Saltar para o conteúdo

Matinhas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Matinhas
  Município do Brasil  
Ficheiro:Https://www.instagram.com/p/CuzKNq5J1j3/?igsh=MXd1YXB4eHJ3bWNyaw==
Símbolos
Bandeira de Matinhas
Bandeira
Brasão de armas de Matinhas
Brasão de armas
Hino
Lema LIBERTAE AEDIFICAT (Constrói liberdade)
Gentílico matinhense
Localização
Localização de Matinhas na Paraíba
Localização de Matinhas na Paraíba
Localização de Matinhas na Paraíba
Matinhas está localizado em: Brasil
Matinhas
Localização de Matinhas no Brasil
Mapa
Mapa de Matinhas
Coordenadas 7° 07′ 30″ S, 35° 46′ 01″ O
País Brasil
Unidade federativa Paraíba
Região metropolitana Campina Grande
Municípios limítrofes Alagoa Nova, Massaranduba, São Sebastião de Lagoa de Roça, Alagoa Grande e Lagoa Seca.
Distância até a capital 143 km
História
Fundação 15 de Outubro de 1994
Administração
Prefeito(a) Benedito Braz da Silva[1] (PSB, 2021–2024)
Características geográficas
Área total [2] 38,123 km²
População total (Estimativa populacional - IBGE 2020) 4,515 hab.
 • Posição PB: 168º
Densidade 0,1 hab./km²
Clima tropical chuvoso com verão seco (As')
Altitude 300 m
Fuso horário Hora de Brasília (UTC−3)
Indicadores
IDH (PNUD/2000[3]) 0,576 baixo
PIB (IBGE/2008[4]) R$ 23 806,251 mil
 • Posição PB: 126º
PIB per capita (IBGE/2008[4]) R$ 5 541,49

Matinhas é um município brasileiro localizado na Região Metropolitana de Campina Grande, estado da Paraíba. Sua população em 2020 foi estimada pelo IBGE em 4.515 habitantes.

Matinhas é um município brasileiro localizado na Região Metropolitana de Campina Grande, estado da Paraíba. Sua população em 2011 foi estimada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 4.339 habitantes, distribuídos em 38 km² de área.

Sua história começou na primeira metade do século XIX, sua emancipação proporcionou-se no dia 29 de abril de 1994, pela lei estadual n° 5893, desmembrado de Alagoa Nova, sendo sua instalação no dia 1 de janeiro de 1997.[5] Segundo nota de historiadores, conclui-se que Francisco Falcão, Marçal de Miranda e Simão Ferreira da Silva requerem nove léguas de terra em 1718. Desta sesmaria, que limitava com a serra "Matinhas" parece ter sido derivado o nome da cidade.[5]

Uma cidade hospitaleira, conhecida por ser a maior produtora de Tangerina do Nordeste. Desde sua emancipação o município se desenvolve, o turismo vem crescendo ano após ano e os eventos culturais também. Matinhas é conhecida como o “Portal do Brejo paraibano” por ter a Festa da Laranja e o Festival Nacional da Tangerina, que desde 2004 vem destacando o Município para o Brasil.

O município apesar de ser pequenino, apresenta uma vocação natural para atrair a atenção de pessoas de outros centros, motivadas pelo verde exuberante, pelas trilhas naturais, belas cachoeiras e pelo clima ameno também pelo seu potencial na produção de laranja nas variedades: Tangerina Ponkan, Mexerica, Cravo e Dancy.

A Festa da Laranja é um evento de repercussão nacional, responsável pelo aquecimento da economia local e da região, tanto por meio da festividade como também pela promoção da laranja, principal produto da economia regional.

Possuindo, inclusive, o segundo maior parque de eventos da Paraíba – o Parque da Laranja – ficando atrás apenas do Parque do Povo em Campina Grande. A Festa surgiu já de uma forma ousada para um município do porte de Matinhas, mas o sucesso foi tanto que hoje já se encontra na sua 10ª Edição, com uma infraestrutura própria.

Portanto, a sua realização é de fundamental importância para o desenvolvimento da economia local, tanto no aspecto de deslocar turistas para o município como também porque é por meio dela que se consegue alavancar investimentos para a produção e comercialização da laranja. Somando-se a isso existe o fato do município estar localizado na privilegiada região brejeira o que favorece a plantação do fruto sem a necessidade de grandes investimentos.

Eventos

Janeiro: Festa do Padroeiro São Sebastião

Julho: Caminhos do frio

Setembro: Festa da Colheita

Outubro: Festa da Laranja

Dezembro: Natal de um novo tempo

Referências

  1. «Candidatos a vereador Matinhas-PB». Estadão. Consultado em 12 de julho de 2021 
  2. IBGE (10 de outubro de 2002). «Área territorial oficial». Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Consultado em 5 de dezembro de 2010 
  3. «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2000. Consultado em 11 de outubro de 2008 
  4. a b «Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 11 de dezembro de 2010 
  5. a b IBGE. «Histórico - Matinhas-PB». Consultado em 13 de agosto de 2012 

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]
Ícone de esboço Este artigo sobre municípios da Paraíba é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.