Conda

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conda


Procissão Religiosa em Conda nos primeiros anos da década de 1970.
Província Cuanza Sul
Características geográficas
Área 2090 km²
População 80 000 hab. (2014)
Densidade 39 hab./km²

Conda está localizado em: Angola
Conda
Localização de Conda em Angola
11° 10' 00" S 14° 30' 00" E{{{latG}}}° {{{latM}}}' {{{latS}}}" {{{latP}}} {{{lonG}}}° {{{lonM}}}' {{{lonS}}}
Projecto Angola  • Portal de Angola

Conda é uma cidade e município angolano localizado na província do Cuanza Sul.

Tem 2.090 km², representando 3,6% do território da província, e cerca de 80 mil habitantes.[1] É limitado a norte pelo município do Amboim, a leste pelo município do Ebo, a sul pelo município de Seles, e a oeste pelo município do Sumbe.

O município é constituído pela comuna-sede, correspondente à cidade de Conda, e pela comuna de Cunjo;[2] além disso, subdivide-se em nas áreas administrativas de Assango II e Jombe, 16 rejedores e 128 bairros.

Geografia[editar | editar código-fonte]

O clima predominante é tropical; as precipitações oscilam entre 1000 a 1100 mm da sede á região do Cunjo; a temperatura máxima varia entre 21 graus no leste a 25 graus no oeste; o período seco, cacimbo, inicia em maio, variando entre 4 a 6 meses, das regiões do oriente as do ocidente, prolongando-se até outubro.

Na organização geográfica e espacial da comuna-sede, o bairro mais populoso é o Imbungo, seguido do bairro Issana; outro bairro importante é o da Chiaca.

Economia[editar | editar código-fonte]

A mineração tem muita importância para o desenvolvimento econômico do município, havendo extração de quartzo e xisto. Outras áreas minerais ainda estão em estudo para exploração.

Já a extração madeireira também gera certa massa salarial para a população.

Cultura e lazer[editar | editar código-fonte]

As águas termais de Tocota, a 5 km a norte da sede, na montanha da Carcaça, e Nhime, a 30 km a oeste, na serra do Engelo, além das belas quedas d'água da cachoeira da Binga, constituem, entre outras, as grandes áreas de lazer da região.

Referências

  1. http://www.xist.org/default1.aspx
  2. Comunas. Ministério da Administração do Território e Reforma do Estado. 2018.
Ícone de esboço Este artigo sobre geografia de Angola, integrado ao projecto Angola, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.