Oggar

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Oggar, o imortal mais poderoso do mundo é um personagem fictício da editora Fawcett Comics, cujos direitos foram adquiridos pela DC Comics nos anos 70. Oggar foi um vilão de Capitão Marvel na cronologia Pré-Crise; não fez aparições Pós-Crise. Ele apareceu pela primeira vez em Captain Marvel Adventures #61 (Maio de 1946), da Fawcett Comics. Sua primeira aparição na DC Comics foi em World’s Finest Comics #264 (Agosto 1980).

Histórico[editar | editar código-fonte]

Originalmente, o Mago Shazam chamava-se Shazamo. Ele era um poderoso mago e comandava um Panteão de heróis cujas iniciais formavam seu nome: Salomão, Hércules, Atlas, Zeus, Aquiles, Mercúrio... e Oggar. Entrementes, o poder corrompeu Oggar. Há cerca de 3000 anos, ele simplesmente recusou uma ordem de Shazamo de ir ajudar uma pequena nação que estava sendo invadida por um tirano. Oggar afirmava que Shazamo estava ficando velho, e que o próprio Oggar deveria liderar aquele Panteão. Após entrar em combate com Shazamo, não podia contra o poder do mago. Shazamo então condenou-o a viver entre os mortais, e purgou o "O" de seu nome, até mesmo quebrando a letra fora de seu trono, em vergonha. Oggar, antes de ir longe, ainda ficou próximo aos portões do templo de Shazamo, e pôde ouvir sua profecia: No século XX, o mago (agora Shazam) iria morrer, e teria um sucessor chamado Billy Batson. Billy estaria destinado a se tornar o Capitão Marvel, e ter reunido em si o poder de cada um dos heróis que sobraram naquele Panteão. Oggar achou boa ideia esperar até o Século XX, quando haveria somente Capitão marvel, e não sete inimigos, para derrotar. Entrementes, há 3000 anos, no mundo mortal, Oggar tentou seduzir a bela Circe a ser sua rainha quando conquistasse o mundo, ao que ela recusou. Oggar tentou vingar-se, mas sua mágica não funcionava de forma nociva em mulheres. Então ele pensou bem, e deu a ela um dote, ao invés: fê-la imortal. Entretanto, isto não díminuia seu envelhecimento; após cerca de 200 anos, ela continuava viva, mas terrivelmente feia e cheia de rugas, o que a fez criar um ódio mortal por todos os homens, que agora tinham horror de sua face. Ela aprendeu bruxaria e como transformar homens em animais. Após sua rebelião, o mago Shazam amaldiçoou Oggar com pés de bode. Quando Oggar lutava com Capitão Marvel numa ilha nos anos 40, o herói logrou-o a reencontrar Circe, que o transformou num javali. O javali saltou de uma ribanceira, e aparentemente morreu. Circe imediatamente tornou-se um esqueleto. Mas Oggar não havia morrido de fato. Mesmo transformado em javali ele continuava imortal. Com tremendo esforço, usou seu potencial místico para voltar a sua verdadeira forma. Ele chegou a participar duma nova encarnação da Monster Society of Evil, de Sr. Cérebro.

Poderes e habilidades[editar | editar código-fonte]

Oggar é um perito feiticeiro; entretanto, ele não pode lançar um mesmo feitiço duas vezes, nem podem seus feitiços afetar mulheres de maneira nociva diretamente. Além disso, ele detém Força física e resistência iguais as de Capitão Marvel, e pode voar. Além de tudo é imortal; sua imortalidade não pode ser neutralizada, mesmo se for transformado em outras formas.