 1968, o bonde é definitivamente extinto na cidade de São Paulo, o trólebus parecia ser o próximo a sofrer um processo de extinção. A baixa no preço do petróleo deixou menos vantajosa a operação por trólebus, porém a crise do petróleo na década de 1970 mostrou a necessidade de um sistema de transporte independente dos combustíveis fósseis. Além disso, os problemas ambientais entravam cada vez mais em pauta. Apesar da crise do petróleo, a década de 1970 representou uma estagnação para o sistema de trólebus. Pelas ruas, veículos fabricados entre os anos 40 e 60 e a indústria nacional de trólebus já não existia mais. A partir de 1976, a CMTC realizou estudos, por meio da Diretoria de Sistemas de Trólebus, a fim de mostrar a vocação definitiva para o sistema de trólebus na rede de transporte da cidade. Sua principal vantagem estaria na operação em corredores exclusivos, interligando diversas regiões da cidade e também a Região Metropolitana de São Paulo por meio de linhas troncais com terminais que integrassem aos outros modais, como o trem e o metrô, naquela época em fase de implementação. Nascia o Plano Sistran, responsável pela expansão e modernização dos trólebus de São Paulo.

O Plano Sistran foi desenvolvido pela Secretaria de Economia e Planejamento do Governo do Estado de São Paulo, através do Grupo Executivo da Grande São Paulo – GEGRAN, em convênio com a Prefeitura de São Paulo, através da Secretaria Municipal de Transporte (SMT). O trabalho foi contratado com o Consórcio Montreal-Sodotécnica. Além da constituição de uma nova rede de corredores de trólebus, o Sistran também desenvolveu uma nova tecnologia para os trólebus, denominados de veículos de 2° geração, em contraste com os trólebus de então. O novo trólebus pensado e projetado pelos engenheiros da CMTC possuía piso mais rebaixado, novo layout interno, três portas para embarques e desembarques, suspensão pneumática, direção hidráulica, comando de velocidade por recortadores (chopper). Um trólebus alemão Mercedes-Benz O-305, com características semelhantes às projetadas pela CMTC, chegou a ser importado e realizou testes pelas ruas de São Paulo, possibilitando aos técnicos avaliar de forma real o comportamento dinâmico dos futuros trólebus nacionais de 2° geração.

Com o Plano Sistran, se pensava em um amplo sistema de transporte que pudesse integrar toda a Região Metropolitana, formulando programas de desenvolvimento que abrangiam a área política, financeira, operacional, organizacional e institucional. Os trabalhos também contaram com o apoio do governo federal, por meio do Ministério dos Transportes, Departamento de Estradas e Rodagens, Rede Ferroviária Federal e Empresa Brasileira de Planejamento e Transportes.

Em 1979, com a formação do consórcio entre a Ciferal (carroceria), Scania (chassis), Bardela Borriello (motor elétrico) e Tectronic (sistema elétrico) visando a entrega de 1200 ônibus elétricos para a cidade de São Paulo, a indústria nacional de trólebus é reativada. Em 1980, é finalmente inciada a entrega dos 200 primeiros trólebus, posteriormente mais 90 trólebus são entregues. Nas primeiras fases do Plano Sistran, foi implantado o corredor exclusivo para trólebus entre a Vila Prudente e o Centro e as Penha-Centro, São Mateus-Centro, Vila Carrão-Centro, Pinheiros-Metrô Santa Cruz, Santo Amaro-Centro e Casa Verde-Centro. A partir de 1985, foram entregues 78 trólebus Mafersa-Villares e dois trólebus articulados, protótipos de uma série de centenas de exemplares que deveriam ser entregues juntamente com linhas e corredores exclusivos prometidos.

Apesar da aquisição de novos veículos, a criação das garagens do Tatuapé e Santo Amaro e a criação de novas linhas no âmbito do Plano Sistran - que contou ainda com financiamento da Empresa Brasileira de Transportes Urbanos - tenha dado um novo fôlego ao sistema de trólebus de São Paulo, grande parte das linhas e dos corredores planejados não saíram do papel. Descontinuidades políticas e administrativas, alegação de falta de verbas e a perda de rigor prejudicaram o andamento do Sistran.

No início da década de 1990, os trólebus paulistanos encontrava-se em boa parte em estado precário. Em 1994, a Companhia Municipal de Transportes Coletivos é privatizada. Em seu lugar entra a São Paulo Transporte, que passa exclusivamente a gerenciar o sistema de transporte público da cidade, delegando às empresas privadas a operação e manutenção dos ônibus e das linhas. O sistema de trólebus de São Paulo ganhou fôlego entre 1994 e 1998, com uma reforma completa em veículos antigos (que incluiu a troca de carrocerias) e a compra de 111 novos carros com auxílio do BNDES pelas três empresas de ônibus que assumiram as garagens eletrificadas do município.

Durante a administração da prefeita Marta Suplicy, ocorreu uma nova licitação para os serviços de transporte coletivo na Capital. Várias linhas foram extintas e foi removida a fiação aérea no Corredor Santo Amaro, nas avenidas Faria Lima e Lineu de Paula Machado, na rua Augusta e em toda Zona Norte, mantendo-se apenas 280 trólebus em atividade.[2] Não foram apresentados argumentos técnicos convincentes para a retirada de boa parte dos trólebus. Atualmente, apenas 201 veículos operam na cidade pela Ambiental Transportes Urbanos S.A, que integra o grupo Ruas.

Centenas de veículos, a maioria em boas condições, foram sucateados. Em julho de 2006, 24 veículos foram arrematados em um leilão pela Metra, empresa operadora do Corredor Metropolitano São Mateus - Jabaquara, segundo a SPTrans os veículos eram irrecuperáveis. A partir de 2007 novos veículos de carroceria piso baixo total Busscar foram adquiridos. Somente a partir de 2011 há uma renovação efetiva da frota, substituindo os veículos mais antigos. Até o início de 2014, 100% da frota de trólebus da capital foi renovada.

Os novos modelos têm piso baixo, corredores internos mais largos, nível de ruído extremamente baixo e uma série de benefícios a população que depende dos trólebus da cidade. Além de serem veículos mais confortáveis, se adequam aos padrões de acessibilidade. Outra novidade é o uso de sistemas de tração de corrente alternada, o que proporciona economia de energia e um desempenho superior aos veículos antigos.

Os novos trólebus contam também com um padrão visual de pintura novo, que permite um maior destaque ao veículo elétrico em relação à pintura anterior, que não realçava esta característica.

Modernização da Rede Elétrica[editar | editar código-fonte]

Em Novembro de 2011 foi assinado contrato visando a reforma e manutenção da rede aérea. Os trabalhos englobarão:

  • Troca da maior parte dos fios trolley
  • Troca da suspensão rígida por outra flexível, o que proporciona maior velocidade operacional e menor risco de escape de alavancas
  • Reforma das subestações de corrente contínua
  • Repotencialização de alguns trechos

Uma curiosidade é que entre os trabalhos está contemplada a recuperação a linha da Casa Verde, desativada em 2004.

