Portal:Tibete

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Conteúdo · Temas gerais · Resumo do conhecimento · Portais · Categorias · Anexos por tema · Glossários · Índice A-Z

Tibete

Bandeira do Tibete.
China Tibet.svg
Kailash (Gang Rinpoche, གངས་རིན་པོ་ཆེ)

TACHI DELEK
བཀྲ་ཤིས་བདེ་ལེགས།
!

O Tibete (tibetano: བོད་Wylie: bod, pronunciado [pʰø̀ʔ]; chinês: 西藏, pinyin: Xīzàng) é uma região do planalto na Ásia, ao norte do Himalaia. É a pátria tradicional do povo tibetano, assim como alguns outros grupos étnicos, tais como Monpas, Qiang e Lhobas, e é habitada por um número considerável de pessoas Han e Hui. O Tibete é a região mais alta do mundo, com uma altitude média de 4.900 metros. É por vezes referido como o "teto do mundo". A economia do Tibete é dominada pela agricultura de subsistência, embora o turismo se tornou uma indústria crescente na região nas últimas décadas. A religião dominante no Tibete é o budismo tibetano, embora haja minorias muçulmanas e cristãs. O budismo tibetano é uma influência principal na arte, música e festivais da região. A arquitetura tibetana reflete influências chinesas e indianas. Os alimentos básicos no Tibete são cevada torrada, carne de iaque e chá de manteiga.


Mostrar novas seleções

Artigo destacado

A face norte do Monte Everest visto do caminho para o acampamento-base na Região Autônoma do Tibete, República Popular da China.

O Himalaia, Himalaias ou Cordilheira do Himalaia é a mais alta cadeia montanhosa do mundo, localizada entre a planície indo-gangética, ao sul, e o planalto tibetano, ao norte. A cordilheira abrange cinco países (Índia, China, Butão, Nepal, Paquistão) e contém a montanha mais alta do planeta, o Monte Everest. O nome Himalaia vem do sânscrito e significa "morada da neve". Os Himalaias espalham-se, de oeste para leste, do vale do rio Indo ao vale do rio Bramaputra, formando um arco de cerca de 2500 km de extensão e com uma largura variando de 400 km no oeste, na região da Caxemira-Tibete, a 150 km no leste, na região do Tibete-Arunachal Pradesh.

(Ler mais...)


Biografia

Dalai Lama 1430 Luca Galuzzi 2007crop.jpg

Jetsun Jamphel Ngawang Lobsang Yeshe Tenzin Gyatso (nascido Lhamo Döndrub, em tibetano: ལྷ་མོ་དོན་འགྲུབ་, Wylie: Lha-mo Don-'grub, AFI[l̥ámo tʰø̃ ̀ɖup] Taktser, 6 de julho de 1935) é um religioso tibetano, atual Dalai Lama (14º da linhagem), líder religioso do budismo tibetano. Considerado a reencarnação do bodisatva da compaixão, Tenzin Gyatso é monge e geshe (doutor) em filosofia budista, recebeu o Nobel da Paz e foi agraciado com mais de 100 títulos honoris causa.

(Ler mais...)


Mapa

TAR-TAP-TAC.png

Subdivisão administrativa autônoma do Tibete da República Popular da China.


Imagem selecionada

IMG 1565 Yamdrok Tso.jpg

O Lago Yamdrok, um dos três maiores lagos sagrados do Tibete.

Sabia que?

... que a espécie Lhasa apso tem origem no Tibete?

... que o Tibete foi governado praticamente por um só regente por mais de 100 anos no século XIX?

... que o leão das neves é um símbolo para os tibetanos?


Categorias

Tema

Portais relacionados

Wikimedia

Tibete no Wikinotícias     Tibete no Wikiquote     Tibete no Wikilivros     Tibete no Wikisource     Tibete no Wikcionário     Tibete na Wikiversidade     Tibete no Wikivoyage     Tibete no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
//pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/TibeteWikinews-logo.png
//pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/TibeteWikiquote-logo.svg
//pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/TibeteWikibooks-logo.png
//pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/TibeteWikisource-logo.svg
//pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/TibeteWiktionary-logo-en.svg
//pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/TibeteWikiversity-logo.svg
//pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/TibeteWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:TibeteCommons-logo.svg