Sporting Clube de Portugal: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 197: Linha 197:
}}</ref>.
}}</ref>.


O lema do Sporting Clube de Portugal é ''"Esforço, Dedicação, Devoção e Glória. Eis o Sporting"'' relembrando assim um passado repleto de glórias ao nível de (quase) todos os desportos, só possíveis graças ao empenho de todos os que estiveram intimamente ligados com o clube durante os longos anos da sua existência (período do Estado Novo).
O lema do Sporting Clube de Portugal é ''"Esforço, Dedicação, Devoção e Orgias anais. Eis o Sporting"'' relembrando assim um passado repleto de glórias ao nível de (quase) todos os desportos, só possíveis graças ao empenho de todos os que estiveram intimamente ligados com o clube durante os longos anos da sua existência (período do Estado Novo).


== História ==
== História ==

Revisão das 12h06min de 5 de abril de 2013

Sporting CP
Nome Sporting Clube de Portugal
Alcunhas Leões
Fundação 1 de julho de 1906 (117 anos)
Estádio Estádio José Alvalade
Capacidade 50 076[1]
Localização Portugal Lisboa
Presidente Portugal Bruno de Carvalho[2]
Treinador(a) Portugal Jesualdo Ferreira[3]
Patrocinador(a) Portugal ZON Multimédia
Portugal PT Comunicações
Portugal Meo
Portugal TMN
Portugal EDP
Portugal Sapo ADSL
Portugal CGD
Portugal Super Bock
Portugal BES
Material (d)esportivo Alemanha Puma
Competição Portugal Primeira Liga
União Europeia Liga Europa
Website Sítio oficial (em português europeu)
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
Temporada atual

Sporting Clube de Portugal (AFI[spɔɾtĩɡ klub(ɨ) dɨ puɾtuɡaɫ]) ComCMHIHOB[4][5], também conhecido como Sporting ou Sporting CP (ou por vezes, no estrangeiro, como Sporting Lisbon), é um clube multi-desportivo com sede em Lisboa no Complexo Alvalade XXI. Apesar de competir com sucesso em vários desportos diferentes, o Sporting é um clube sobretudo conhecido pela sua equipa de futebol. Fundado em Lisboa em 1 de julho de 1906, é um dos "Três Grandes" clubes de futebol em Portugal, com o Sport Lisboa e Benfica e Futebol Clube do Porto, sendo estes dois os maiores rivais do Sporting.

Com mais de 100.000 sócios registados,[6] as suas equipas, atletas e simpatizantes são muitas vezes apelidados de Leões pelos seus fãs. Durante o primeiro século de existência do clube, as equipas e os atletas do Sporting ganharam 3 medalhas de ouro olímpicas, bem como muitas de prata, bem como medalhas de ouro e milhares de títulos nacionais e distritais. Sendo também o segundo clube do Mundo com mais títulos no conjunto de todas as modalidades[7]

Durante o período de fundação (1906), José Alvalade tinha o desejo de transformar o Sporting num ".... grande clube, tão grande como o maior da Europa". No desejo de abrir caminho numa altura em que o desporto em Portugal, era ainda uma actividade no seu estágio de desenvolvimento e de características muito elitistas, os primeiros "Sportinguistas" conseguiram fundar aquele que se tornou nos dias de hoje no bem sucedido Sporting Clube de Portugal.

O Sporting Clube de Portugal tem mais de três milhões de fãs em todos os continentes, com mais de 300 clubes de adeptos, escritórios e delegações,[8] bem como mais de 150.000 afiliados.[9]

Internamente, o Sporting ganhou um total de 18 títulos portugueses da Liga, 19 títulos de Campeonato de Portugal /Taça de Portugal e 7 títulos portugueses da Supertaça (44 títulos nacionais).

Internacionalmente, o Sporting venceu a Taça dos Vencedores de Taças 1963-64 e foi vice-campeão na Taça UEFA 2004-05.

Somando todas as modalidades em que compete ou já competiu, o Sporting é o terceiro clube europeu com mais taças europeias conquistadas, sendo apenas superado por Barcelona e Real Madrid. O atletismo contribuiu com mais títulos, seguido do hóquei em patins, sendo que o futebol apenas ganhou um. O Sporting é também o segundo clube europeu com mais títulos conquistados, sendo apenas superado pelo Barcelona.[10]

Emblema e cores

O seu emblema, que ostenta um leão rampante de cor branca, e dourado a partir de 2001, sobre fundo verde, foi oficialmente adoptado em 1906, assim como as cores verde e branca que começaram a ser utilizadas praticamente desde a fundação do clube. Em 1907, D. Fernando de Castelo Branco (Pombeiro) autorizou que o leão rampante do seu brasão fosse utilizado no emblema do Sporting. Deveria ser de cor "prata armado em preto, em campo verde, correspondendo às límpidas, firmes e esperançadas intenções dos seus fundadores".[11] O verde foi sugerido pelo Visconde de Alvalade, simbolizando a sua esperança no novo clube.