Linhas de Trólebus Em Operação[editar | editar código-fonte]

Prefixo Terminal Primário Terminal Secundário Itinerário
2002/10 Terminal Parque Dom Pedro II Terminal Bandeira Circular: Term. Parque Dom Pedro II, Av. do Exterior, Av. Rangel Pestana, Pça. Clóvis Bevilácqua, R. Roberto Simonsen, R. Venceslau Brás, Pça. da Sé, Pateo do Collegio, Vd. Boa Vista, R. Boa Vista, Lgo. São Bento, R. Líbero Badaró, Vd. do Chá, Pça. Ramos de Azevedo, R. Cons. Crispiniano, Lgo. do Paissandu, Av. São João, Av. Ipiranga, Pça. da República, Av. São Luís, Rua Sto. Antônio, Terminal Bandeira, Rua Sto. Antônio, Vd. Nove de Julho, Vd. Jacareí, R. Dona Maria Paula, Vd. Dona Paulina, Pça. Dr. João Mendes, R. Anita Garibaldi, Pça. Clóvis Bevilácqua, Av. Rangel Pestana, R. Bittencourt Rodrigues, Pça. Fernando Costa, R. General Carneiro, Pça. Ragueb Chohfi, Term. Parque Dom Pedro II.
2100/10 Terminal Vila Carrão Praça da Sé Ida: Term. Vila Carrão, Av. 19 de Janeiro, Av. Rio das Pedras, Av. João XXIII, Pça. José Piccin, Av. Dr. Eduardo Cotching, Pça. Dr. Sampaio Vidal, Av. Dr. Eduardo Cotching, Pça. Nossa Sra. das Vitórias, Av. Dr. Eduardo Cotching, Av. Regente Feijó, Av. Salim Farah Maluf, R. Major Basílio, R. Fernando Falcão, Pça. Alexandre Fleming, R. da Mooca, R. Itaqueri, R. dos Trilhos, Pça. dos Industriários, R Capitães Mores, R. da Mooca, R. João Antônio de Oliveira, R. Almirante Brasil, Av. Alcântara Machado (Radial Leste), Vd. Alcântara Machado, Av. Alcântara Machado (Radial Leste), R. da Figueira, Vd. Antônio Nakashima, Av. Rangel Pestana, Pça. Clóvis Bevilácqua, R. Roberto Simonsen, R. Venceslau Brás, Pça. da Sé. Volta Pça. da Sé, Pça. Dr. João Mendes, R. Anita Garibaldi, Pça. Clóvis Bevilácqua, Av. Rangel Pestana, Vd. 25 de Março, Av. Rangel Pestana, R. Piratininga, Av. Alcântara Machado (Radial Leste), Vd. Alcântara Machado, Pça. Pres. Kennedy, R. dos Trilhos, R. dos Donatários, R. da Mooca, Pça. André Maciel, R. do Acre, R. Água Rasa, Av. Regente Feijó, Av. Dr. Eduardo Cotching, Pça Coxim, Av. Dr. Eduardo Cotching, Pça. Nossa Sra. das Vitórias, Av. Dr. Eduardo Cotching, Pça. Dr. Sampaio Vidal, Av. Dr. Eduardo Cotching, Av. João XXIII, Av. Rio das Pedras, Av. 19 de Janeiro, Term. Vila Carrão.
2290/10 Terminal São Mateus Terminal Parque Dom Pedro II Ida: Term. São Mateus, Pça. Felisberto Fernandes da Silva, Av. Mateo Bei, Av. Rio das Pedras, Av. 19 de Janeiro, Pça. 15 de Outubro, Av. Conselheiro Carrão, Vd. Antônio Abdo, R. Antônio de Barros, Av. Celso Garcia, Av. Rangel Pestana, Lgo. da Concórdia, Vd. do Gasômetro, R. do Gasômetro, Av. Mercúrio, Av. Senador Queirós, Pça. Alfredo Issa, Av. Ipiranga, Pça. da República, Av. São Luís, Vd. Nove de Julho, Vd. Jacareí, R. Dona Maria Paula, Vd. Dona Paulina, Pça. Dr. João Mendes, R. Anita Garibaldi, Pça. Clóvis Bevilácqua, Av. Rangel Pestana, R. Bittencourt Rodrigues, Pça. Fernando Costa, R. General Carneiro, Pça. Ragueb Chohfi, Term. Parque Dom Pedro II. Volta: Term. Parque Dom Pedro II, Av. do Exterior, Vd. 25 de Março, Av. Rangel Pestana, Av. Celso Garcia, R. Cesário Galero, R. Honório Maia, Vd. Antônio Abdo, Av. Conselheiro Carrão, R. Gonçalo Nunes, R. Rodrigues Velho, Av. Conselheiro Carrão, Pça 15 de Outubro, Av. 19 de Janeiro, Av. Rio das Pedras, Av. Mateo Bei, Pça. Felisberto Fernandes da Silva, Term. São Mateus.
2290/21 São Mateus Terminal Parque Dom Pedro II (Somente Horário Pico Manhã) Ida: Av. Mateo Bei, Av. Rio das Pedras, Av. 19 de Janeiro, Pça. 15 de Outubro, Av. Conselheiro Carrão, Vd. Antônio Abdo, R. Antônio de Barros, Av. Celso Garcia, Av. Rangel Pestana, Lgo. da Concórdia, Vd. do Gasômetro, R. do Gasômetro, Vd. Diário Popular, Term. Parque Dom Pedro II.
2100/41 Jardim Vila Formosa Praça da República Circular (Somente Dias úteis e em Horários de Pico): Av. Rio Paris, Av. Carneiro Ribeiro, Av. João XXIII, Pça. José Piccin, Av. Dr. Eduardo Cotching, Pça. Dr. Sampaio Vidal, Av. Dr. Eduardo Cotching, Pça. Nossa Sra. das Vitórias, Av. Dr. Eduardo Cotching, Av. Regente Feijó, Av. Salim Farah Maluf, R. Major Basílio, R. Fernando Falcão, Pça. Alexandre Fleming, R. da Mooca, R. Itaqueri, R. dos Trilhos, Pça. dos Industriários, R Capitães Mores, R. da Mooca, R. João Antônio de Oliveira, R. Almirante Brasil, Av. Alcântara Machado (Radial Leste), Vd. Alcântara Machado, Av. Alcântara Machado (Radial Leste), R. da Figueira, Av. Rangel Pestana, R. Vasco da Gama, R. do Gasômetro, Av. Mercúrio, Av. Senador Queirós, Pça Alfredo Issa, Av. Ipiranga, Pça da República, Av. São Luis, Vd. Nove de Julho, Vd. Jacareí, Rua Maria Paula, Vd. Da. Paulina, Pça João Mendes, Rua Anita Garibaldi, Pça Clóvis Bevilaqua, Av. Rangel Pestana, Av. do Exterior, Ac. Vd. 31 de Março, Vd. 31 de Março, Av. Alcântara Machado (Radial Leste), Rampa ascendente Vd. Alcântara Machado, Vd. Alcantara Machado, Pça. Pres. Kennedy, R. dos Trilhos, R. dos Donatários, R. da Mooca, Pça. André Maciel, R. do Acre, R. Água Rasa, Av. Regente Feijó, Av. Dr. Eduardo Cotching, Pça Coxim, Av. Dr. Eduardo Cotching, Pça. Nossa Sra. das Vitórias, Av. Dr. Eduardo Cotching, Pça Sampaio Vidal, Av. Dr. Eduardo Cotching, Av. João XXIII, Av. Alberto Camus, R. Dom Azeredo Coutinho, Av. Rio Paris.
3160/10 Terminal Vila Prudente Terminal Parque dom Pedro II Ida: Term. Vila Prudente, R. Ibitirama, Pça. Padre Damião, R. Capitão Pacheco e Chaves, Av. Paes de Barros, R. Leocádia Cintra, R. Orville Derby, R. da Mooca, R. João Antônio de Oliveira, R. Almirante Brasil, Av. Alcântara Machado (Radial Leste), Vd. Alcântara Machado, Av. Alcântara Machado (Radial Leste), R. da Figueira, Vd. Antônio Nakashima, Av. Rangel Pestana, R. Bittencourt Rodrigues, Pça. Fernando Costa, R. General Carneiro, Pça. Ragueb Chohfi, Term. Parque Dom Pedro II. Volta: Term. Parque Dom Pedro II, Av. do Exterior, Av. do Estado, Vd. do Glicério, Av. Alcântara Machado (Radial Leste), Vd. Alcântara Machado, Pça. Pres. Kennedy, R. dos Trilhos, R. Taquari, Av. Paes de Barros, R. Trocari, Term. Vila Prudente.
342M/10 Terminal São Mateus Terminal Penha Ida: Term. São Mateus, Pça. Felisberto Fernandes da Silva, Av. Mateo Bei, Av. Rio das Pedras, Av. 19 de Janeiro, Pça. 15 de Outubro, Av. Conselheiro Carrão, Vd. Antônio Abdo, R. Antônio de Barros, Av. Celso Garcia, R. José Epaminondas de Oliveira, R. Adelino de Almeida Castilho, R. Aiamá, Av. Aricanduva, Terminal Aricanduva, Av. Airton Pretini, R. Vereador Cid Galvão da Silva, R. Padre Benedito de Camargo, Av. Penha de França, Av. Gabriela Mistral, Terminal Penha. Volta: Terminal Penha, Rua Uraí, Av. Cangaíba, Av. Gabriela Mistral, R. Rodovalho Júnior, R. Vereador Cid Galvão da Silva, Terminal Aricanduva, Av. Celso Garcia, R. Cesário Galero, R. Honório Maia, Vd. Antônio Abdo, Av. Conselheiro Carrão, R. Gonçalo Nunes, R. Rodrigues Velho, Av. Conselheiro Carrão, Pça. 15 de Outubro, Av. 19 de Janeiro, Av. Rio das Pedras, Av. Mateo Bei, Pça. Felisberto Fernandes da Silva, Term. São Mateus.
408A/10 Machado de Assis Cardoso de Almeida Ida: R. Guimarães Passos, R. Rafael Caramuru Lancelotti, R. José do Patrocínio, R. Machado de Assis, R. Paula Ney, R. Topázio, Pça. Alex Freua Neto, R. Topázio, Pça. General Polidoro, Av. Turmalina, Av. Aclimação, R. Pires da Mota, R. Bueno de Andrade, R. da Glória, R. Conselheiro Furtado, Pça. Dr. João Mendes, R. Anita Garibaldi, Pça. Clóvis Bevilácqua, R. Roberto Simonsen, R. Venceslau Brás, Pça. da Sé, Pateo do Collegio, Vd. Boa Vista, R. Boa Vista, Lgo. São Bento, R. Líbero Badaró, Vd. do Chá, Pça. Ramos de Azevedo, R. Cons. Crispiniano, Lgo. do Paissandu, Av. São João, Av. Ipiranga, Pça. da República, R. Marquês de Itu, R. Sabará, R. Maranhão, R. Aracaju, Pça. Villaboim, R. Armando Penteado, R. Alagoas, Pça. Charles Miller, Av. Arnolfo Azevedo, Pça. Wendell Wilkie, R. Zequinha de Abreu, R. Cardoso de Almeida, R. Heitor de Morais, R. José de Freitas Guimarães, R. Professor João Arruda. Volta: R. Cardoso de Almeida, R. Zequinha de Abreu, Pça. Wendell Wilkie, Av. Arnolfo Azevedo, Pça. Charles Miller, R. Itatiara, R. Armando Penteado, Pça. Villaboim, R. Piauí, Pça. Buenos Aires, R. Piauí, R. Itambé, R. Major Sertório, Pça. Dr. Darcy Penteado, Av. Ipiranga, Av. São Luís, Vd. Nove de Julho, Vd. Jacareí, R. Dona Maria Paula, Vd. Dona Paulina, Pça. Dr. João Mendes, R. Conselheiro Furtado, R. Pires da Mota, Av. Aclimação, Av. Turmalina, Pça. General Polidoro, R. Topázio, R. Paula Ney, R. Machado de Assis, R. Guimarães Passos.
4112/10 Santa Margarida Maria Praça da República Circular (Somente Dias Úteis): Av. Lacerda Franco (Cemitério da Vila Mariana), Av. Lins de Vasconcelos, R. Antônio Tavares, R. Augusto de Toledo, R. Almeida Torres, R. Espírito Santo, R. Bueno de Andrade, R. da Glória, R. Conselheiro Furtado, Pça. Dr. João Mendes, R. Anita Garibaldi, Pça. Clóvis Bevilácqua, R. Roberto Simonsen, R. Venceslau Brás, Pça. da Sé, Pateo do Collegio, Vd. Boa Vista, R. Boa Vista, Lgo. São Bento, R. Líbero Badaró, Vd. do Chá, Pça. Ramos de Azevedo, R. Cons. Crispiniano, Lgo. do Paissandu, Av. São João, Av. Ipiranga, Pça. da República, Av. São Luís, Vd. Nove de Julho, Vd. Jacareí, R. Dona Maria Paula, Vd. Dona Paulina, Pça. Dr. João Mendes, R. Conselheiro Furtado, R. Pires da Mota, R. Bueno de Andrade, R. Espírito Santo, R. Almeida Torres, R. Augusto de Toledo, R. Antônio Tavares, Av. Lacerda Franco.
4113/10 Gentil de Moura Praça da República Circular: R. Visconde de Pirajá (Estação Alto do Ipiranga do Metrô)., Av. Doutor Gentil de Moura, Av. Nazaré, R. Padre Marchetti, R. Gama Lobo, R. Barão de Loreto, R. Paulo Bregaro, R. Coronel Diogo, R. Basílio da Cunha, Av. Lins de Vasconcelos, R. Antônio Tavares, R. Augusto de Toledo, R. Almeida Torres, R. Espírito Santo, R. Bueno de Andrade, R. da Glória, R. Conselheiro Furtado, Pça. Dr. João Mendes, R. Anita Garibaldi, Pça. Clóvis Bevilácqua, R. Roberto Simonsen, R. Venceslau Brás, Pça. da Sé, Pateo do Collegio, Vd. Boa Vista, R. Boa Vista, Lgo. São Bento, R. Líbero Badaró, Vd. do Chá, Pça. Ramos de Azevedo, R. Cons. Crispiniano, Lgo. do Paissandu, Av. São João, Av. Ipiranga, Pça. da República, Av. São Luís, Vd. Nove de Julho, Vd. Jacareí, R. Dona Maria Paula, Vd. Dona Paulina, Pça. Dr. João Mendes, R. Conselheiro Furtado, R. Pires da Mota, R. Bueno de Andrade, R. Espírito Santo, R. Almeida Torres, R. Augusto de Toledo, R. Antônio Tavares, Av. Lacerda Franco, R. Coronel Diogo, R. Paulo Bregaro, R. Pouso Alegre, Pça. do Monumento, Av. Nazaré, R. Salvador Simões, R. Dona Leopoldina, R. Visconde de Pirajá (Estação Alto do Ipiranga do Metrô).
Trólebus Caio Millennium BRT Scania Eletra no centro de São Paulo. Ao todo há 100 unidades desse modelo, substituindo os modelos mais antigos.
Trólebus Caio Millennium III Mercedes-Benz. 78 unidades desse modelo compõem a frota de trólebus paulistana, substituindo os veículos mais antigos.
Trólebus no Terminal Parque Dom Pedro II.

