Karmang

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde janeiro de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Karmang o perverso é um personagem fictício da DC Comics. Ele é um perverso feiticeiro que viveu no planeta Marte no universo da Terra 1. Sua estréia e única aparição (Pré-Crise) foi em All-New Collectors' Edition #C-58 (No Brasil, Superman vs Shazam, da EBAL). Criado por Gerry Conway a Rich Buckler.

Origem[editar | editar código-fonte]

Karmang viveu em Marte, e é o único sobrevivente de uma civilização marciana de mais de um milhão de anos atrás, ainda mais antiga que a civilização de J'Onn J'Onnz (o Caçador de Marte), civilização avançada em todos os sentidos (Apesar da coloração da pele, é incerto se a raça de Karmang tem ligação com os marcianos brancos). Depois duma experiencia científica que fez o outrora bondoso Karmang imortal, toda sua civilização foi morta pelas energias desprendidas como resultado. Karmang, assombrado pelos fantasmas de seus compatriotas, mudou sua personalidade através dos milenios, tornando-se perverso e louco.

Karmang evoca Adão Negro (arquiinimigo do Capitão Marvel) e um velho inimigo do Superman então recente chamado Quarmer. Quarmer era um ser criado a partir da areia do deserto quando toda a kryptonita foi destruída numa reação em cadeia em Superman # 233).

Karmang usou estes dois vilões para criar simulações de batalhas com os dois heróis em suas terras. Ele criou a ilusão de que Adão Negro era Capitão Marvel, e que Quarmer era Superman. Os dois vilões lutariam brevemente com o herói oposto ao que personificavam, para criar rixa entre os dois heróis. Tanto Adão como Quarmer instalaram máquinas na Terra 1 e Terra S, dispositivos fazendo com que magneticamente estas "Terras" se aproximassem uma da outra, o que causaria uma explosão que iria libertar os companheiros de Karmang que ficaram presos em um limbo fantasmagórico quando o feiticeiro estava tentando encontrar uma maneira de fazer-se imortal. Enquanto Superman e Capitão Marvel lutam até a morte, Supergirl e Mary Marvel encontram os inimigos responsáveis pela grande confusão, voam para Marte e enfrentam Karmang em seu castelo. Enquanto que, com as cabeças mais frias, o mago Shazam alerta o Super e Capitão sobre a trama, e os dois heróis se unem para destruir as máquinas. Karmang é derrotado por Supergirl e Mary Marvel, que acionam uma máquina que envia Karmang para o limbo junto de sua antiga civilização, onde ele passará a eternidade sendo assombrado.

Poderes e habilidades[editar | editar código-fonte]

Karmang é um feiticeiro imortal capaz de feitiços potentes o suficiente para subjugar seres poderosos como Adão Negro. Ele também é um cientista avançado. Não é claro se Karmang possui quaisquer dos poderes do Caçador de Marte, pois não se sabe detalhes sobre a raça dele, que apesar de branca, não parece ter ligação com os marcianos brancos. Aparentemente ele não possui a fraqueza ao fogo, pois usou um feitiço de fogo contra Supergirl a uma distancia que poderia ser afetado. Ele também não demonstrou as habilidades de mudança de forma, superforça, e outros, tão característicos dos marcianos. Ele possuía um monitor capaz de observar os acontecimentos nas Terras 1 e S.