Tempestade (X-Men)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Storm (Marvel Comics))
Ir para: navegação, pesquisa
Tempestade
Tempestade por Julie Bell.jpg
Arte de Julie Bell
Dados da publicação
Publicado por Marvel Comics
Primeira aparição Giant-Size X-Men #1
(Maio de 1975)
Criado por Len Wein
Dave Cockrum
Características do personagem
Alter ego Ororo Munroe
Espécie Humana Mutante
Terra natal Egito[1]
Afiliações Vingadores
X-Men
Quarteto Fantástico
Libertadoras
Morlocks
Elite de Segurança X
Vingadores Secretos
Ocupação Rainha de Wakanda, Deusa, Princesa Queniana, Bruxa
Parceria Pantera Negra
Base de operações Mansão X, Wakanda
Parentesco David Munroe (pai morto), N'Daré Munroe (mãe morta), Achmet El-Gibár (pai adotivo), Ainet (mãe adotiva) Coronel Shetani (tio), David Munroe Jr. (primo), T'Challa (ex-marido)
Situação presente Ativa
Codinomes conhecidos Bruxa do Tempo, Deusa, Andarilha dos Ventos
Habilidades
  • Manipulação do clima
  • Vôo
  • Empatia ecologica(Pode respirar debaixo d agua,e imunidade a o frio.)
Projecto Banda desenhada  · Portal da Banda desenhada

Tempestade[2] (Storm, no original) é uma personagem fictícia de história em quadrinhos do Universo Marvel Comics, alter-ego de Ororo Munroe, e membro dos X-Men. Sua primeira aparição foi em Giant-Size X-Men #1 (Maio de 1975).

Biografia ficcional do personagem[editar | editar código-fonte]

Origem[editar | editar código-fonte]

Tempestade é descendente de uma antiga linha de sacerdotisas africanas. Todas têm cabelos brancos, olhos azuis e potencial para usar magia. A mãe dela, N’Dare, era a princesa de uma tribo no Quênia. Ela casou-se com o fotojornalista americano David Munroe e mudou-se com ele para Manhattan onde Ororo nasceu. Quando Ororo fez seis meses, ela e os pais foram para o Cairo, Egito. Cinco anos depois, sua família foi vitima de um ataque aéreo. Seus pais foram mortos, mas ela sobreviveu, enterrada debaixo de pedregulhos e escombros próximo ao corpo da mãe dela. Este trauma deixou Ororo com claustrofobia severa que ainda a aflige hoje..

Sem casa e órfã, Ororo Sozinha na cidade, vagou pelo Cairo até que conheceu o mestre ladrão Achmed El-Gibar que lhe deu um lar e a treinou para ser uma ladra. Ela se tornou a melhor ladra de sua corja e talvez de todo o Cairo. Suas façanhas incluem roubar um rubi da X-Eterna Candra e um Opal de Ozimandias. Por um grande acaso, tentou roubar até de seu futuro professor Charles Xavier quando ele estava fazendo uma perigrinação solitária por todo o mediterraneo, Ororo não obteve sucesso pois Xavier utilizou sua telepatia para ela devolver sua carteira. Ao usar seus poderes mentais na menina, foi interceptado mentalmente por Amahl Farouk (o mutante Rei das Sombras) que o desafiou à um duelo mental. Xavier o derrota, prendendo sua mente no plano astral.[3] Sem mais as explorações de Farouk e com apenas 12 anos ela sentiu a necessidade de ir para o sul em busca de suas origens. No Sudão, um motorista de caminhão tentou violá-la, Ororo foi forçada a matá-lo e jurou que nunca mataria outra vez. Ao chegar no Quênia, conheceu e teve um curto namoro com T’Challa (o futuro Pantera Negra) com quem perdeu a virgindade mais ou menos na mesma época em que seus dons mutantes floreceram. Com o fim do namoro, alcançou finalmente a pátria de seus ancestrais a planície do Serengeti, entre Tanzânia e Quênia. Lá, Ororo passou a usar seu poder em prol das tribos locais, sendo adorada por eles como uma espécie princesa e deusa. Ororo permaneceu com as tribos durante anos trazendo sempre chuva e um clima bom para o plantio. Mas, por desconhecer as consequencias de seus poderes, acabou gerando secas em outras regiões, matando gados em outras regiões da África. Durante uma aventura da primeira formação dos X-men, a equipe chegou a encontra-la e lutaram juntos contra um mutante chamado Dilúvio.