Linhas anteriormente operadas por trólebus[editar | editar código-fonte]

Linha / Prefixo Terminal Primário Terminal Secundário Itinerário Estado da Linha / Detalhes
107P/10 Mandaqui Pinheiros Ida: Mandaqui, R. Cônego José Jair do Nascimento do Val, Av. Eng. Caetano Álvares, R. Voluntários da Pátria, R. Francisca Júlia, Pça. Miguel Delgado, R. Paulo Gonçalves, R. Conselheiro Moreira de Barros, R. Amaral Gama, R. Conselheiro Saraiva, R. Voluntários da Pátria, R. Dr. Olavo Egídio, Av. Cruzeiro do Sul, R. Alfredo Guedes, R. Voluntários da Pátria, R. Santa Eulália, Av. Santos Dumont, Pça. Campo de Bagatelle, Av. Santos Dumont, Pte. das Bandeiras, Av. Santos Dumont, Av. Tiradentes, Pça. da Luz, Av. Cásper Líbero, Pça. Alfredo Issa, Av. Ipiranga, Pça. da República, Av. São Luís, Pça. Des. Mario Píres, R. Martins Fontes, R. Augusta, R. Colômbia, Av. Brasil, Al. Gabriel Monteiro da Silva, Av. Brg. Faria Lima, R. dos Pinheiros, R. Cunha Gago, R. Baltazar Carrasco, Av. Brg. Faria Lima, Pinheiros.

