Jaminauás

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Yaminawa)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Se procura pela língua da família lingüística pano, falada pelos Jaminauás, veja Língua jaminauá.
Yaminawá
População total

2684[1]

Regiões com população significativa
 Brasil (AC) 1454 2014 (Siasi/Sesai)
 Bolívia 630 1997
 Peru 600 2007 (Inei)
Línguas
Religiões

Os Jaminauás, também chamados Jaminawa, Iaminauá ou Yaminawá, são um grupo indígena que habita o estado brasileiro do Acre (mais precisamente nas Terras Indígenas do Alto Rio Purus, da Cabeceira do Rio Acre, Jaminawa do Igarapé Preto, Jaminawa Arara do Rio Bagé e Mamoadate), além do Peru (departamento de Ucayali região de Loreto) e da Bolívia (departamento de Pando). Falam a língua jaminauá, da família linguística pano. Em 2010, o grupo era constituído de 1.298 indívíduos, segundo dados da Funasa.[2]

Habitam o centro da mata ou a periferia miserável das cidades - no primeiro caso, representando os "ferozes selvagens" que assombram os seringais, e, no segundo, o índio deculturado que esmola pelas ruas, expressão de um dos aspectos mais dramáticos do processo de ocupação da Amazônia.[2].

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre povos indígenas é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.