X-Men[editar | editar código-fonte]

Como sua existência já era de conhecimento de Xavier, Ororo foi convocada para se unir aos X-Men, ele precisava recrutar rapidamente uma nova equipe de mutantes para salvar a original que foi capturada por Krakoa, a ilha viva. Tempestade aceitou ajudá-los mas com a dura decisão de abandonar sua terra e as necessidades de seu povo. Ororo teve dificuldade para se adaptar a esta nova vida. Não entendia, entre outras coisas, porque não podia tomar banho nua na piscina. Este contraste cultural fez naturalmente se tornar amiga do mutante russo Colossus que, também teve dificuldade na adaptação e a chamava de “irmãzinha”. Jean também a ajudou bastante em sua adaptação à cultura ocidental e se tornaram melhores amigas.

O líder da equipe, Ciclope sai dos X-Men depois do sacrifício da Fênix e Tempestade foi escolhida para assumir a liderança. Logo teve um forte elo com Kitty Pryde, a mais nova integrante da equipe.

Desafia Callisto em uma batalha pela liderança dos Morlocks, uma colônia de mutantes nos esgotos, Ororo vence. No Japão, Tempestade se torna amiga da ronin Yukio, essa amizade influenciou Tempestade em mudar sua atitude para a vida, abraçando o seu lado mais selvagem tão contido por causa de seus poderes. Para representar essa transformação, mudou seu visual adotando um corte moicano e roupas mais agressivas.[4] Porém sua amiga Kitty não aceita bem essas mudanças e não a reconhece mais como sendo a mesma Ororo. Ororo chama Kitty para conversar e resgatar a forte amizade que as duas tinham.

Sem poderes[editar | editar código-fonte]

O mutante Forge inventou uma arma que era capaz de anular os poderes mutantes. Henry Gyrich resolve como teste utilizar a arma na mutante Vampira, vilã recém admitida nos X-Men, mas acaba acidentalmente atingindo Tempestade. Forge, se sentindo culpado leva Tempestade para um lugar seguro: sua casa. Os dois tem um curto e intenso caso. Tempestade o larga ao descobrir que ele era o responsavel pela perda do seus poderes. Foi para África onde aceitou finalmente a perda de seus poderes. Depois, Loki ofereceu à Tempestade seu poderes de volta,se aceitasse se tornar a deusa do trovão de Asgard, mas rejeitou. Retornando aos X-Mens,provou ser uma grande líder e uma perigosa X-Men mesmo sem seus poderes, principalmente ao disputar a liderança dos X-Men com Ciclope e perder a luta.

Aos poucos Ororo foi recuperando a confiança em Forge que lutou junto com os X-Men contra O Adversário, nesta luta os X-Men foram dados como mortos. Aproveitando o anonimato, se mudaram para a Austrália na antiga base dos carniceiros. E lá, seus poderes foram finalmente retornando.

Tempestinha[editar | editar código-fonte]

Os X-Men achavam que ela estava morta por um raio acidental de Destrutor mas, na verdade ela estava viva e tinha sido transformada em criança pela vilã Babá, foi perseguida pelo Rei das Sombras e depois conheceu o ladrão Gambit que a chamava sempre de Tempestinha. Juntos começaram a trabalhar como ladrões, roubando sempre outros ladrões. Sua idade ia aumentando rapidamente.