Volta: Pinheiros, Av. Brg. Faria Lima, R. Jacarezinho, Rua Ceilão, Al. Gabriel Monteiro da Silva, Av. Brasil, Pça. Adolpho Bloch, R. México, R. Peru, R. Colômbia, R. Augusta, R. Marquês de Paranaguá, R. Frei Caneca, R. Caio Prado, R. da Consolação, R. Cel. Xavier de Toledo, Pça. Ramos De Azevedo, R. Cons. Crispiniano, Av. São João, Largo do Paissandú, R. Antônio de Godói, Av. Cásper Líbero, R. Washington Luís, Av. Prestes Maia, Av. Tiradentes, Av. Santos Dumont, Pça. Armênia, Av. Santos Dumont, Pte. Pequena, Av. Santos Dumont, Pte. das Bandeiras, Av. Santos Dumont, Pça. Campo de Bagatelle, R. Paineira Do Campo, R. Voluntários da Pátria, R. Alferes Magalhães, Av. Cruzeiro do Sul, R. Conselheiro Saraiva, R. Amaral Gama, R. Conselheiro Moreira de Barros, R. Paulo Gonçalves, Pça. Miguel Delgado, R. Francisca Júlia, R. Voluntários da Pátria, R. Mariquinha Viana, Pça. Sargento Tranquilino Santana, R. Cônego José Jair do Nascimento do Val, Mandaqui.

Linha extinta.
107T/10 Metrô Tucuruvi Cidade Universitária (USP) Ida: Metrô Tucuruvi, Av. Dr. Antônio Maria Laet, Retr. Av. Dr. Antônio Maria Laet, Av. Dr. Antônio Maria Laet, Av. Tucuruvi, Av. Nova Cantareira, Av. Leôncio de Magalhães, Pça. Orlando Silva, R. Dr. Olavo Egídio, Av. Cruzeiro do Sul, R. Alfredo Guedes, R. Voluntários da Pátria, R. Santa Eulália, Av. Santos Dumont, Pça. Campo de Bagatelle, Av. Santos Dumont, Pte. das Bandeiras, Av. Santos Dumont, Av. Tiradentes, Pça. da Luz, Av. Cásper Líbero, Pça. Alfredo Issa, Av. Ipiranga, Pça. da República, Av. São Luís, Pça. Des. Mario Píres, R. Martins Fontes, R. Augusta, R. Colômbia, Av. Europa, Av. Cidade Jardim, Pte. Eng. Roberto Rossi Zuccolo, Av. dos Tajurás, Av. Lineu de Paula Machado, Av. Valdemar Ferreira, Pça. Vicente Rodrigues, Av. Afrânio Peixoto, Pça. Reynaldo Porchat, Av. da Universidade, Pça. Prof. Rubião Meira, Av. Prof. Lineu Prestes, Pça. Prof. Jorge Americano, Av. Prof. Luciano Gualberto, Pça. Ramos de Azevedo, Av. Prof. Almeida Prado, Terminal USP.

Volta: Terminal USP, Av. Prof. Almeida Prado, Pça. Ramos de Azevedo, Av. Prof. Luciano Gualberto, Pça. Prof. Jorge Americano, Av. Prof. Lineu Prestes, Pça. Prof. Rubião Meira, Av. da Universidade, Pça. Reynaldo Porchat, Av. Afrânio Peixoto, Pça. Vicente Rodrigues, Av. Valdemar Ferreira, Av. Lineu de Paula Machado, Av. dos Tajurás, Pte. Eng. Roberto Rossi Zuccolo, Av. Cidade Jardim, R. Amauri, Pça. Luís Carlos Paraná, Av. Brg. Faria Lima, Rua Gumercindo Saraiva, Av. Cidade Jardim, Av. Europa, R. Colômbia, R. Augusta, R. Marquês de Paranaguá, R. Frei Caneca, R. Caio Prado, R. da Consolação, R. Cel. Xavier de Toledo, Pça. Ramos De Azevedo, R. Cons. Crispiniano, Av. São João, Largo do Paissandú, R. Antônio de Godói, Av. Cásper Líbero, R. Washington Luís, Av. Prestes Maia, Av. Tiradentes, Av. Santos Dumont, Pça. Armênia, Av. Santos Dumont, Pte. Pequena, Av. Santos Dumont, Pte. das Bandeiras, Av. Santos Dumont, Pça. Campo de Bagatelle, R. Paineira Do Campo, R. Voluntários da Pátria, R. Alferes Magalhães, Av. Cruzeiro do Sul, R. Duarte De Azevedo, Pça. Orlando Silva, Av. Leôncio de Magalhães, Av. Nova Cantareira, Av. Tucuruvi, Pça Arqo. Flávio Império, Av. Luiz Dumont Villares, Pça. Rotary, Av. Álvaro Machado Pedrosa, Av. Luiz Dumont Villares, Av. Tucuruvi, Av. Dr. Antônio Maria Laet, Metrô Tucuruvi.

