Auriculopuntura

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde fevereiro de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Modelo de orelha com a indicação dos principais pontos de tratamento em Auriculopuntura.

Auriculopuntura ou Acupuntura auricular (耳燭療法) é uma especialidade da Acupuntura que tem como foco o tratamento do quadro apresentado, diretamente no pavilhão auricular tonificando assim os pontos patógenos, através de agulhas previamente preparadas para este fim. Existem mais de 200 pontos de acupuntura na orelha.

Não confundir esta prática com a auriculoterapia, técnica da reflexoterapia desenvolvida por Paul Nogier no século XX. No Brasil há diversos terapeutas que empregam ambas as técnicas, como pode ser observado através dos links indicados em "páginas externas".

Os princípios da Auriculopuntura[editar | editar código-fonte]

Os princípios da Auriculopuntura são associados aos conhecimentos que fundamentam a prática da medicina tradicional chinesa: o estudo dos meridianos de energia; a teoria de yin yang; a teoria dos cinco elementos; e a teoria dos órgãos zang fu.

O tratamento[editar | editar código-fonte]

Na acupuntura focada na orelha as diversas regiões ou pontos podem ser estimuladas de diversas maneiras, como através de agulhas colocadas por 20 a 30 minutos, ou pequenas agulhas semi-permantentes que podem permanecer por até 5 dias.

São utilizadas também sementes de diversas plantas para massagem dos pontos, sendo a mais utilizada a de mostarda.

Ver também[editar | editar código-fonte]