Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de UFERSA)
Ir para: navegação, pesquisa
Broom icon.svg
As referências deste artigo necessitam de formatação (desde novembro de 2016). Por favor, utilize fontes apropriadas contendo referência ao título, autor, data e fonte de publicação do trabalho para que o artigo permaneça verificável no futuro.
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde novembro de 2016). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
UFERSA
Lema A ciência floresce através da terra seca
Fundação 1967 (ESAM)
2005 (UFERSA)
Tipo de instituição Pública federal
Localização Mossoro brasao.png Mossoró, Brasão do Rio Grande do Norte.svg Rio Grande do Norte
Reitor(a) Arimatéia de Matos
Campus
Afiliações RENEX
Orçamento anual 125 061 239,60 (2011) [1]
Página oficial www.ufersa.edu.br

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) é uma instituição pública federal de ensino superior brasileira, cuja reitoria está localizada em Mossoró, no estado do Rio Grande do Norte, e com campi nos municípios de Angicos, Caraúbas e Pau dos Ferros.[2]

História[editar | editar código-fonte]

A História da então "UFERSA" começa com a "ESAM" criada pela Prefeitura Municipal de Mossoró, através do Decreto número 03/67 de 18 de abril de 1967 e inaugurada a 22 de dezembro do mesmo ano. Teve, na sua fase de implantação, como entidade mantenedora, o Instituto Nacional de Desenvolvimento Agrário (INDA). Foi incorporada à Rede Federal de Ensino Superior, como Autarquia em Regime Especial em 1969, dois anos após sua criação, através do Decreto-lei número 1036, de 21 de outubro de 1969. A ESAM possuia quatro cursos de graduação (Agronomia, Medicina Veterinária, Zootecnia e Engenharia Agrícola). O Curso de Agronomia foi autorizado a funcionar pelo Egrégio Conselho Estadual de Educação, com o primeiro vestibular sendo realizado em 1968. O reconhecimento viria em 28 de janeiro de 1972. O curso de Medicina veterinária foi aprovado pelo Ministério da Educação (MEC) em 26 de dezembro de 1994, através de despacho Ministerial publicado no D.O.U. de 28/12/1994, com ingresso da primeira turma em agosto de 1995, e reconhecido através de portaria ministerial nº 376, de 05 de março de 2001. Passa a ser Universidade pela a lei nº 11.155, de 29 de julho de 2005 publicada no Diário Oficial da União no dia 01 de agosto de 2005, na seção 1, nº 146.

Processo Seletivo[editar | editar código-fonte]

A cada edição, as instituições públicas de ensino superior que optam por participar do Sisu ofertam vagas em seus cursos. Ao final do período de inscrições, são selecionados os candidatos mais bem classificados dentro do número de vagas ofertadas. A UFERSA é uma das Universidades pioneiras na adesão ao SiSU (Sistema de Seleção Unificada) como forma integral de acesso aos cursos de graduação, desde a sua implantação em 2010.

O SiSU é usado como única forma de acesso às vagas iniciais dos cursos de graduação presenciais da UFERSA. Os processos de inscrição, seleção e divulgação são realizados diretamente pelo Ministério da Educação (MEC) no seu sítio <www.sisu.mec.gov.br>. As matrículas dos alunos aprovados são realizadas presencialmente na UFERSA, conforme orientações e datas disponibilizadas na página da PROGRAD <prograd.ufersa.edu.br>.

Campi[editar | editar código-fonte]

Câmpus da UFERSA em Pau dos Ferros.
  • Campus Angicos
  • Campus Caraúbas[3]
  • Campus Mossoró
  • Campus Pau dos Ferros[4]

Departamentos[editar | editar código-fonte]

Cursos de Graduação[editar | editar código-fonte]

[5]

Campus Mossoró[editar | editar código-fonte]

Ciências Biológicas



Ciências Exatas



Ciências Humanas



Marcados com "1" os cursos pós o Bacharelado em Ciência e Tecnologia.

Marcado com "2" curso com primeira entrada turma em 2016.

Marcado com "3" curso podendo ter habilitações (à escolha do/da aluno/a): Ciências Humanas e Sociais; Ciências da Natureza..

Campus Angicos[editar | editar código-fonte]

Ciências Exatas



Marcados com "1" os cursos pós o Bacharelado em Ciência e Tecnologia.

Campus Caraúbas[editar | editar código-fonte]

Ciências Exatas



Ciências Humanas



Marcados com "1" os cursos pós o Bacharelado em Ciência e Tecnologia.

Campus Pau dos Ferros[editar | editar código-fonte]

Ciências Exatas



Marcados com "1" os cursos pós Bacharelado em Ciência e Tecnologia.

Marcados com "2" os cursos pós Bacharelado em Tecnologia da Informação.

Pós-Graduação[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.