Atualmente operada pela Sambaíba, como Metrô Tucuruvi - Terminal Pinheiros.
1301/10 Parque Peruche Praça da República Circular: Pq. Peruche, Pça. Cruz da Esperança, Av. Baruel, Av. Casa Verde, R. Leão XIII, R. Alfredo Pujol, R. Racionalismo Cristão, Av. Cruzeiro do Sul, R. Alfredo Guedes, R. Voluntários da Pátria, R. Santa Eulália, Av. Santos Dumont, Pça. Campo de Bagatelle, Av. Santos Dumont, Pte. das Bandeiras, Av. Santos Dumont, Av. Tiradentes, Pça. da Luz, Av. Cásper Líbero, Pça. Alfredo Issa, Av. Ipiranga, Pça. da República, Av. São Luís, R. Cel. Xavier de Toledo, Pça. Ramos De Azevedo, R. Cons. Crispiniano, Av. São João, Largo do Paissandú, R. Antônio de Godói, Av. Cásper Líbero, R. Washington Luís, Av. Prestes Maia, Av. Tiradentes, Av. Santos Dumont, Pça. Armênia, Av. Santos Dumont, Pte. Pequena, Av. Santos Dumont, Pte. das Bandeiras, Av. Santos Dumont, Pça. Campo de Bagatelle, R. Paineira Do Campo, R. Voluntários da Pátria, R. Alferes Magalhães, Av. Cruzeiro do Sul, Retr. Av. Cruzeiro do Sul, Av. Cruzeiro do Sul, R. Racionalismo Cristão, R. Alfredo Pujol, R. Leão XIII, Av. Casa Verde, Av. Baruel, Pça. Cruz da Esperança, Pq. Peruche. Linha extinta.
1428/10 Santa Terezinha Cásper Líbero Circular: Sta. Terezinha, Pça. São Venceslau, R. Iguape, R. João Cabral, R. Cons. Moreira de Barros, R. Amaral Gama, R. Conselheiro Saraiva, R. Voluntários da Pátria, R. Dr. Olavo Egídio, Av. Cruzeiro do Sul, R. Alfredo Guedes, R. Voluntários da Pátria, R. Santa Eulália, Av. Santos Dumont, Pça. Campo de Bagatelle, Av. Santos Dumont, Pte. das Bandeiras, Av. Santos Dumont, Av. Tiradentes, Pça. da Luz, Av. Cásper Líbero, Pça. Alfredo Issa, Av. Ipiranga, R. Santa Ifigênia, Av. Cásper Líbero, R. Washington Luís, Av. Prestes Maia, Av. Tiradentes, Av. Santos Dumont, Pça. Armênia, Av. Santos Dumont, Pte. Pequena, Av. Santos Dumont, Pte. das Bandeiras, Av. Santos Dumont, Pça. Campo de Bagatelle, R. Paineira Do Campo, R. Voluntários da Pátria, R. Alferes Magalhães, Av. Cruzeiro do Sul, R. Conselheiro Saraiva, R. Amaral Gama, R. Cons. Moreira de Barros, R. Prof. Colombo de Almeida, R. Iguape, Pça. São Venceslau, Sta. Terezinha. Linha extinta.
1508/10 Tucuruvi Cásper Líbero Circular: Tucuruvi, Av. Dr. Antônio Maria Laet, Retr. Av. Dr. Antônio Maria Laet, Av. Dr. Antônio Maria Laet, Av. Tucuruvi, Av. Nova Cantareira, Av. Leôncio de Magalhães, Pça. Orlando Silva, R. Dr. Olavo Egídio, Av. Cruzeiro do Sul, R. Alfredo Guedes, R. Voluntários da Pátria, R. Santa Eulália, Av. Santos Dumont, Pça. Campo de Bagatelle, Av. Santos Dumont, Pte. das Bandeiras, Av. Santos Dumont, Av. Tiradentes, Pça. da Luz, Av. Cásper Líbero, Pça. Alfredo Issa, Av. Ipiranga, R. Santa Ifigênia, Av. Cásper Líbero, R. Washington Luís, Av. Prestes Maia, Av. Tiradentes, Av. Santos Dumont, Pça. Armênia, Av. Santos Dumont, Pte. Pequena, Av. Santos Dumont, Pte. das Bandeiras, Av. Santos Dumont, Pça. Campo de Bagatelle, R. Paineira Do Campo, R. Voluntários da Pátria, R. Alferes Magalhães, Av. Cruzeiro do Sul, R. Duarte De Azevedo, Pça. Orlando Silva, Av. Leôncio de Magalhães, Av. Nova Cantareira, Av. Tucuruvi, Pça Arqo. Flávio Império, Av. Luiz Dumont Villares, Pça. Rotary, Av. Álvaro Machado Pedrosa, Av. Luiz Dumont Villares, Av. Tucuruvi, Av. Dr. Antônio Maria Laet, Tucuruvi. Linha extinta.
2001/10 Terminal Bandeira Terminal Princesa Isabel Circular: Terminal Bandeira, R. Sto. Antônio, Vd. Nove de Julho, Vd. Jacareí, R. Dona Maria Paula, Vd. Dona Paulina, Pça. Dr. João Mendes, R. Anita Garibaldi, Pça. Clóvis Bevilácqua, R. Roberto Simonsen, R. Venceslau Brás, Pça. da Sé, Páteo do Collégio, Vd. Boa Vista, R. Boa Vista, Lgo. São Bento, R. Libero Badaró, Vd. do Chá, Pça. Ramos de Azevedo, R. Cons. Crispiniano, Lgo. do Paissandú, Av. Rio Branco, Pça. Princesa Isabel, R. Helvétia, R. Guaianases, Term. Princesa Isabel, Pça. Princesa Isabel, Av. Rio Branco, Av. Ipiranga, Pça. da República, Av. São Luís, R. Sto. Antônio, Terminal Bandeira. Linha extinta.
2003/10 Terminal Parque Dom Pedro II Terminal Princesa Isabel Circular: Term. Parque Dom Pedro II, Viaduto Vinte e Cinco de Março, Av. Rangel Pestana, R. Vasco da Gama, R. do Gasômetro, Av. Mercúrio, Av. Senador Queirós, Av. Cásper Líbero, Pça. Alfredo Issa, Av. Ipiranga, Av. Rio Branco, Pça. Princesa Isabel, R. Helvétia, R. Guaianases, Term. Princesa Isabel, Pça. Princesa Isabel, Av. Rio Branco, Av. Ipiranga, Pça. da República, Av. São Luís, R. Cel. Xavier de Toledo, Vd. do Chá, R. Líbero Badaró, Lgo. São Francisco,R. Benjamin Constant, Pça. da Sé, Pça. Dr. João Mendes, R. Anita Garibaldi, Pça. Clóvis Bevilácqua, Av. Rangel Pestana, R. Bittencourt Rodrigues, Pça. Fernando Costa, R. General Carneiro, Pça. Ragueb Chohfi, Term. Parque Dom Pedro II. Linha extinta.
207U/10 Terminal Aricanduva Terminal Parque Dom Pedro II Ida: Term. Aricanduva, Av. Airton Pretini, Av. Celso Garcia, Largo da Concórdia, Rua do Gasômetro, Vd. Diário Popular, Term. Pq. Dom Pedro II.

Volta: Term. Pq. Dom Pedro II, Vd. Vinte e Cinco de Março, Av. Rangel Pestana, Vd. Maestro Alberto Marino, Largo da Concórdia, Av. Celso Garcia, R. Retiro, R. Honório Maia, R. Aiamá, Pça. Com. Adelino Ribeiro, R. Aiamá, Term. Aricanduva.

Linha extinta.
2101/10 Praça Silvio Romero Praça da Sé Ida: Pça. Silvio Romero, R. Pe. Adelino, R. Serra De Jairé, R. Tobias Barreto, R. dos Trilhos, Pça. Dos Industriários, R. Dos Capitães Mores, R. Da Mooca, R. João Antônio De Oliveira, R. Alm. Brasil, Av. Alcântara Machado, Av. Radial Leste, R. da Figueira, Viad. Antônio Nakashima, Av. Rangel Pestana, R. Roberto Símonsen, R. Venceslau Brás, Pça da Sé.

Volta: Pça. da Sé, Pça. Dr. João Mendes, R. Anita Garibaldi, Av. Rangel Pestana, Parque Dom Pedro II, Av. do Estado, Av. Radial Leste, Av. Alcântara Machado, Pça. Presidente Kennedy, R. dos Trilhos, R. Tobias Barreto, Pça. Silvio Romero.

Atualmente operada pela Ambiental com veículos movidos à gás diesel e em dias úteis.
2101/41 Praça Silvio Romero Terminal Vila Prudente Ida: Pça. Silvio Romero, R. Pe. Adelino, R. Serra De Jairé, R. Tobias Barreto, R. dos Trilhos, Pça. Dos Industriários, R. Dos Capitães Mores, R. Da Mooca, R. Taquari, Av. Paes de Barros, R. Trocari. Term. Vl. Prudente.

Volta: Term. Vl. Prudente, R. Ibitirama, R. Cap. Pacheco e Chaves, Av. Paes de Barros, R. dos Trilhos, R. Tobias Barreto, Pça. Silvio Romero.

Atualmente operada pela Ambiental com veículos movidos a óleo diesel e em dias úteis, tendo seu sistema alterado para circular, indo para o bairro Vila Prudente e não ao terminal, e seu itinerário alterado.
2102/10 Jardim Vila Formosa Praça da Sé Ida: Jd. Vl. Formosa, R. Rio Pari, Av. Carneiro Ribeiro, Av. João XXIII, Av. Dr. Eduardo Cotching, Pça. Dr. Sampaio Vidal, Av. Dr. Eduardo Cotching, Av. Reg. Feijó, Av. Salim Farah Maluf, R. Mj. Basílio, R. Fernando Falcão, R. Da Mooca, R. Itaqueri, R. dos Trilhos, Pça. Dos Industriários, R. Dos Capitães Mores, R. Da Mooca, R. João Antônio De Oliveira, R. Alm. Brasil, Av. Alcântara Machado, Av. Radial Leste, R. da Figueira, Viad. Antônio Nakashima, Av. Rangel Pestana, R. Roberto Símonsen, R. Venceslau Brás, Pça da Sé.

Volta: Pça. da Sé, Pça. Dr. João Mendes, R. Anita Garibaldi, Av. Rangel Pestana, Parque Dom Pedro II, Vd. Vinte e Cinco de Março, Av. Rangel Pestana, R. Piratininga, Av. Radial Leste, Av. Alcântara Machado, Pça. Presidente Kennedy, R. dos Trilhos, R. dos Donatários, R. Da Mooca, R. Do Acre, R. Água Rasa, Av. Reg. Feijó, Av. Dr. Eduardo Cotching, Pça. Dr. Sampaio Vidal, Av. Dr. Eduardo Cotching, Av. João XXIII, Av. Alberto Camus, Av. Dom Azeredo Coutinho, R. Rio Pari, Jd. Vl. Formosa.

