Carl Wilson

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2009).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Carl Wilson
Informação geral
Nome completo Carl Dean Wilson
Nascimento 21 de dezembro de 1946
Origem Hawthorne, Califórnia
País  Estados Unidos
Data de morte 6 de fevereiro de 1998 (51 anos)
Gênero(s) Pop rock
Rock clássico
Surf music
Soul
Instrumento(s) Guitarra
Teclado
Baixo elétrico
Período em atividade 1960–1998
Outras ocupações Músico
Compositor
Gravadora(s) Capitol Records
Afiliação(ões) The Beach Boys

Carl Dean Wilson (21 de dezembro de 1946 - 6 de fevereiro de 1998) foi um cantor e guitarrista americano, mais conhecido como um membro fundador e guitarrista da banda de rock americana The Beach Boys. Ele foi introduzido no Rock and Roll Hall of Fame em 1988, junto com toda a banda.

No início de 1997, Wilson foi diagnosticado com câncer de pulmão e cérebro. Apesar de sua doença e tratamentos de quimioterapia, Carl continuou a fazer shows após o diagnóstico. Tocando durante toda a turnê de verão dos Beach Boys que terminou no outono de 1997. Apresentava-se sentado na maior parte do tempo e precisava de oxigênio depois de cada canção, mas ainda tinha a sua voz marcante. A única vez que ele ficou de pé durante os concertos foi quando cantou "God Only Knows" para seus fãs.

Carl Wilson perdeu a batalha contra o câncer em 6 de fevereiro de 1998, apenas dois meses depois da morte de sua mãe, Audree Wilson. Ele foi socorrido por seu irmão Brian, esposa Gina (filha de Dean Martin), e dois filhos de seu primeiro casamento, Justyn e Jonah. Em sua lápide consta a frase "O coração e a voz de um anjo".

Ícone de esboço Este artigo sobre guitarristas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.