A partir de 1920 o emblema passou a conter o leão rampante em escudo com a sigla SCP em coroa, imagem que se manteve durante décadas. Finalmente, em 2001, o Sporting apresentou uma nova imagem gráfica, mais estilizada e rejuvenescida. O novo emblema é coerente com o passado do Sporting mas inova ao introduzir três listas brancas horizontais que lembram o simbolismo da camisola do clube. Inclui ainda as palavras Sporting e Portugal, escritas por extenso, para destacar a dimensão nacional do clube. O leão é apresentado de forma mais estilizada e com um impacto reforçado conferido pela cor dourada. Em coroa, a sigla SCP continua a perpetuar um nome com mais de um século de história.

Em 2005, o Sporting apresentou um emblema oficial para comemorar o centenário do clube onde se misturavam o passado e o presente. O novo escudo e leão do emblema actual, a branco, foi inserido num círculo com fundo Stromp ou bi-partido onde se destacava o verde, as datas 1906 e 2006 e ainda a expressão: Sporting 100.[12]

As camisolas iniciais eram brancas [13]. A partir de 1908 apresentavam as duas cores, verde e branco, em duas secções verticais separadas ao centro do peito e das costas, sendo o emblema leonino colocado na faixa verde do lado esquerdo. Hoje este é o equipamento Stromp, usado em alternativa às actuais bem conhecidas listas horizontais alternadas de verde e branco. Os calções brancos do equipamento original passaram a ser de cor preta a partir de 1915. O equipamento listado foi inicialmente usado pela equipa de rugby, tendo sido adoptado pelo futebol em 1928 numa digressão ao Brasil [13]. Até à época 1997/98, foram também usadas camisolas alternativas ou todas verdes ou todas brancas. A partir de 1998/99, todos os anos são apresentadas camisolas alternativas diferentes de cores variadas [14].

O lema do Sporting Clube de Portugal é "Esforço, Dedicação, Devoção e Orgias anais. Eis o Sporting" relembrando assim um passado repleto de glórias ao nível de (quase) todos os desportos, só possíveis graças ao empenho de todos os que estiveram intimamente ligados com o clube durante os longos anos da sua existência (período do Estado Novo).

História

Primórdios

José de Alvalade.

O Sporting Clube de Portugal tem as suas origens na fundação do GAYs Football Clube em 1902 por iniciativa de dois irmãos, Francisco e José Maria Gavazzo.[15] Dois anos depois, tendo o Belas Football Clube realizado uma orgia contra o Sport Lisboa, alguns dos seus sócios Fundadores criaram o Campo Ânus Football Clube. Apesar do nome, esta associação dedicava-se especialmente a festas, bailes e piqueniques sexuais, o que gerou alguns conflitos com alguns membros que entendiam que a prática desportiva deveria ser a sua principal vocação. Em 13 de Abril de 1906, durante uma Assembleia Geral, as opiniões divergentes quanto ao objectivo da instituição levaram à saída de 5 membros. Um deles, José Alvalade manifestou imediatamente a intenção de formar um novo clube recorrendo à ajuda financeira do seu avô, o Visconde de Alvalade, Dr. Alfredo Augusto das Neves Holtreman, que tutelou a criação do novo clube e disponibilizou os terrenos para o campo de jogos na sua própria quinta.

Queremos que o Sporting seja um grande Clube, tão grande como os maiores da EuropaJosé Alvalade

Fundação

Ora que abarcava as actuais zonas do Lumiar, Campo Grande e Alvalade, em Lisboa. Os dez sócios fundadores foram José Alvalade, José Maria Gavazzo, Frederico Seguro Ferreira, Alfredo Augusto das Neves Holtreman, Fernando Soares Cardoso Barbosa, José Stromp, Henrique Almeida, Leite Júnior, João H. Scarlett, Francisco Quintela Mendonça e Alfredo Botelho. Realizaram a primeira Assembleia Geral em 8 de Maio de 1906 com o objectivo de eleger a direcção. Foi então eleito o Dr. Alfredo Augusto das Neves Holtreman como Presidente da Direcção, sendo-lhe conferido o título de "sócio-protector" em virtude de todo o apoio prestado à criação do novo clube. Nesta reunião, Holtreman afirmou que pretendia que o clube, na ocasião ainda sem nome definido, fosse "um grande clube, tão grande como os maiores da Europa". A primeira direcção, que se manteria em funções até 1910, era ainda constituída por José Holtreman Roquete, como vice-presidente e pelos primeiro e segundo secretários, respectivamente Frederico Seguro Ferreira e Henrique Leite. A 26 de Maio foi adoptado o nome Campo Grande Sporting Clube mas, a 1 de Julho, por sugestão de António Félix da Costa Júnior, a Assembleia Geral aprovou a alteração definitiva para Sporting Clube de Portugal. Esta foi uma data marcante uma vez que, em Julho de 1920, por proposta de Nuno Soares Júnior, a Assembleia Geral adoptou a data de 1 de Julho de 1906 como a da fundação oficial do Sporting. Em contraste com outros clubes rivais, os sportinguistas defendem que a forma de contabilizar a idade do clube é a mais correcta, uma vez que não se recorre à fundação de entidades anteriores que lhe deram origem nem contabilizando períodos de inactividade, mais ou menos longos, para justificar a sua ancestralidade.[16]