Alterada para 3139/10 e destino final Pça. João Mendes
2270/10 Terminal São Mateus Terminal Parque Dom Pedro II O mesmo da 2290/21. Linha extinta, porém, 95% do trajeto dela ainda é atendido atualmente pela linha 2290/10, que serve seus terminais primário e secundário, adicionando avenidas como Ipiranga, São Luís e Praça Doutor João Mendes como parte de seu atendimento.
2280/10 Terminal Vila Carrão Praça Clóvis O mesmo da 2100/10 Linha extinta, porém 100% do seu trajeto é atualmente atendido pela linha 2100/10.
2290/41 Jardim Vila Formosa Terminal Princesa Isabel Ida: Jd. Vl. Formosa, R. Rio Pari, Av. Carneiro Ribeiro, Av. João XXIII, Av. Rio das Pedras, Av. 19 de Janeiro, Term. Vila Carrão, Av. 19 de Janeiro, Pça. 15 de Outubro, Av. Conselheiro Carrão, Vd. Antônio Abdo, R. Antônio de Barros, Av. Celso Garcia, Av. Rangel Pestana, Lgo. da Concórdia, Vd. do Gasômetro, R. do Gasômetro, Av. Mercúrio, Av. Senador Queirós, Av. Cásper Líbero, Pça. Alfredo Issa, Av. Ipiranga, Av. Rio Branco, Pça. Princesa Isabel, R. Helvétia, R. Guaianases, Term. Princesa Isabel.

Volta: Term. Princesa Isabel, Pça. Princesa Isabel, Av. Rio Branco, Av. Ipiranga, Pça. da República, Av. São Luís, R. Cel. Xavier de Toledo, Vd. do Chá, R. Libero Badaró, Lgo. São Francisco, R. Benjamin Constant, Pça. da Sé, Pça. Dr. João Mendes, R. Anita Garibaldi, Pça. Clóvis Bevilácqua, Av. Rangel Pestana, Vd. 25 de Março, Av. Rangel Pestana, Av. Celso Garcia, R. Cesário Galero,R. Honório Maia, Vd. Antônio Abdo, Av. Conselheiro Carrão, R. Gonçalo Nunes, R. Rodrigues Velho, Av. Conselheiro Carrão, Pça. 15 de Outubro, Av. 19 de Janeiro, Term. Vila Carrão, Av. 19 de Janeiro, Av. João XXIII, Av. Alberto Camus, Av. Dom Azeredo Coutinho, R. Rio Pari, Jd. Vl. Formosa.

Linha extinta.
2291/10 Terminal São Mateus Praça da República O mesmo da 2290/41 e N404/11. Linha extinta, porém, seu itinerário ainda é feito atualmente pela linha noturna N404/11.
2340/10 Terminal Penha Terminal Parque Dom Pedro II Ida: Term. Penha, R. Uraí, Av. Cangaíba, Av. Gabriela Mistral, R. Rodovalho Júnior, R. Cap. João Cesário, R. Capitão Avelino Carneiro, R. Com. Cantinho, R. Cel. Rodovalho, Av. Celso Garcia, Largo da Concórdia, Rua do Gasômetro, Vd. Diário Popular, Term. Pq. Dom Pedro II.

Volta: Term. Pq. Dom Pedro II, Vd. Vinte e Cinco de Março, Av. Rangel Pestana, Vd. Maestro Alberto Marino, Largo da Concórdia, Av. Celso Garcia, R. Cel. Rodovalho, R. Com. Cantinho, Pça. Oito De Setembro, Av. Penha de França, Av. Gabriela Mistral, Term. Penha.

Linha extinta, porém, seu itinerário ainda é feito atualmente pela linha 390E/10.
307U/10 Tatuapé (CERET) Butantã (USP) Ida: Tatuapé (CERET), R. Nestor de Barros, R. Monte Serrat, R. Cantagalo, R. Gonçalo Nunes, R. Rodrigues Velho, Av. Conselheiro Carrão, Pça. Quinze de Outubro, Av. Dezenove de Janeiro, Term. Vl. Carrão, Av. Dezenove de Janeiro, Av. João XXIII, Av. Dr. Eduardo Cotching, Pça. Dr. Sampaio Vidal, Av. Dr. Eduardo Cotching, Av. Reg. Feijó, Av. Salim Farah Maluf, R. Mj. Basílio, R. Fernando Falcão, R. Da Mooca, R. Itaqueri, R. dos Trilhos, Pça. Dos Industriários, R. Dos Capitães Mores, R. Da Mooca, R. João Antônio De Oliveira, R. Alm. Brasil, Av. Alcântara Machado, Av. Radial Leste, R. da Figueira, Viad. Antônio Nakashima, Av. Rangel Pestana, R. Roberto Símonsen, R. Venceslau Brás, Pça. da Sé, Pateo do Collegio, Vd. Boa Vista, R. Boa Vista, Lgo. São Bento, R. Líbero Badaró, Vd. do Chá, Pça. Ramos de Azevedo, R. Cons. Crispiniano, Lgo. do Paissandu, Av. São João, Av. Ipiranga, Pça. da República, Av. São Luís, Pça. Des. Mario Píres, R. Martins Fontes, R. Augusta, R. Colômbia, Av. Europa, Av. Cidade Jardim, Pte. Eng. Roberto Rossi Zuccolo, Av. dos Tajurás, Av. Lineu de Paula Machado, Av. Valdemar Ferreira, Pça. Vicente Rodrigues, Av. Afrânio Peixoto, Pça. Reynaldo Porchat, Av. da Universidade, Pça. Prof. Rubião Meira, Av. Prof. Lineu Prestes, Pça. Prof. Jorge Americano, Av. Prof. Luciano Gualberto, Pça. Ramos de Azevedo, Av. Prof. Almeida Prado, Butantã (USP).

Volta: Butantã (USP), Av. Prof. Almeida Prado, Pça. Ramos de Azevedo, Av. Prof. Luciano Gualberto, Pça. Prof. Jorge Americano, Av. Prof. Lineu Prestes, Pça. Prof. Rubião Meira, Av. da Universidade, Pça. Reynaldo Porchat, Av. Afrânio Peixoto, Pça. Vicente Rodrigues, Av. Valdemar Ferreira, Av. Lineu de Paula Machado, Av. dos Tajurás, Pte. Eng. Roberto Rossi Zuccolo, Av. Cidade Jardim, R. Amauri, Pça. Luís Carlos Paraná, Av. Brg. Faria Lima, Rua Gumercindo Saraiva, Av. Cidade Jardim, Av. Europa, R. Colômbia, R. Augusta, R. Marquês de Paranaguá, R. Frei Caneca, R. Caio Prado, R. da Consolação, R. Cel. Xavier de Toledo, Vd. do Chá, R. Líbero Badaró, Lgo. S. Francisco, R. Benjamim Constant, Pça. da Sé, Pça. Dr. João Mendes, R. Anita Garibaldi, Av. Rangel Pestana, Parque Dom Pedro II, Av. do Estado, Av. Radial Leste, Av. Alcântara Machado, Pça. Presidente Kennedy, R. dos Trilhos, R. dos Donatários, R. Da Mooca, R. Do Acre, R. Água Rasa, Av. Reg. Feijó, Av. Dr. Eduardo Cotching, Pça. Nossa Sra. das Vitórias, Av. Dr. Eduardo Cotching, Pça. Sto. Atanásio, R. Acuruí, R. Emília Marengo, R. Nestor de Barros, Tatuapé (CERET).

Linha extinta.
577U/10 Metrô Santa Cruz Butantã (USP) Ida: Metrô Sta. Cruz, R. Domingos De Morais, Rua Loefgren, R. Machado Bittencourt, R. Pedro de Toledo, Av. IV Centenário, R. Afonso Braz, R. Domingos Leme, R. Baltazar da Veiga, Av. Santo Amaro, Av. São Gabriel, Pça. Dom Gastão Liberal Pinto, R. Joaquim Floriano, R. Iguatemi, Pça. Luis Carlos Paraná, Av. Brg. Faria Lima, Rua Gumercindo Saraiva, Av. Cidade Jardim, Pte. Eng. Roberto Rossi Zuccolo, Av. dos Tajurás, Av. Lineu de Paula Machado, Av. Valdemar Ferreira, Pça. Vicente Rodrigues, Av. Afrânio Peixoto, Pça. Reynaldo Porchat, Av. da Universidade, Pça. Prof. Rubião Meira, Av. Prof. Lineu Prestes, Pça. Prof. Jorge Americano, Av. Prof. Luciano Gualberto, Pça. Ramos de Azevedo, Av. Prof. Almeida Prado, Butantã (USP).

