Michael Shermer

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Michael Shermer, 2008.

Michael Brant Shermer (Glendale, 8 de setembro de 1954) é um psicólogo, escritor e historiador da ciência estadunidense, fundador da revista Skeptic Magazine e diretor da Skeptics Society. [1] É também colunista da Scientific American.

Ateu e cético, é famoso por seus estudos em psicologia experimental e como porta-voz da comunidade cética.

Formação[editar | editar código-fonte]

Shermer formou-se na Escola de Crescenta High Valley em 1972 e logo depois começou seus estudos de graduação na Universidade Pepperdine, inicialmente optou por cursar teologia cristã em seguida mudou para psicologia, concluindo ali sua formação em 1976.

Fez pós-graduação em psicologia na California State University e concluiu seu mestrado em psicologia experimental em 1978, pela mesma instituição.

Antes de iniciar-se na sociedade cética, Shermer foi professor de história da ciência no Occidental College, na Califórnia. Desde 2007, Shermer é professor adjunto na Claremont Graduate University e desde 2011 também professor adjunto na Universidade Chapman.

Sociedade cética[editar | editar código-fonte]

Em 1992 começou a Shermer Skeptics Society, que produz revista Skeptic e atualmente tem mais de 55.000 membros. Além disso, o grupo organiza a Série Palestra Caltech, que oferece alto-falantes em uma ampla gama de temas relacionados com a ciência, a psicologia, as questões sociais, religião/ateísmo, ceticismo. Oradores anteriores incluem Stephen Jay Gould, Jared Diamond, Donald Johanson, Julia Sweeney, Richard Dawkins, Philip Zimbardo, Steven Pinker, Carol Travis, David Baltimore, Lisa Randall, Daniel Dennett, Tim Flannery, Lawrence Krauss , Michio Kaku, Susan Blackmore, Christof Koch, Alison Gopnik, Ursula Goodenough, Edward Tufte, Bjorn Lomborg, Sam Harris, Jeff Schweitzer e muitos outros. As palestras ocorrem nas tardes de domingo, e são abertas ao público para uma taxa nominal

Livros[editar | editar código-fonte]

  • O Outro Lado da Moeda: A Influência do Fator Emocional na Sua Relação com o Dinheiro (2008).
  • Por Que as pessoas Acreditam em Coisas Estranhas(2011).
  • Ensine Ciência a Seu Filho e Torne a Ciência Divertida Para Vocês Dois (2011).
  • Cérebro e Crença: De fantasmas e deuses à política e às conspirações - como nosso cérebro constrói nossas crenças e as transforma em verdades (2012).

Referências

  1. Skeptic. About us

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre a biografia de um(a) escritor(a), poeta ou poetisa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.