Ororo é sequestrada com os Novos Mutantes e levada a Genosha. Quando enfrenta o Genengenheiro e Cameron Hodge, Tempestade enfim retorna à idade adulta se estabilizando. Posteriormente, voltando a Nova York, ela lidera uma equipe de X-Men que vai ao espaço resgatar o Professor X dos skrulls e salvar o Império Shiar. Ao retornar à Terra, acontece então a invasão do Rei das Sombras à Ilha Muir, que resulta no coma de Legião.

Quando os X-Men e os X-Factor se fundiram, o grupo se dividiu em duas equipes a azul e a dourada. Ciclope liderando a Azul e Tempestade a dourada. Forge, que agora trabalhava como suporte dos X-Men, estava incomodado por Tempestade nunca lhe dar atenção e, depois de discutirem, ao beija-la, a pediu em casamento. Ororo disse que precisava pensar, e passou o dia voando contente com o pedido e cogitando em abandonar a equipe para morar com Forge. Ela quase aceitou mas Forge percebe que seus sentimentos não são tão recíprocos. E que ela nunca abandonaria os X-Men, indo embora antes que ela desse sua resposta.

Tempestade enfrentou a mutante Medula, uma ex-Morlock revoltada que tinha colocado em seu próprio coração um acionador de uma bomba e ameaçava explodir os humanos capturados pelos seus aliados da nação Gene. Tempestade arranca o coração de Medula durante a batalha. Ela se culpa por matar a jovem mutante que deveria estar protegendo por ser líder dos Morlocks.

ESX[editar | editar código-fonte]

A ESX (Elite de Segurança X) foi fundada por Tempestade como parte de um plano proposto aos líderes das grandes nações mundiais. Funcionaria como uma polícia mutante com atuação em âmbito mundial, intervindo em questões humanas/mutantes. A equipe acabou debandada após os trágicos eventos do Dia M.

O casamento[editar | editar código-fonte]

Tempestade abandona os X-Men para ficar um tempo na Africa que, em meio a sua cruzada pessoal de combate a crimes que têm se tornado comuns em todo continente africano, se entrega a uma antiga paixão: o atual rei de Wakanda, T’challa., também conhecido como Pantera Negra. Em pouco tempo, T’challa. a pediu em casamento, o que a transforma na rainha de Wakanda, Ororo aceita dividindo opiniões tanto entre a população do país como entre colegas de equipe. Ela e T’challa. estão no Quarteto Fantástico substituindo temporariamente Susan e Reed – que estão em uma segunda lua de mel para tentar salvar o casamento. Mesmo depois da segunda lua de mel o casamento chega ao fim, depois de tempestade deixar o marido para lutar ao lado dos X-Men depois Tempestade volta pros X-Men.

Volta aos X-Men[editar | editar código-fonte]

Entediada com a vida de Rainha, compras e privacidade, ela volta para os X-men, claro.

Surpreendentes X-Men[editar | editar código-fonte]

Esses retornos em missões específicas deve ter dado um saudosismo em Tempestade, pois pediu para retornar pra equipe porque estava se sentindo só. Ororo obviamente foi muito bem vinda, participando da equipe liderada por Ciclope.

Ajudou os X-Men também na corrida para encontrar o primeiro bebê mutante nascido após o Dia M.

Ventos Solares[editar | editar código-fonte]

Tempestade também demonstrou ser controladora de Ventos Solares grandíssimos, e de ser até pior que fogo, alem de tudo ela pode fazer uma Tempestade de Ventos Solares , com ventos totalmente frios e ao mesmo tempo com ventos extremamente quentes, gerando uma explosão que pode destruir toda uma cidade.

Poderes e habilidades[editar | editar código-fonte]

Manipulação Elemental:

  • Pirocinese - Fogo

Ela é capaz de gerar, controlar ou absorver o elemento fogo. Aumentando a energia cinética dos átomos para gerar calor e combustão, possibilitando manipular as chamas, causar incêndios, e derivados.

Ela é capaz de gerar, controlar ou absorver o elemento água. É possível fazer a água escoar pelo ar, criar esferas de água cheias de pressão, cortar objetos com a água como se ela fosse uma lâmina afiada e derivados.