Volta: Butantã (USP), Av. Prof. Almeida Prado, Pça. Ramos de Azevedo, Av. Prof. Luciano Gualberto, Pça. Prof. Jorge Americano, Av. Prof. Lineu Prestes, Pça. Prof. Rubião Meira, Av. da Universidade, Pça. Reynaldo Porchat, Av. Afrânio Peixoto, Pça. Vicente Rodrigues, Av. Valdemar Ferreira, Av. Lineu de Paula Machado, Av. dos Tajurás, Pte. Eng. Roberto Rossi Zuccolo, Av. Cidade Jardim, R. Amauri, Pça. Luís Carlos Paraná, Av. Brg. Faria Lima, Rua Tabapuã, Av. São Gabriel, Pça. Dom Gastão Liberal Pinto, Av. São Gabriel, Av. Santo Amaro, R. Afonso Braz, Av. IV Centenário, R. Moçambique, Praça Prof. Vicente Rao, R. Dom Henrique, R. Pedro de Toledo, Av. Ibirapuera, R. Borges Lagoa, R. Domingos De Morais, Metrô Sta. Cruz.

Linha extinta.
637P/10 Terminal Santo Amaro Pinheiros Ida: Term. Sto. Amaro, R. Pe. José Maria, Av. Pe. José Maria, Av. Adolfo Pinheiro, Av. Santo Amaro, Av. São Gabriel, Pça. Dom Gastão Liberal Pinto, R. Joaquim Floriano, R. Iguatemi, Pça. Luis Carlos Paraná, Av. Brg. Faria Lima, R. dos Pinheiros, R. Cunha Gago, R. Baltazar Carrasco, Av. Brg. Faria Lima, Pinheiros.

Volta: Pinheiros, Av. Brg. Faria Lima, Pça. Luís Carlos Paraná, Av. Brg. Faria Lima, Rua Tabapuã, Av. São Gabriel, Pça. Dom Gastão Liberal Pinto, Av. São Gabriel, Av. Santo Amaro, R. Nove de Julho, Av. Adolfo Pinheiro, Av. Pe. José Maria, Term. Sto. Amaro.

Atualmente operada pela Gatusa, como Terminal Santo Amaro - Terminal Pinheiros.
6500/10 Terminal Santo Amaro Terminal Bandeira Ida: Term. Bandeira, Av. Nove de Julho, Vd. Dr. Plínio de Queirós, Av. Nove de Julho, Túnel Nove de Julho, Av. Nove de Julho, Av. São Gabriel, Pça. Dom Gastão Liberal Pinto, Av. São Gabriel, Av. Santo Amaro, R. Nove de Julho, Av. Adolfo Pinheiro, Av. Pe. José Maria, Term. Sto. Amaro.

Volta: Term. Sto. Amaro, R. Pe. José Maria, Av. Pe. José Maria, Av. Adolfo Pinheiro, Av. Santo Amaro, Av. São Gabriel, Pça. Dom Gastão Liberal Pinto, Av. São Gabriel, Av. Nove de Julho, Túnel Nove de Julho, Av. Nove de Julho, Vd. Dr. Plínio de Queirós, Av. Nove de Julho, Term. Bandeira.

Operada atualmente pela Viação Campo Belo, tendo atualmente o Terminal Santo Amaro, como terminal primário.
6504/10 Expresso Nove de Julho O mesmo da 6500/10, porém sem paradas. Linha extinta.
702P/10 Belém Pinheiros Ida: Belém, R. Elói Cerqueira, Largo São José do Belém, R. Cajuru, R. Belém, R. Martim Afonso, Av. Celso Garcia, R. do Gasômetro, Av. Mercúrio, Av. Senador Queirós, Av. Cásper Líbero, Pça. Alfredo Issa, Av. Ipiranga, Pça. da República, Av. São Luís, Pça. Des. Mario Píres, R. Martins Fontes, R. Augusta, R. Colômbia, Av. Brasil, Al. Gabriel Monteiro da Silva, Av. Brg. Faria Lima, R. dos Pinheiros, R. Cunha Gago, R. Baltazar Carrasco, Av. Brg. Faria Lima, Pinheiros.

Volta: Pinheiros, Av. Brg. Faria Lima, R. Jacarezinho, Rua Ceilão, Al. Gabriel Monteiro da Silva, Av. Brasil, Pça. Adolpho Bloch, R. México, R. Peru, R. Colômbia, R. Augusta, R. Marquês de Paranaguá, R. Frei Caneca, R. Caio Prado, R. da Consolação, R. Cel. Xavier de Toledo, Vd. do Chá, R. Líbero Badaró, Lgo. S. Francisco, R. Benjamim Constant, Pça. da Sé, Pça. Dr. João Mendes, R. Anita Garibaldi, Av. Rangel Pestana, Parque Dom Pedro II, Vd. Vinte e Cinco de Março, Av. Rangel Pestana, Vd. Maestro Alberto Marino, Largo da Concórdia, Av. Celso Garcia, R. Belém, Largo São José do Belém, R. Júlio De Castilho, R. Elói Cerqueira, Belém.

Linha extinta. Teve seu terminal primário alterado para o Terminal Penha, e tendo duas linhas derivadas: a 702P/21 (Terminal Parque Dom Pedro II - Pinheiros) e a 702P/42 (Terminal Parque Dom Pedro II - Butantã), ambas, operadas por trólebus, e mais tarde, por veículos movidos à gás diesel, e hoje, todas extintas.
7110/10 Butantã (USP) Terminal Parque Dom Pedro II Ida: Butantã (USP), Av. Prof. Almeida Prado, Pça. Ramos de Azevedo, Av. Prof. Luciano Gualberto, Pça. Prof. Jorge Americano, Av. Prof. Lineu Prestes, Pça. Prof. Rubião Meira, Av. da Universidade, Pça. Reynaldo Porchat, Av. Afrânio Peixoto, Pça. Vicente Rodrigues, Av. Valdemar Ferreira, Av. Lineu de Paula Machado, Av. dos Tajurás, Pte. Eng. Roberto Rossi Zuccolo, Av. Cidade Jardim, R. Amauri, Pça. Luís Carlos Paraná, Av. Brg. Faria Lima, Rua Gumercindo Saraiva, Av. Cidade Jardim, Av. Europa, R. Colômbia, R. Augusta, R. Marquês de Paranaguá, R. Frei Caneca, R. Caio Prado, R. da Consolação, R. Cel. Xavier de Toledo, Vd. do Chá, R. Líbero Badaró, Lgo. S. Francisco, R. Benjamim Constant, Pça. da Sé, Pça. Dr. João Mendes, R. Anita Garibaldi, Av. Rangel Pestana, R. Dr. Bitencourt Rodrigues, R. Gen. Carneiro, Pq. D. Pedro II, Term. Pq. D. Pedro II.

Volta: Term. Pq. D. Pedro II, Pq. D. Pedro II, Av. Rangel Pestana, R. Roberto Símonsen, R. Venceslau Brás, Pça. da Sé, Pateo do Collegio, Vd. Boa Vista, R. Boa Vista, Lgo. São Bento, R. Líbero Badaró, Vd. do Chá, Pça. Ramos de Azevedo, R. Cons. Crispiniano, Lgo. do Paissandu, Av. São João, Av. Ipiranga, Pça. da República, Av. São Luís, Pça. Des. Mario Píres, R. Martins Fontes, R. Augusta, R. Colômbia, Av. Europa, Av. Cidade Jardim, Pte. Eng. Roberto Rossi Zuccolo, Av. dos Tajurás, Av. Lineu de Paula Machado, Av. Valdemar Ferreira, Pça. Vicente Rodrigues, Av. Afrânio Peixoto, Pça. Reynaldo Porchat, Av. da Universidade, Pça. Prof. Rubião Meira, Av. Prof. Lineu Prestes, Pça. Prof. Jorge Americano, Av. Prof. Luciano Gualberto, Pça. Ramos de Azevedo, Av. Prof. Almeida Prado, Butantã (USP).

