Saltar para o conteúdo

Guaratinguetá Futebol Ltda.: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Desfeita a edição 22208559 de 200.99.207.170 (discussão | contribs)
Etiqueta: Ligações internas removidas
Linha 213: Linha 213:


== Torcidas organizadas ==
== Torcidas organizadas ==
Nenhuma torcida.
O Guaratinguetá possui as seguintes [[torcidas organizadas]]:
* Fúria Tricolor
* Torcida Jovem
* Nação Especialista
* Camisa 14
* Torcida do Alambrado
* Tricolor do Vale
* Sangue Tricolor
* Paladinos da Garça
* Mafia Tricolor


== {{Veja também}} ==
== {{Veja também}} ==

Revisão das 03h14min de 16 de outubro de 2010

Americana
Ficheiro:Americana Futebol LTDA
Nome Guaratinguetá Futebol Ltda.
Alcunhas Guará
Garça do Vale
Tricolor do Vale
Mascote Garça
Fundação 1 de outubro de 1998 (26 anos)
Estádio Ninho da Garça
Capacidade 15.769
Presidente Brasil Eduardo Ferreira
Treinador(a) Brasil Roberto Fonseca
Patrocinador(a) Candide
Embratel
Ferramentas Western
BM Sua Casa
Urmet Daruma
Buriti Shopping
Unimed Guaratinguetá
Material (d)esportivo BrasilLupo
Competição Campeonato Paulista
Brasil Série B
Ranking nacional 153° lugar, 32 pontos
Website www.guarafutebol.com.br
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo

O Americana Futebol Ltda. (ex-Guaratinguetá Futebol LTDA) é um clube brasileiro de futebol da cidade paulista de Americana. Foi fundado em 1 de outubro de 1998 "como Guaratingueta Esporte Clube", no dia 15 de outubro de 2010 o clube confirmou sua mudança para a cidade de americana, o clube iniciariará suas atividades na nova cidade a partir de janeiro de 2011 . Tem como apelidos "Tricolor do Vale" e "Guará", e suas cores são vermelho, azul e branco.

História

O Guaratinguetá Futebol Ltda. foi fundado com o nome de Guaratinguetá Esporte Clube, carinhosamente conhecido como Guará. Disputou sua primeira competição profissional em 2000 na Quinta Divisão, que foi extinta, e terminou na quinta colocação, não conseguindo subir de divisão.

Já em 2001, quando tinha no elenco Marcinho Guerreiro (jogador que ficaria conhecido em 2004 jogando pela Palmeiras), a equipe terminou na terceira posição e subiu para o Campeonato Paulista - Série B1. Logo em sua estreia em 2002, a equipe terminou como vice-campeã, conseguindo assim, o acesso para a Série A3. No ano seguinte, o time disputa o Campeonato Paulista Série A3 e não passa da primeira fase.

Em 2004, chega ao clube o empresário Sony Douer, da empresa Sony Sports para gerenciar o futebol no clube ao lado do presidente Carlos Arini (Carlito), e o Guaratinguetá Esporte Clube muda o nome para Guaratinguetá Futebol Ltda. Assim, o time terminou o campeonato na terceira colocação e conseguiu o acesso para o Campeonato Paulista - Série A2 de 2005. Em sua estreia na Série A2 daquele ano, o time terminou na 17ª colocação e por pouco, não foi rebaixado.

Já em 2006, veio a redenção. A equipe mantém a regularidade até o fim e, com um empate por 1x1 contra o Barueri jogando fora de casa, termina o campeonato na quarta posição e consegue o acesso para a elite do futebol paulista.

Em 2007, disputa pela primeira vez a Primeira Divisão (ou Série A-1) do Campeonato Paulista de Futebol, tentando alcançar os feitos da Associação Esportiva Guaratinguetá, extinto clube da cidade. Logo em sua estreia na Série A1 em 2007, o time consegue o título de Campeão do Interior contra o Noroeste jogando em Bauru.

Em 2008, feito ainda maior: o time tem a melhor campanha na primeira fase comandado pelo camisa 10 Michael e consegue a classificação para as semifinais do campeonato estadual e a vaga na Copa do Brasil de 2009. Na semifinal, a equipe enfrenta a Ponte Preta e é eliminada após perder as duas partidas (1x0 fora, e 2x1 em casa).