Estreias

Em 3 de Fevereiro de 1907, realizou-se o primeiro jogo oficial de futebol do clube leonino, tendo o Sporting perdido por 5-1 no jogo contra o Cruz Negra. No dia 1 de Dezembro desse mesmo ano realizou-se o primeiro derby com a vitória do Sporting por 2-1 na partida contra o Grupo Sport Lisboa, clube que após fusão com o Grupo Sport Benfica (mais tarde designado por Sport Clube de Benfica), em 1908, viria a dar origem ao eterno rival lisboeta, o Sport Lisboa e Benfica. O primeiro campo e a primeira sede foram inaugurados, no Sítio das Mouras, a 4 de Julho de 1907, sendo as suas instalações consideradas as melhores do país naquela época. Em 1907-1908, o Sporting sagrou-se vice-campeão regional de futebol. Foi nesta competição, em 25 de Outubro de 1908, que o Sporting perdeu pela primeira vez com o Benfica por 0-2. Esse jogo foi ainda marcado por outra estreia: o equipamento bipartido de verde e branco com calções brancos, que só vieram a ser substituídos pelos actuais pretos em 1915.

Primeiras décadas

Em 1910, ano em que José Alvalade assumiu a presidência, o Sporting destacou-se no Ténis por equipas e conquistou os títulos nacionais de salto à vara, lançamento do peso e salto em comprimento.

Por essa altura é fundado o Viana Taurino Clube, em Viana do Castelo, a 10 de Agosto de 1910, e torna-se naquela que a primeira Delegação do Sporting Clube de Portugal.[carece de fontes?]

No ciclismo, o atleta sportinguista Laranjeira Guerra venceu em 1912 o percurso Lisboa-Porto. Também em 1912, o Sporting venceu o primeiro da longa série de Campeonatos Nacionais de Corta-Mato e António Stromp fez excelentes provas nos Jogos Olímpicos de Estocolmo tornando-se o primeiro atleta olímpico sportinguista. Este foi o início do percurso que tornaria o Sporting a maior potência olímpica do país, tanto em número de representantes como de medalhas conquistadas. Naqueles anos, o clube foi campeão nunca vencido numa modalidade muito em voga na época, a luta de tracção à corda. No futebol, o clube vence o Campeonato de Lisboa de Futebol, na quarta categoria, em 1912, 1913 e 1914. Em 1915 vence o mesmo campeonato já na categoria de Honra bem como a Taça de Honra, batendo o Benfica por 3-1. No ano seguinte repete o feito, ganhando novamente as duas competições. Nesta equipa leonina jogava um dos primeiros símbolos do clube, Jorge Vieira, atleta várias vezes campeão e agraciado com diversas medalhas nacionais e internacionais. O Sporting viria a ganhar 19 Campeonatos de Lisboa, seis deles consecutivos, até à extinção da prova em 1947.

A Equipa Sportinguista de 1922/23: Henrique Portela, Cipriano dos Santos, Jorge Vieira; José Leandro, Filipe dos Santos, Joaquim Ferreira; Torres Pereira, Jaime Gonçalves, Francisco Stromp, João Francisco e Carlos Fernandes (left-to-right, top-to-bottom).

Em 1922, o Sporting conquistou mais um Campeonato de Lisboa de Futebol e foi finalista vencido do primeiro Campeonato de Portugal. No entanto, no ano seguinte viria a conquistar as duas provas, obtendo o primeiro título de Campeão de Portugal numa final frente à Académica de Coimbra, em Faro, no dia 24 de Junho de 1923, jogo que venceu por 3-0. Foi também naquele ano que as secções de natação, pólo aquático e râguebi iniciaram então a actividade. Em 1928, na sua primeira digressão ao Brasil, a equipa de futebol do Sporting estreou as novas camisolas com listas horizontais verdes e brancas. Esta mudança ocorreu na partida frente ao Fluminense Football Club no Estádio de Laranjeiras, no Rio de Janeiro, a 15 de Julho de 1928. A escolha das novas camisolas foi completamente casual, ficando a dever-se ao facto de os equipamentos às listas usados pela equipa de râguebi serem mais frescos e estarem em melhor estado do que os do futebol. Já em Portugal, em Outubro de 1928, num jogo vitorioso frente ao Benfica, disputado sob intensa chuva, a equipa utilizou o equipamento listado que se manteve em uso daí para a frente.

