Conda

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Conda
Flag-map of Angola.svg
Província Cuanza-Sul
Características geográficas
Área 2090 km²
População 80 000 hab. (2014)
Densidade 39 hab./km²

Projecto Angola  • Portal de Angola

O Município da Conda, com a sede na Vila do mesmo nome, situa- se na Província do Cuanza-Sul, aproximadamente 11,7º graus de latitude Sul e 14,4º graus de longitude Este .

Tem 2.090 km², representando 3,6% do território da Provincia. e cerca de 80 mil habitantes[1]. É limitado a Norte pelo município do Amboim, a Este pelo município do Ebo, a Sul pelo município de Seles, e a Oeste pelo município do Sumbe. Administrativamente está dividido por duas comunas (Sede e Cunjo), duas áreas administrativas (Assango II e Jombe), 16 rejedores e 128 bairros. O clima predominante é tropical; as precipitações oscilam entre 1000 a 1100 mm da Sede á região do Cunjo; a temperatura máxima varia entre 21 graus no Leste a 25 graus no Oeste; o período seco (Cacimbo) inicia em Maio, variando entre 4 a 6 meses, das regiões do oriente as do ocidente, prolongando-se até Outubro. As águas termais, Tocota, (5km a Norte da Sede na montanha da Carcaça e Nhime 30km a Oeste na Cordilheira do Engelo, as belas quedas do Cuvo nas Cachoeiras da Binga, 40km da capital da Província (Sumbe), ao Ocidente, constituem entre outras, as grandes atrações turísticas da região. O quartzo, xistos e a Madeira são as outras das principais riquezas da Conda, permanecendo misteriosas aquelas cuja documentação terá desaparecido durante a guerra ou não pesquisada. O Bairro com maior número de população é o Imbungu, seguido do bairro Issana.

No Bairro da Chiaca (bairro de Conda) é considerada o melhor bairro para se viver porque possui um atractivo para os habitantes daquela região. o Administrador residencial da Chiaca, Conda Cunza Sul é o gerenciador da JACA Comercial The Company of Friends. Pingo Leve é um local Público e atrações do município da Conda, onde está localizada a Sapatária, e a praça mais população daquela Vila. É um local pertencente ao bairro da Chiaca.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de Angola, integrado no Projecto Angola é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Municípios da Província do Kwanza-Sul