Consolação (distrito de São Paulo)
| Distrito paulistano da | |
| Consolação | |
| Área | 3,7 km² |
| População | (81°) 57.365[1] hab. (2010) |
| Densidade | 121,60 hab./ha |
| Renda média | R$ 4.094,68 |
| IDH | 0,950 - muito elevado(8°) |
| Subprefeitura | Sé |
| Região Administrativa | Centro |
| Área Geográfica | Centro Expandido |
| Distrito da Consolação e arredores | |
| [[Ficheiro:|240px]] | |
| Distritos de São Paulo |
|
Consolação é um distrito da região central da cidade de São Paulo e uma das regiões históricas e culturais mais importantes da cidade.
Compreende parte do bairro de Vila Buarque, onde está sediada a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, o teatro da Universidade de São Paulo (TUSP) e o Centro Universitário Maria Antonia; parte do bairro de Cerqueira César, onde está o Colégio São Luís. Também estão dentro do distrito os bairros nobres de Higienópolis e do Pacaembu, tradicionais redutos intelectuais e de famílias descendentes dos grandes cafeicultores do início do século XX onde estão situadas a Universidade Presbiteriana Mackenzie e a Fundação Armando Álvares Penteado
O distrito é atendido pela linhas 2 (Verde) do Metrô de São Paulo e linha 4 (Amarela), ainda parcialmente em construção.
Índice |
[editar] Formação
Consolação também é o nome da via principal (avenida) deste distrito. Sua origem distante é a da ligação da antiga cidade de São Paulo com a Estrada para Sorocaba. Onde atualmente se localiza a Igreja Nossa Senhora da Consolação, se situava o fim extremo da cidade de São Paulo, marcado por uma pequena capela que oferecia apoio religioso aos viajantes.
Em 1854, numa divergência entre o Poder Público e a Cúria da Igreja Católica relativa os altos preços cobrados para os sepultamentos (que eram feitos no terreno circundante das igrejas), é determinada a construção de um cemitério municipal, que depois veio a se chamar Cemitério da Consolação, em terras doadas pela Marquesa de Santos. Indicativo do pequeno tamanho que São Paulo tinha naqueles dias, a localização deste cemitério foi apelidada de Fim-de-mundo e hoje ele está incrustrado no centro de São Paulo.
No número 18 da Avenida Higienópolis, situa-se a mansão de Dona Veridiana tombado pelo CONDEPHAAT em dezembro de 2006. Pertenceu ao Clube São Paulo até 2007, mais tarde pertencente ao Iate Clube de Santos, sendo usado para eventos.
[editar] Pontos de interesse
- Igreja Nossa Senhora da Consolação
- Cemitério da Consolação
- Cemitério do Araçá
- Santa Casa de Misericórdia
- Hospital Santa Isabel (Veridiana)
- Hospital Samaritano de São Paulo
- Shopping Pátio Higienópolis
- Shopping Frei Caneca
- Estádio do Pacaembu
- Parque Buenos Aires
- Universidade Mackenzie
- Praça Universidade Mackenzie
- FAAP
- Escola de Sociologia e Política de São Paulo
- Colégio Rio Branco
- Colégio Sion
- Colégio São Luís
- Arquidiocese de São Paulo
- Higienópolis
- Teatro Folha
- USP Maria Antônia
- Teatro da USP
- Teatro Nair Bello
- Escola de Teatro Wolf Maia
- Espaço Unibanco de Cinema
- HSBC Belas Artes
- Studio SP
- Nacional Clube (Pacaembu)
- São Paulo Athletic Club
- PUC - (Campus Consolação)
[editar] Localização
![]() |
Santa Cecília |
|
|||||
| Perdizes | República | ||||||
| Jardim Paulista | Bela Vista |
[editar] Limites
- Norte: Rua Doutor Veiga Filho, Rua Jaguaribe (não as inclui).
- Leste: Rua Amaral Gurgel/Elevado Presidente Costa e Silva, Rua João Guimarães Rosa/Praça Roosevelt, Ligação Leste-Oeste.
- Sul: Rua Avanhandava, Rua Frei Caneca (inclui).
- Sudoeste: Avenida Paulista, Rua da Consolação, Viaduto Okuhara Koei, Avenida Doutor Arnaldo.
- Oeste: Rua Cardoso de Almeida, Rua Almirante Pereira Guimarães, Praça Wendell Wilkie, Avenida Arnolfo Azevedo, Praça Charles Miller, Avenida Pacaembu.
[editar] Ligações externas
- SAMORCC - Sociedade dos Amigos e Moradores do Bairro Cerqueira César
- Jornal dos Bairros - O Cerqueira César
- Associação Paulista Viva
- Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Erro de citação existem tags <ref>, mas nenhuma tag <references/> foi encontrada