  • Aerocinese - Ar

Ela é capaz de controlar, gerar ou absorver o elemento ar. Isto inclui produzir rajadas de ventos, tornados e aumentar a pressão do ar para esmagar coisas, diminuir a resistência do ar e derivados em geral, capaz de controlar as correntes aéreas, criando desde brisas suaves a furacões furiosos. Usa as correntes de ar como escudo contra armas de fogo, bombas e gases. Pode flutuar com suas correntes de ar;

  • Criocinese - Gelo

Ela é capaz de reduzir a energia cinética dos átomos e assim reduzir a temperatura, frequentemente usada para controlar, gerar ou absorver gelo. Podendo congelar qualquer coisa ou emitir frio e pode fazer muitas outras coisas. Essa habilidade esta ligada a Hidrocinese.

Ela é capaz de controlar, gerar ou absorver a energia elétrica. É possível, através da eletricidade, aumentar a temperatura de objetos, podendo fundir metais e derivados. Capaz de gerar correntes elétricas e direcioná-las até mesmo no espaço, o que seria fisicamente impossível. Quando usa seus poderes de eletrocinese, se mantém em sintonia plena, fato que pode ser observado pelos seus olhos e cabelos que esvaem a eletricidade em forma de raios. Como não é possível desintegrar energia pura, um corpo em sintonia plena com eletricidade (energia) também não pode ser desintegrado, o que torna Tempestade imune aos poderes de desintegração molecular.

Ela é capaz de manipular o clima e dominar todos os seus elementos, podendo fazer muitas coisas. Pode alterar a pressão atmosférica a Temperatura e Umidade. É capaz de controlar os elementos climáticos, podendo criar chuvas, tempestades, tempestades cósmicas, trovões, relâmpagos, tufões, redemoinhos, tornados, neve, etc. Pode também sentir qualquer movimento e alterações nas camadas da atmosfera e camadas oceânicas. Em situações extremas, pode provocar um terremoto; Pode juntar a água com a luz, e com a manipulação da névoa se tornar parcial ou completamente invisível;

  • Resistência Mental

Ela capaz de aguentar melhor que os outros mutantes ataques que afetem o cérebro, tais ilusionismos, sedução e relacionados; em um nível elevado. O próprio Professor Charles Xavier afirmou que a mente de Tempestade é impenetrável, ou seja ela é imune a controle telepático devido a sua incrível força de vontade e controle emocional. A menos que seja implantado um controle diretamente no sistema nervoso central, como o Apocalipse fez.

Eletrólise: pode separar moléculas de água em hidrogênio e oxigênio, podendo assim respirar debaixo d’água;

Electromagnetismo: manipulação dos campos eletromagnéticos dos corpos, inclusive planetas, por esse motivo cria raios com facilidade até mesmo no vácuo. Esse poder lhe ajuda a destruir com seus próprio raios campos electromagnéticos.

Auracinese: tempestade consegue ver as auras das pessoas e as cores que variam nela de acordo com o humor da vítima, além de poder aumentar ou diminuir o poder de uma vítima a partir do toque, apagar memórias dela ou consumir sua alma para fortalecer seu poder. Consegue enfraquecer uma pessoa a ponto de fazê-la entrar em coma apenas fazendo contato visual.

Voo: Tempestade pode voar com auxilio de correntes aéreas com os ventos e até mesmo com raios, conseguindo maior velocidade. Habilidade de desafiar a gravidade e literalmente voar. Em nível elevado pode ultrapassar a velocidade do som, podendo criar um grande impacto e causar dano elevado.

  • Manipulação de Energia Eólica

Ela é capaz de manipular a energia de tempestade, tormentas e ventos, para intimidar ou derrotar os inimigos com a força dos fenômenos atmosféricos relativos ao ar.

Potencial Mágico: Tempestade descende de uma tribo de sacerdotisas onde todas têm amplo potencial mágico. Ela, porém, opta por não desenvolver essa característica, pois afirma já ter responsabilidades suficientes controlando os elementos atmosféricos para se responsabilizar com o meio "astral" da magia.