A 20 de Fevereiro de 1932 foi feito Comendador da Ordem Militar de Cristo e a 5 de Outubro de 1935 foi feito Oficial da Ordem de Benemerência.[carece de fontes?]

A partir de 1940

As míticas camisolas listadas de verde e branco serviram para ganhar, na década de 1940 e 1950, 10 títulos de Campeão Nacional de Futebol e 5 Taças de Portugal.

José Travassos, em 1955, é o primeiro jogador português de Futebol a envergar a camisola da Selecção da Europa, frente à Grã-Bretanha, em Belfast, ficando célebre a sua alcunha de "Zé da Europa".

A 10 de Julho de 1956 é inaugurado o Estádio José Alvalade, ao Campo Grande, demolido aquando da construção do novo complexo Alvalade XXI, primeiro parcialmente, albergando ainda as várias modalidades, depois por completo. Esses terrenos adjacentes ao novo estádio são hoje utilizados como parque de estacionamento em dias de jogos ou outros grandes eventos.

Em 1957 e 1958, Manuel Faria vence a famosa Corrida de São Silvestre, de São Paulo.

Em 1960 o clube é declarado Instituição de Utilidade Pública, pelo Estado Português.

Desde 1960

Desde 1960, o título mais significativo alcançado no Futebol foi a Taça dos Vencedores de Taças, conquistada ao clube húngaro MTK Budapest (3-3 e 1-0). No jogo decisivo, o Sporting fez o golo solitário através de canto directo, o célebre e eterno "cantinho do Morais". A caminho da final, o Sporting venceu por 5-0 o Manchester United, depois de uma derrota por 4-1 na primeira mão, e obteve um recorde que ainda hoje perdura de 16-1 frente ao Apoel Nicosia, do Chipre, como resultado mais avultado numa competição europeia.

No Futebol venceu também 18 Campeonatos Nacionais, o último em 2001-2002, e 15 Taças de Portugal, sendo a última em 2007-2008 com uma vitória de 2-0 contra o Futebol Clube do Porto após prolongamento. Conquistou pela última vez a Supertaça Cândido de Oliveira também na época 2007-2008, vencendo a equipa do Futebol Clube do Porto por 2-0, em jogo realizado no Estádio do Algarve.

Héctor Chirola Yazalde.

OHector Yazalde, também conhecido como o "chirola", foi comprado pelo Sporting Clube de Portugal ao Indepediente em 1970 e ainda hoje detém o recorde de golos marcados numa época, no campeonato português, 46 tentos em 30 jornadas. Yazalde estabeleceu também um novo recorde europeu de golos a 19 de Maio de 1974, sagrando-se naturalmente Bota de Ouro europeu, batendo a marca do húngaro Skoblar. O recorde ainda não foi ultrapassado. Como prémio recebeu um automóvel, um Toyota, que vendeu, dividindo o dinheiro pelos companheiros de equipa.

No Hóquei em Patins o Sporting foi a melhor equipa do mundo entre finais dos anos 1970 e início dos anos 1980 com uma Taça dos Campeões Europeus (1977), três Taças das Taças (1981, 1985 e 1991) e uma Taça CERS (1984). Mais tarde, a modalidade extingiu-se, tendo sido retomada em 2010.

O Ténis de Mesa Sportinguista é dono de um recorde impressionante de 11 Campeonatos Nacionais consecutivos, entre 1984-85 e 1994-95, num total de 30 campeonatos conquistados, 20 Taças de Portugal e 5 Supertaças, entre muitos outros troféus conquistados pelos seus atletas a título individual e de pares.

No Ciclismo, foi do Sporting Clube de Portugal o maior ciclista português de todos os tempos: Joaquim Agostinho, o qual obteve o 3º lugar na Volta à França em Bicicleta por três vezes. O Sporting é também o único clube no mundo a ostentar no seu palmarés uma vitória em etapas na Volta à França em Bicicleta, por intermédio do ciclista português Paulo Ferreira.

Francis Obikwelu.

Em Atletismo o clube possui um palmarés verdadeiramente excepcional, do qual fazem parte 215 títulos Nacionais e 89 Internacionais. A maior potência de Portugal e uma das maiores da Europa e do Mundo. Carlos Lopes, do Sporting Clube de Portugal, foi o primeiro atleta português a ganhar uma medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, ganhando também uma de Prata nos Jogos Olímpicos de Montreal, sendo a de Ouro na Maratona.