Linha extinta. Competia bastante com a linha 702P/42, citada acima.
775T/10 Pinheiros Metrô Santa Cruz Ida: Pinheiros, Av. Brg. Faria Lima, Pça. Luís Carlos Paraná, Av. Brg. Faria Lima, Rua Tabapuã, Av. São Gabriel, Pça. Dom Gastão Liberal Pinto, Av. São Gabriel, Av. Santo Amaro, R. Afonso Braz, Av. IV Centenário, R. Moçambique, Praça Prof. Vicente Rao, R. Dom Henrique, R. Pedro de Toledo, Av. Ibirapuera, R. Borges Lagoa, R. Domingos De Morais, Metrô Sta. Cruz.

Volta: Metrô Sta. Cruz, R. Domingos De Morais, Rua Loefgren, R. Machado Bittencourt, R. Pedro de Toledo, Av. IV Centenário, R. Afonso Braz, R. Domingos Leme, R. Baltazar da Veiga, Av. Santo Amaro, Av. São Gabriel, Pça. Dom Gastão Liberal Pinto, R. Joaquim Floriano, R. Iguatemi, Pça. Luis Carlos Paraná, Av. Brg. Faria Lima, R. dos Pinheiros, R. Cunha Gago, R. Baltazar Carrasco, Av. Brg. Faria Lima, Pinheiros.

Linha extinta.
9300/10 Terminal Casa Verde Terminal Parque Dom Pedro II Ida: Term. Casa Verde, Av. Eng. Caetano Alvares, Av. Casa Verde, R. Dom Amaral Mousinho, Pça. Delegado Amoroso Neto, Av. Ordem E Progresso, Pte. Do Limão, Av. Ordem E Progresso, Pça. Luis Carlos Mesquita, Av. Mq. De São Vicente, R. Norma Pieruccini Giannotti, Av. Rudge, Vd. Eng. Orlando Murgel, Av. Rio Branco, Pça. Princesa Isabel, R. Helvétia, R. Guaianases, Term. Princesa Isabel, Pça. Princesa Isabel, Av. Rio Branco, Av. Ipiranga, Pça. da República, Av. São Luís, Rua Sto. Antônio, Terminal Bandeira, Rua Sto. Antônio, Vd. Nove de Julho, Vd. Jacareí, R. Dona Maria Paula, Vd. Dona Paulina, Pça. Dr. João Mendes, R. Anita Garibaldi, Pça. Clóvis Bevilácqua, Av. Rangel Pestana, R. Dr. Bitencourt Rodrigues, R. Gen. Carneiro, Pq. D. Pedro II, Term. Pq. D. Pedro II.

Volta: Term. Parque Dom Pedro II, Viaduto Vinte e Cinco de Março, Av. Rangel Pestana, R. Vasco da Gama, R. do Gasômetro, Av. Mercúrio, Av. Senador Queirós, Av. Cásper Líbero, Pça. Alfredo Issa, Av. Ipiranga, Av. Rio Branco, Pça. Princesa Isabel, R. Helvétia, R. Guaianases, Term. Princesa Isabel, Pça. Princesa Isabel, Av. Rio Branco, Vd. Eng. Orlando Murgel, Av. Rudge, R. Javaés, R. Visc. de Taunay, R. Norma Pieruccini Giannotti, Av. Mq. De São Vicente, Pça. Luis Carlos Mesquita, Av. Ordem E Progresso, Pte. Do Limão, Av. Ordem E Progresso, Pça. Delegado Amoroso Neto, R. Dr. Ribas Botelho, R. Reims, R. Domingos Tôrres, Av. Eng. Caetano Alvares, Term. Casa Verde.

Operou até 2002 com trólebus. A Sambaíba a assumiu em seguida, com a desativação de várias linhas de trólebus neste ano, sendo operada até hoje pela mesma.
Trólebus articulado Volvo. Adquirido em 1985 e reformado na década de 90. Veículo este já retirado de circulação.
Trólebus paulistano no Terminal Vila Carrão, Zona Leste de São Paulo (Veículo desativado)
Trólebus do sistema municipal da Cidade de São Paulo na Avenida Paes de Barros, Mooca (veículo desativado).

Frota Operacional de Trólebus Em São Paulo[editar | editar código-fonte]

Prefixos Carroceria/Modelo Chassi Motor/Tração Potência Ano Quantidade
4 1501 a 4 1590, 4 1592 a 4 1600 CAIO Millennium BRT (três eixos) Scania K270 WEG / Eletra 210 kW 2012-2013 99
4 1601 a 4 1610 CAIO Millennium BRT MAN-Volkswagen WEG / Eletra 165 kW 2013-2014 10
4 1500, 4 1764 a 4 1773 Busscar Urbanuss Pluss Busscar (monobloco) WEG 165 kW 2007-2009 11
4 1774 CAIO Millennium II Mercedes-Benz O500U WEG / Eletra 165 kW 2011-2012 1
4 1775 CAIO Millennium II (três eixos) Scania K270 WEG / Eletra 210 kW 2011 1
4 1776 a 4 1837, 4 1902 a 4 1917 CAIO Millennium III Mercedes-Benz O500U WEG / Eletra 165 kW 2011-2012 78
4 1901 IBRAVA Trólebus Tutto WEG 165 kW 2009 1
TOTAL 201

Histórico da frota do sistema de trólebus de São Paulo[editar | editar código-fonte]

Marca/modelo Ano País
ACF Brill 1947 EUA
Pulman Westinghouse 1945 EUA
British United Tration 1948 Inglaterra
Wayne Westinghouse 1946 EUA
Henschel Siemens 1950 Alemanha
Grassi - Villares 1958 - 1960 Brasil
Magirus-Deutz - Striuli (Ônibus a diesel convertido a trólebus) 1971 Alemanha
Trólebus CMTC Scania 1963 - 1969 Brasil
Trólebus GMC-ODC CMTC 1963 - 1969 Brasil
Trólebus FNM Villares CMTC 1963 - 1969 Brasil
Westran Villares CMTC 1963 - 1969 Brasil
Massari - Villares 1963 - 1969 Brasil
Mercedes-Benz BBC Siemens 1979 Alemanha
Ciferal Amazonas Scania tectronics (posteriormente reencarroçado como Marcopolo Torino GV) 1978 -1982 Brasil
Marcopolo San Remo Scania tectronics (Posteriormente reencarroçado como Marcopolo Torino GV) 1979 - 1982 Brasil
Mafersa M-210 Villares 1984 - 1989 Brasil
Cobrasma Vilares Powertronics 1984 - 1989 Brasil
CAIO Amélia Volvo villares (Protótipo Articulado) (Posteriormente reencarroçado como Marcopolo Torino GV) 1984 Brasil
Marcopolo Torino Scania Villares (Articulado)(Posteriormente reencarroçado como Marcopolo Torino GV) 1984 Brasil
Neobus Mega GEVISA Mercedes-Benz 1998 Brasil
Marcopolo Torino Volvo B58 GEVISA 1997 - 1998 Brasil
Marcopolo Torino Volvo B58 Powertronics 1996 - 1998 Brasil
Marcopolo Torino Scania BR116 Powertronics 1996 - 1999 Brasil
Trólebus Mafersa Villares. Adquiridos pela CMTC a partir de 1985, operaram até meados de 2003, quando a gestão Marta Suplicy iniciou uma política de desativação parcial do sistema de trólebus

Referências

  1. Roney Domingos (5 de dezembro de 2010). «Eletropaulo transfere manutenção da rede de trólebus para SPTrans». G1-SP. Consultado em 1 de fevereiro de 2020 
  2. 800 ônibus apodrecem em garagem de SP


Ligações externas[editar | editar código-fonte]