Alicia Machado

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Alicia Machado
Alicia Machado coroada Miss Universo 1996
Foto: Benjamin Gibbs
© 1995-2009 Pageant News Bureau, Inc.
Nome completo Yoseph Alicia Machado Fajardo
Data de nascimento 6 de dezembro de 1976 (40 anos)
Local de nascimento Maracay, Venezuela
Nacionalidade Venezuela venezuelana
Altura 1,73 m
Títulos Miss Universo 1996

Yoseph Alicia Machado Fajardo (Maracay, 6 de dezembro de 1976) é uma rainha da beleza, atriz e cantora venezuelana, eleita Miss Universo 1996.

Trajetória de miss[editar | editar código-fonte]

Foi a quarta venezuelana a ganhar a coroa do Miss Universo. Ganhou o Miss Venezuela 1995, representado o estado de Yaracuy. Apesar de não ser a favorita, Machado surpreendeu a todos quando ganhou em 1996 o Miss Universo, realizado em Las Vegas.

Ela venceu tornando-se a quarta Miss Universo venezuelana em dezessete anos.[1] Seu reinado foi muito diferente de suas antecessoras. Se não possuía o refinamento e o glamour das venezuelanas anteriores, ganhava de todas em espontaneidade e em muitas vezes passava dos limites. Teve um dos reinados mais controversos da história, ganhando mais de dez quilos durante o reinado; Donald Trump ameaçou destroná-la, o que a fez se submeter a uma pesada rotina de dietas e exercícios, sempre com a imprensa internacional cobrindo seus passos.[2]

Depois de passar a coroa à sucessora no ano seguinte, tornou-se uma atriz polêmica, aparecendo em telenovelas, séries e reality shows. Em 2006, apareceu nua nas páginas da edição mexicana da Playboy. A última polêmica em que se envolveu foi em 2010, quando a BBC Mundo exigiu que ela fechasse sua conta no twitter, depois de mensagem de Alicia demandando pela "paz entre as duas Chinas" (referindo-se à Coreia do Norte e Coreia do Sul).[2] O site internacional especializado em concurso de beleza Global Beauties a considera a mais bela Miss Universo da década de 1990.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Atuou em seis telenovelas, e seu primeiro disco (Alicia Machado) foi lançado no mercado latino em maio de 2004. Foi a primeira Miss Universo da história a posar nua. O ensaio de Alicia foi feito para a edição mexicana da revista Playboy de fevereiro de 2006.[3]

Nesse mesmo ano, participou da cobertura da Copa do Mundo FIFA 2006 na Alemanha para o canal mexicano Televisa. Participou também da versão espanhola do programa A Fazenda, La Granja.[4]

Machado recebeu sua coroa da norte-americana Chelsi Smith e foi antecessora da também americana Brook Mahealani Lee. Doze anos depois,a Venezuela ganharia novamente o Miss Universo com Dayana Mendoza, que iria coroar outra venezuelana Stefanía Fernandez.

Telenovelas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Ganadoras Miss Universo». bellezavanazolana. Consultado em 5 de junho de 2013 
  2. a b «Miss Universe 1996 - Alicia Machado». GlobalBeauties. Consultado em 5 de junho de 2013 
  3. El Universal. «Alicia Machado volta a posar nua» (em espanhol). Consultado em julho de 2010  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  4. Esmas.com. «Ex-miss Universo participa de reality-show espanhol» (em espanhol). Consultado em fevereiro de 2005  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Precedido por
Chelsi Smith
Miss Universo
1996
Sucedido por
Brook Lee