No Futsal o clube conquistou 10 Campeonatos Nacionais, 2 Taças de Portugal e 3 Supertaças, sendo o clube com mais vitórias na modalidade. Conta ainda no seu palmarés com uma Taça Nacional, conquistada na época 1990/91, uma Taça das Nações, de 2007/08, um 3º lugar na UEFA Futsal Cup, alcançado em 2002/03 e um segundo lugar em 2010/2011.

No Andebol, o Sporting Clube de Portugal pelo seu palmarés, é a maior potência do Andebol português. Conquistou 19 Campeonatos Nacionais, 12 Taças de Portugal, 2 Supertaças de Portugal e 1 Taça Challenge, tornando-se na primeira equipa portuguesa a conquistar um título europeu.

Em Bilhar o clube tem o maior bilharista português de sempre: Jorge Theriaga.

Estes dados confirmam a variedade e a qualidade desportiva do Sporting Clube de Portugal, e dignificam os seus préstimos em prol do Desporto em Portugal, na Europa e no Mundo.

A 2 de Junho de 1981 foi feito Membro-Honorário da Ordem do Infante D. Henrique.[carece de fontes?]

Actualidade

Actualmente a equipa de futebol do Sporting Clube de Portugal joga no novo Estádio José Alvalade, com a sua exuberante e colorida fachada, rica em amarelos, verdes e brancos, as cores presentes no seu símbolo é um dos mais modernos estádios do Mundo. Foi inaugurado a 6 de Agosto de 2003, inauguração esta apadrinhada pelo clube inglês Manchester United, jogo que ficou 3-1, com a vitória do Sporting C.P. Este estádio conta com 50.076 lugares todos sentados e cobertos, onde também foi jogado o Euro 2004, e a final da Taça UEFA que teve o Sporting Clube de Portugal como finalista na temporada 2004/2005. Conta ainda com a Academia Sporting/Puma (nome do patrocinador) em Alcochete , utilizada durante esse campeonato como centro de estágio e preparação da Selecção Portuguesa de Futebol. A Academia Sporting é a primeira e única na Europa a receber o certificado de qualidade (ISO) que é atribuído pela Empresa Internacional de Certificação.[carece de fontes?] A Academia, considerada a melhor do Mundo,[carece de fontes?] é o resultado do esforço na aposta na formação de jovens. O Sporting conta com a melhor escola de talentos europeia e uma das melhores do mundo, na actualidade.[carece de fontes?] Novos talentos despontam todos os anos, desde Luís Figo até Cristiano Ronaldo.

A 13 de Outubro de 2009, um total de 1066 sócios presentes votaram favoravelmente, no pavilhão do Multidesportivo Açoreana Seguros, a passagem da Sporting - Comércio e Seviços, S.A., empresa que detém os direitos televisivos do futebol, para a Sporting - Sociedade Desportiva de Futebol, S.A.D.

Actualmente o Sporting Clube de Portugal tem em exposição no Museu Mundo Sporting cerca de 16 mil troféus em exposição.

Em 2012-02-01 foi anunciado o resultado de uma auditoria feita às contas do Grupo Sporting, referentes ao período entre 1 de Agosto de 1998 e 26 de Março de 2011, que confirmou a sua falência técnica. De acordo com a auditoria, o capital próprio do clube passou de 11,7 milhões de euros em 1999 para um valor negativo de 183 milhões de euros em 2010.[17]

Estádio José Alvalade

Interior do Estádio José Alvalade.
Ver artigo principal: Estádio Alvalade XXI

O Estádio José Alvalade foi inaugurado a 10 de Junho de 1956 e o novo complexo Alvalade XXI foi inaugurado a 6 de Agosto de 2003. É pertença do Sporting Clube de Portugal.

Academia Sporting Puma

Ver artigo principal: Academia Sporting

A Academia Sporting / Puma, inaugurada a 21 de Junho de 2002, é um amplo espaço propriedade do Sporting Clube de Portugal perto de Alcochete para formação de jovens atletas e treino de equipas profissionais de futebol. É reconhecida internacionalmente como uma das melhores escolas de futebol do Mundo, tendo os jogadores aí formados arrecadado até hoje um total de 39 títulos a nível nacional, entre 15 da categoria Juniores, 11 em Juvenis, 10 nos Iniciados e 3 nos Infantis. É a única Academia do Mundo a formar dois Bolas de Ouro no Mundo: Luís Figo e Cristiano Ronaldo.[carece de fontes?]