Depois, ainda em 2008, o time participa pela primeira vez do Campeonato Brasileiro da Série C. Mesmo não jogando em seu estádio (no qual o gramado estava sendo reformado), o time faz uma boa campanha e termina na nona colocação de 64 equipes participantes, não conseguindo o acesso, porém com vaga garantida na série C do ano seguinte, que seria disputada por 20 clubes.

Em 2009, o time vai mal no Campeonato Paulista e termina o certame na 17ª posição, sendo assim, rebaixado para a segunda divisão. Na Copa do Brasil, o time passa pela Caxias vencendo por 2x0 em casa, e perdendo de 2x1 fora. Depois, pega o Atlético Mineiro e empata em casa por 2x2 e perde por 2x0 fora, sendo assim, eliminado da competição. Contudo, no Campeonato Brasileiro da Série C, veio a redenção: o time venceu todas as partidas no Ninho da Garça na primeira fase e foi enfrentar novamente a Caxias para decidir vaga na Série B. Com uma vitória em casa por 2x0 e empatando fora por 1x1 (com gol do lateral-esquerdo Edu Pina) no dia 16 de agosto de 2009, a equipe conseguiu o acesso ao Campeonato Brasileiro da Série B de 2010. Na semifinal, o time enfrentou o América Mineiro, com uma vitória em casa por 2x1 e uma derrota fora pelo mesmo placar, a decisão foi para os pênaltis e o time foi eliminado. Mas, a vaga na Série B já estava garantida. No dia 30 de setembro de 2009, o presidente Carlos Arini deixa o clube e dá lugar ao até então diretor de futebol Eduardo Ferreira na presidência do Guará.

No dia 25 de abril de 2010, o time vence o União São João de Araras no Estádio Dario Rodrigues Leite por 4x1, em jogo válido pela série A2 do campeonato Paulista, e consegue o acesso de volta à série A1 do Campeonato Paulista de 2011.

Em 2010, irá disputar o Campeonato Brasileiro - Série B devido ao acesso obtido na Série C em 2009 ao chegar em 3º lugar.

Agora a Sony Sports deixou o Guaratinguetá e irá se dirigir para a cidade de Americana, finalizando a trajetória de sucesso do clube.

Títulos

Estaduais


Campanhas de destaque

Elenco atual

Atualizado em 8 de setembro de 2010.


Goleiros
Jogador
Brasil Éverson
Brasil Edilson
Brasil Jaílson
Defensores
Jogador Pos.
Brasil Álvaro Z
Brasil Rocha Z
Brasil Éverton Z
Brasil Gustavo Bastos Z
Brasil Augusto Luiz Z
Brasil Júlio César Z
Brasil Diego Araújo Z
Brasil Jorge Luiz Z
Brasil Welder L
Brasil Fábio Silva L
Brasil Renato Peixe L
Brasil Hugo L
Meio-campistas
Jogador Pos.
Brasil Roberto V
Brasil César Santiago V
Brasil Leandro V
Brasil Dias V
Brasil Célio V
Brasil Marielson V
Brasil Goéber V
Brasil Gercimar V
Brasil Galiardo V
Brasil Marcinho M
Brasil Allan M
Brasil Nenê M
Brasil Marquinhos M
Brasil Crivellaro M
Atacantes
Jogador
Brasil Paulinho Pedalada
Brasil Lúcio Flávio
Brasil Bruno Poá
Brasil Serginho
Brasil Diego Dedoné
Brasil Vágner Carioca
Brasil Tozin
Comissão técnica
Nome Pos.
Brasil Roberto Fonseca T

Ídolos

Uniformes

Uniformes atuais

Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Primeiro Uniforme
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Segundo Uniforme

Uniformes dos goleiros

  • Azul claro com detalhes azuis marinho;
  • Cinza com detalhes brancos.
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time


Clássicos

Os principais clássicos são contra os clubes das cidades vizinhas do Vale do Paraíba; Taubaté, São José e Bragantino. A rivalidade é originária do antigo clube de futebol da cidade de Guaratinguetá - A Esportiva - e também pelo título de principais cidades do Vale do Paraíba.

Torcidas organizadas

Nenhuma torcida.

Ver também

Ligações externas