Ortros

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde Maio de 2018). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Ortros
Ortos ferido aos pés de Herácles (à esquerda) e Gerião(à direta). Detalhe de uma Cílice de figuras vermelhas de Eufrônio, 550–500 a.C., Staatliche Antikensammlungen (Munique, 2620).
Outro(s)
nome(s)
Ortro
Ortros
Orthos
Orthros
Orthrus
Nome nativo Ὄρθρος, Órthros
Pais Tifão e Equidna
Irmão(s) Cérbero
Filho(s) Leão da Nemeia e a Esfinge
Grego equivalente Ὄρθρος
Órthros

Órtros (em grego antigo: Ὄρθρος, transl.: Órthros – trad.: “crepúsculo, penumbra”) ou Ortos (em grego: Ὄρθος, transl.: Órthos) era um cão bicéfalo da mitologia grega.[1][2] Considerado o cão de guarda mais feroz da antiguidade, sua cauda era uma serpente. Sua mãe, Equidna, era uma mulher-serpente e seu pai, Tifão, possuía cabeça de cavalo. Órtros era irmão do cão Cérbero, que guardava o Hades.

Órtros era mascote de Gerião, gigante de três corpos, seis asas e seis braços, pastor de um dos maiores e melhores rebanhos de toda a África. Órtros vigiava seu gado vermelho, na ilha de Erítia, onde Héracles o matou, para cumprir o seu décimo trabalho. Há quem diga que o dono original de Ortros foi Atlas, o titã que carregava o Céu nos ombros. Conta-se que depois de ter sido morto por Héracles, Ortros ascendeu aos céus e transformou-se na estrela Sirius (Estrela do Cão), que é a estrela mais brilhante do céu noturno.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Orthrus». www.greekmythology.com (em inglês). Consultado em 6 de maio de 2018. 
  2. «ORTHRUS (Orthros) - Two-Headed Dog of Greek Mythology». www.theoi.com (em inglês). Consultado em 6 de maio de 2018. 
Ícone de esboço Este artigo sobre mitologia grega é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.