Além de todo esse poder, Tempestade possui habilidades "extras"; Tempestade consegue manipular meios interestelares e intergalácticos, consegue alterar suas percepções visuais, fazendo com que ela consiga perceber fluxo de energia cinética, térmica e eletromagnética.Tempestade é imune à sensações térmicas climáticas, como frio e calor, além do fogo e do gelo.Como já foi a Mestra Ladra, tem facilidade em se infiltrar em qualquer lugar, consegue abrir cofres de alta segurança, e espionagem. É excelente combatente corpo a corpo, treinada pelo Wolverine. Sabe controlar qualquer tecnologia, com exceção talvez do Cérebro. Ótima pilota e motorista. Tempestade possui controle sobre suas emoções, que podem afetar em seu poder. Um acesso de raiva, por exemplo, pode trazer consigo furacões e/ou terremotos.

Combate e roubo: Tempestade é uma ladra profissional, e uma mão hábil, astuta e talentosa lutadora, treinado por Achmed el-Gibar, Professor X e Wolverine. Ao usar a estratégia superior, Tempestade superou adversários fisicamente mais fortes, como Calisto e do Comando Crimson em mão-de combate. Tempestade é um excelente atiradora com armas de fogo, e é proficiente no uso de facas.

Capacidades físicas e traços: sua fisiologia concede a imunidade de um total de condições climáticas e temperaturas extremas de calor e frio. O corpo dela compensa a diminuição rápida ou aumento da pressão atmosférica. Ela tem sido descrita como tendo uma das mais fortes personalidades entre os X-Men, fazendo-a altamente resistente a ataques psíquicos, especialmente em conjunto com campos elétricos que ela cria em torno de si mesma. Telepatas têm encontrado dificuldades para localizá-la e sondar seus pensamentos. Várias dessas características são independentes do seu estatuto mutante e são o resultado de sua ascendência. Um fato curioso é que quando utiliza seus poderes seus olhos brilham em tom branco fluorecentes .

Manipulação nervosa: Tempestade é tão poderosa que pode manipular os pulsos eletrônicos de um cérebro fazendo com que eles explosão causando um aneurismo ou a morte. Ela também pode congelar as veias dos oponentes causando um clara morte instantenêa. Ororo também pode bombardear o coração humano causando uma dolorosa morte. Sem precisar de concentração Ororo pode retirar o ar de um local específico ou um corpo causando uma morte por asfixia.[5]

Limitações: As únicas limitações possíveis são as suas próprias: claustrofobia intensa, afeto pelas pessoas e sensatez.

Nível Ômega: Foi dito pelos Sentinelas da UNI, que a Tempestade é uma mutante nível Ômega.

Em outras mídias[editar | editar código-fonte]

Televisão[editar | editar código-fonte]

  • No desenho animado Wolverine and the X-Men, Tempestade aparece na África como deusa para o povo local. Volta para os X-men após pôr fogo acidentalmente nas aldeias.

Filmes[editar | editar código-fonte]

  • Em X-Men: Primeira Classe (2011), quando Charles procura mutantes no Cérebro aparece uma escola e uma menina de cabelo cinza (mutante) escrevendo em um livro no jardim, ela é creditada como Ororo Munroe / Tempestade.

Videogames[editar | editar código-fonte]

  • Em Marvel: Ultimate Alliance, a Tempestade é jogável em todas as plataformas, sendo que seu ataque extremo é o Thunder Struck e suas roupas são: Astonishing, Retro, Ultimate e Classic.

Referências

  1. Uncanny X-Men #102
  2. Sinopse - X-Men - SAPO Cinema.
  3. Giant-Size X-Men #1
  4. Rodrigo Piolho (25/09/2002). «A história do visual punk de Tempestade». Omelete. 
  5. «Tempestade no Marvel Wikia». Consultado em 16 de Outubro de 2016.