Michael Shermer

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Michael Shermer, 2008.

Michael Brant Shermer (Glendale, 8 de setembro de 1954) é um psicólogo, escritor e historiador da ciência estadunidense, fundador da revista Skeptic Magazine e diretor da Skeptics Society. [1] É também colunista da Scientific American.

Ateu e cético, é famoso por seus estudos em psicologia experimental e como porta-voz da comunidade cética.

Em setembro de 2014, publicou como colunista que teve seu ceticismo abalado por um fenômeno que supôs ser paranormal, no entanto não disse nada a respeito de abandonar o ateísmo ou se tudo não passava de um trote social para testar o ceticismo das pessoas.[2]

Formação[editar | editar código-fonte]

Shermer formou-se na Escola de Crescenta High Valley em 1972 e logo depois começou seus estudos de graduação na Universidade Pepperdine, inicialmente optou por cursar teologia cristã em seguida mudou para psicologia, concluindo ali sua formação em 1976.

Fez pós-graduação em psicologia na California State University e concluiu seu mestrado em psicologia experimental em 1978, pela mesma instituição.

Antes de iniciar-se na sociedade cética, Shermer foi professor de história da ciência no Occidental College, na Califórnia. Desde 2007, Shermer é professor adjunto na Claremont Graduate University e desde 2011 também professor adjunto na Universidade Chapman.

Sociedade cética[editar | editar código-fonte]

Em 1992 começou a Shermer Skeptics Society, que produz revista Skeptic e atualmente tem mais de 55.000 membros. Além disso, o grupo organiza a Série Palestra Caltech, que oferece alto-falantes em uma ampla gama de temas relacionados com a ciência, a psicologia, as questões sociais, religião/ateísmo, ceticismo. Oradores anteriores incluem Stephen Jay Gould, Jared Diamond, Donald Johanson, Julia Sweeney, Richard Dawkins, Philip Zimbardo, Steven Pinker, Carol Travis, David Baltimore, Lisa Randall, Daniel Dennett, Tim Flannery, Lawrence Krauss , Michio Kaku, Susan Blackmore, Christof Koch, Alison Gopnik, Ursula Goodenough, Edward Tufte, Bjorn Lomborg, Sam Harris, Jeff Schweitzer e muitos outros. As palestras ocorrem nas tardes de domingo, e são abertas ao público para uma taxa nominal

Livros[editar | editar código-fonte]

  • O Outro Lado da Moeda: A Influência do Fator Emocional na Sua Relação com o Dinheiro (2008).
  • Por Que as pessoas Acreditam em Coisas Estranhas(2011).
  • Ensine Ciência a Seu Filho e Torne a Ciência Divertida Para Vocês Dois (2011).
  • Cérebro e Crença: De fantasmas e deuses à política e às conspirações - como nosso cérebro constrói nossas crenças e as transforma em verdades (2012).

Referências

  1. Skeptic. About us
  2. Michael Shermer (16 de setembro, 2014). Anomalous Events That Can Shake One’s Skepticism to the Core Scientific American. Visitado em 16 de dezembro, 2014.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre a biografia de um(a) escritor(a), poeta ou poetisa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.