Claques Organizadas

Sendo uma das equipas mais populares de Portugal, o Sporting Clube de Portugal conta com as seguintes claques

Uniformes

Equipamentos actuais

  • 1º - Camisa listrada em branco e verde, calção preto e meias listradas em branco e verde;
  • 2º - Camisa laranja, calção e meias laranjas;
  • 3º - Camisa branca, calção branco e meias verdes.
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Primeiro equipamento
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Segundo equipamento
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Terceiro equipamento
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Primeira combinação

Equipamentos dos guarda-redes

  • Cinza com detalhes em verde-limão;
  • Laranja com detalhes pretos.
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time

Equipamentos de treino

  • Preto com detalhes brancos e verdes.
  • Verde com detalhes pretos e brancos.
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time

Equipamentos anteriores

  • 2011-12
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Primeiro
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Segundo
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Terceiro
  • 2010-11
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Primeiro
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Segundo
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Terceiro
  • 2009-10
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Primeiro
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Segundo
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Terceiro
  • 2008-09
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Primeiro
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Segundo
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Terceiro

Títulos no Futebol

Continentais
Competição Títulos Temporadas
Taça das Taças 1 1963/64
Nacionais
Competição Títulos Temporadas
Campeonato Português 18 1940/41, 1943/44, 1946/47, 1947/48, 1948/49, 1950/51, 1951/52, 1952/53, 1953/54, 1957/58, 1961/62, 1965/66, 1969/70, 1973/74, 1979/80, 1981/82, 1999/00 e 2001/02
Portugal Taça de Portugal 15 1940/41, 1944/45, 1945/46, 1947/48, 1953/54, 1962/63, 1970/71, 1972/73, 1973/74, 1977/78, 1981/82, 1994/95, 2001/02, 2006/07 e 2007/08
Ficheiro:Candido-Oliveira.jpg Supertaça de Portugal 8 1981/1982, 1986/1987, 1994/1995, 1999/2000, 2001/2002, 2006/07 e 2007/08
Outros
Competição Títulos Temporadas
Taça Ibérica 1 1999/2000
Portugal Campeonato de Lisboa 19 1914/15, 1918/19, 1921/22, 1922/23, 1924/25, 1927/28, 1930/31, 1933/34, 1934/35, 1935/36, 1936/37, 1937/38, 1938/39, 1940/41, 1941/42, 1942/43, 1944/45, 1946/47 e 1947/48
Portugal Taça de Honra 29 1914/15, 1915/16, 1916/17, 1921/22, 1922/23, 1924/25, 1927/28, 1930/31, 1933/34, 1934/35, 1935/36, 1936/37, 1937/38, 1938/39, 1940/41, 1941/42, 1942/43, 1944/45, 1946/47, 1947/48, 1948/49, 1949/50, 1961/62, 1963/64, 1965/66, 1970/71, 1984/85, 1990/91 e 1991/92
Portugal Campeonato de Reservas 42 1911/12, 1916/17, 1922/23, 1923/24, 1924/25, 1925/26, 1927/28, 1929/30, 1931/32, 1932/33, 1932/1933, 1933/34, 1934/35, 1936/37, 1937/38, 1939/40, 1941/42, 1943/44, 1945/46, 1946/47, 1947/48, 1950/51, 1951/52, 1952/53, 1954/55, 1958/59, 1959/60, 1960/61, 1961/62, 1966/67, 1967/68, 1968/69, 1972/73, 1982/83, 1983/84, 1984/85, 1985/86, 1987/88, 1989/90, 1990/91, 1991/92 e 1993/94


Ficheiro:Coppa Intertoto.svg Taça Intertoto

(Grupo A3)

Vencedor (1)
1967/1968

Liga Europa da UEFA

Finalista vencido
2004/2005 (Sporting 1 - 3 CSKA de Moscovo)

Taça Latina

Finalista Vencido
1948/49 (Barcelona 2 - 1 Sporting)


Participações em competições internacionais

  • Taça dos Clubes Campeões Europeus ou Liga dos Campeões da UEFA: 17 Participações; Melhor resultado: Quartos-de-final 1982/1983
  • Taça UEFA ou Liga Europa: 30 participações; Melhor resultado: Finalista vencido em 2004-2005
  • Taça das Taças: 8 participações; Melhor resultado: Vencedor em 1963/64
  • Taça Latina: 4 participações; Melhor resultado: Finalista vencido em 1948/49

Outros realces

  • Taça Império: 1943
  • Torneio Internacional do Guadiana: 2005, 2006, 2008
  • Taça Monumental "O Século": 1948, 1953
  • Trófeu Bodas de Ouro Athletic Bilbao: 1948
  • Trófeu Teresa Herrera: 1961
  • Trófeu Ibérico Badajoz: 1967, 1970
  • Torneio Internacional de Lourenço Marques: 1969
  • Taça Cidade de Luanda: 1969
  • Trófeu Montilla Morilles: 1969
  • Torneio Cidade S. Sebastian: 1970, 1991
  • Torneio Internacional de Atenas: 1974
  • Torneio Internacional de Caracas: 1981
  • Trófeu Joaquim Agostinho: 1985
  • Torneio de Newcastle: 1992, 2004
  • Trófeu Reebok: 1999
  • Trófeu Teleweb: 2000
  • Taça Peninsular: 2000
  • Troféu Cidade de Vigo: 2001
  • Taça Amizade: 2005
  • Trófeu Colombino: 2006
  • Troféu Cidade de Nova York: 2010

Recordes

  • Maior goleada para as Competições Europeias em casa
Sporting 16 - 1 Apoel Nicosia em 1963/64
  • Maior goleada para as Competições Europeias fora
ÍA Akraness 0 - 9 Sporting em 1986/87
Sporting 3 - 3 Partizan de Belgrado no Estádio Nacional, Jamor, 4 de Setembro de 1955
Martins aos 14 minutos, contra Partizan de Belgrado a 4 de Setembro de 1955 (Martins bisou nesse jogo)

Plantel atual

Legenda
  • Capitão: Capitão
  • Lesionado: Jogador lesionado/contundido
  • +: Jogador em fase final de recuperação
  • +: Jogador que volta de lesão/contusão
  • Suspenso.: Jogador suspenso


Goleiros
N.º Jogador
1 Portugal Rui Patrício Capitão
12 Brasil Marcelo Boeck
22 Portugal Hugo Ventura
32 Brasil Victor Golas
Defensores
N.º Jogador Pos.
4 Brasil Xandão Z
6 Países Baixos Khalid Boulahrouz Z
15 Argentina Marcos Rojo Z
40 Portugal Pedro Mendes Z
54 Inglaterra Eric Dier Z
13 Portugal Miguel Lopes LD
19 Colômbia Santiago Arias LD
41 Portugal Cédric LD
5 Portugal Joãozinho LE
Meio-campistas
N.º Jogador Pos.
8 Países Baixos Stijn Schaars V
21 Argentina Fabián Rinaudo V
49 Portugal João Mário V
90 Guiné-Bissau Zézinho V
20 Marrocos Zakaria Labyad M
23 Portugal Adrien Silva M
28 Portugal André Martins M
47 Portugal Ricardo Esgaio M
Atacantes
N.º Jogador
7 Espanha Jeffrén Suárez
9 Países Baixos Ricky van Wolfswinkel
11 Espanha Diego Capel
16 Argentina Valentín Viola
18 Peru André Carrillo
29 Portugal Betinho
Comissão técnica
Nome Pos.
Portugal Jesualdo Ferreira T

Mercado de transferências - época 2012/13

Mercado de Verão
Entradas
Nome Nacionalidade Idade Clube Anterior Valores do negócio
Labyad  Marrocos 19 Países Baixos PSV Custo Zero
Gelson Fernandes Suíça 25 França Saint-Étienne Desconhecido
Danijel Pranjić  Croácia 30 Alemanha Bayern Munique Custo Zero
Sunil Chhetri  Índia 27 Índia Mohun Bagan AC Custo Zero
Khalid Boulahrouz  Países Baixos 30 Alemanha Stuttgart Custo Zero
Marcos Rojo  Argentina 22 Rússia Spartak Moskva 4M€
Valentín Viola  Argentina 20 Argentina Racing Avellaneda Cerca de 4M€
Miguel Lopes Portugal Portugal 26 Portugal Portugal FC Porto Troca
Saídas
Nome Nacionalidade Idade Clube Destinatário Valores do negócio
Oguchi Onyewu  Estados Unidos 30 Espanha Málaga Club de Fútbol Empréstimo
Diogo Salomão Portugal Portugal 24 Espanha Deportivo de La Coruña Empréstimo
André Santos Portugal Portugal 23 Espanha Deportivo de La Coruña Empréstimo
Evaldo  Brasil 30 Espanha Deportivo de La Coruña Empréstimo
Valeri Bojinov  Bulgária 26 Itália Lecce Empréstimo
João Pereira Portugal Portugal 28 Espanha Valência 3.600.000€
Jaime Valdés  Chile 31 Itália Parma FC 1.800.000€
Alberto Rodríguez  Peru 28 Portugal Rio Ave Custo zero
Matías Fernández  Chile 26 Itália Fiorentina 3.000.000€

Jogadores e Treinadores Notáveis

Ver artigo principal: Jogadores famosos do Sporting

Jogadores com mais jogos consecutivos

Órgãos Sociais

À data de 29 de março, 2013.[19]

Direcção
Assembleia Geral
Conselho fiscal e disciplinar
Sociedade Desportiva de Futebol, S.A.D.
  • Presidente: Bruno de Carvalho
  • Vice-presidente:
  • Presidente da assembleia geral:
  • Vogais:
Treinadores, Adjuntos, Gerentes

Presidentes

À data de 29 de Março, 2013.[20]

Modalidades

Atletismo

Sendo o clube mais representado nos Jogos Olímpicos de Atenas e tendo conquistado mais medalhas que o próprio país, esta humilde secção do Sporting Clube de Portugal, liderada pelo Prof. Mário Moniz Pereira, detém também a hegemonia do atletismo nacional, e é responsável por grande parte dos 15.000 títulos conquistados pelo clube ao longo dos seus 100 anos de história.


Andebol

O Andebol de Sete foi iniciado no Sporting em 1950 e rapidamente criou raízes profundas no Clube ao ver a conquista do Campeonato Nacional em 1952. Transformou-se na grande potência do Andebol português no período de 1966 a 1973, em que foram conquistados sete Campeonatos Nacionais em oito possíveis.

Futsal

O Futsal foi iniciado no Sporting em 1985 ainda com a designação de Futebol de Salão. Partindo com a conquista do primeiro campeonato português realizado da modalidade, cedo o clube vincou o seu claro domínio no panorama nacional, tendo até à data conquistado 6 campeonatos nacionais e 3 taças de Portugal.

Hóquei em Patins

No Hóquei em Patins o Sporting foi a melhor equipa do mundo entre finais dos anos 1970 e início dos anos 1980 com uma Taça dos Campeões Europeus (1977), três Taça das Taças (1981, 1985 e 1991) e uma Taça CERS (1984). Em 2005, a modalidade extingiu-se, tendo sido retomada em 2010. A época de 2011/12 foi marcada pela subida à 1ª Divisão.

Superleague Fórmula

Ver também

Ligações externas

Referências

  1. «Estádio José Alvalade - História». Sporting Clube de Portugal. Consultado em 29 de março de 2013 
  2. «Sporting: Bruno de Carvalho vence eleições e pode iniciar 'limpeza' no banco dos leões». PT Jornal. 25 de Março de 2013. Consultado em 26 de Março de 2013 
  3. «Jesualdo Ferreira é o novo treinador do Sporting». TSF. 07 de janeiro de 2013. Consultado em 29 de março de 2013  Verifique data em: |data= (ajuda)
  4. «Condecorações». Sporting Clube de Portugal. Consultado em 29 de março de 2013 
  5. «1981 - O Agradecimento do País». Centenário Sporting. 25 de Setembro de 1981. Consultado em 29 de março de 2013 
  6. «Sporting chega aos 100 mil sócios». DN Desporto. 29 de novembro de 2009. Consultado em 29 de março de 2013 
  7. «Recordes Olímpicos». Sporting Clube de Portugal. Consultado em 29 de março de 2013 
  8. «Supporters Clubs of Sporting Clube de Portugal» (em inglês). Sporting Clube de Portugal. Consultado em 29 de março de 2013 
  9. «Affiliates of Sporting Clube de Portugal» (em inglês). Sporting Clube de Portugal. Consultado em 29 de março de 2013 
  10. «Palmarés do Sporting Clube de Portugal - Parte II». Centenário Sporting. Consultado em 29 de março de 2013 
  11. «Primeiros Tempos». Sporting Clube de Portugal. Consultado em 29 de março de 2013. Arquivado do original em 26 de Setembro de 2007 
  12. «O Símbolo do Centenário». Sporting Clube de Portugal. Consultado em 29 de março de 2013. Arquivado do original em 2 de abril de 2010 
  13. a b «História das Camisolas». Sporting Clube de Portugal. Consultado em 29 de março de 2013 
  14. «Sporting - Equipamento do Sporting nos anos 1990 - verde branco». Verde Branco. Consultado em 29 de março de 2013 
  15. «História dos Fundadores». Sporting Clube de Portugal. Consultado em 29 de março de 2013 
  16. Pinto 2000, p. 16.
  17. PEREIRA, Paulo Jorge (1 de fevereiro de 2012). «Auditoria confirma falência técnica no Sporting». Diário Económico. Consultado em 29 de março de 2013 
  18. «Plantel Época 2012-2013». Sporting Clube de Portugal. Consultado em 25 de janeiro de 2013 
  19. «Órgão Sociais». Sporting Clube de Portugal. Consultado em 29 de março de 2013 
  20. «Presidentes». Sporting Clube de Portugal. Consultado em 29 de março de 2013 

Bibliografia

  • Pinto, Rodrigo; Farinha, Fernando; Morgado, Carlos (2000). Pires, Fernando, ed. Sporting Clube de Portugal. a história, os triunfos e as imagens de todos os tempos. Lisboa: Diário de Notícias. 205 páginas. Consultado em 29 de março de 2013  Parâmetro desconhecido |colecção= ignorado (ajuda)