Fazenda Botafogo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Fazenda Botafogo é um conjunto habitacional localizado dentro do bairro de Coelho Neto.

Fazenda Botafogo

História[editar | editar código-fonte]

O Conjunto foi criado juntamente com o Distrito Industrial que leva o mesmo nome no final da década de 1970. O conjunto possui 86 prédios com 40 apartamentos cada, dando uma estimativa de 17.000 moradores. Além dos edifícios que compõem a Fazenda Botafogo, existem ainda as casa do IAPC de Coelho Neto.

O conjunto tem como limites o Rio Acari ao Norte e a Oeste, que faz divisa respectivamente com os bairros da Pavuna, Costa Barros e Barros Filho, e a Avenida Pastor Martin Luther King Jr, juntamente com a linha 2 do Metrô, fazendo divisa com o bairro de Acari.

Muitos confundem a Fazenda Botafogo como bairro, ou até mesmo, fazendo parte de Acari, mas o Conjunto esta dentro de Coelho Neto, de acordo com a Lei de Abairramento do município do Rio de Janeiro.

Vista de Fazenda Botafogo

É um local bem servido de transporte, tendo além da Avenida Martin Luther King Jr. e da Linha 2 do Metrô, a Avenida Brasil com várias linhas de transportes para o Centro, Zone Oeste, Zona Norte e Baixada Fluminense. Nele fica localizada a Estação Acari-Fazenda Botafogo do metrô.[1]

Possui também a Vila Olímpica Clara Nunes, da prefeitura, inaugurada em 2003. O conjunto também é bem servido de educação, com 2 escolas e 2 creches Municipais, Associação de Moradores, Posto Policial, Centro Social Urbano, farto comércio, uma praça, além de vários campos de futebol e lazer.

Próximo do Conjunto, tem o PAM de Coelho Neto, mais duas escolas municipais, uma escola estadual, a Igreja de São Jerônimo, além de várias outras escolas particulares.

Na Fazenda Botafogo fica a escola de samba Quilombo.

A localidade conta com o conjunto de Mídia Comunitária Graça & Paz (Rádio, Jornal e Estúdio audiovisual) veja www.midiagp.com

A estação recebeu o nome original do local, que foi um engenho de açúcar no passado. Sua construção é uma antiga reivindicação de seus habitantes.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências