Catumbela

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Catumbela
Localidade de Angola Angola
(Cidade)
[[Imagem:]]
Dados gerais
Província Benguela
Município(s) Catumbela
Características geográficas
População 200.000 hab. (2014)

Catumbela está localizado em: Angola
Catumbela
Localização de Catumbela em Angola
12° 24' 00" S 13° 35' 00" E{{{latG}}}° {{{latM}}}' {{{latS}}}" {{{latP}}} {{{lonG}}}° {{{lonM}}}' {{{lonS}}}
Projecto Angola  • Portal de Angola


Catumbela é uma cidade e comuna angolana que se localiza na província de Benguela.

História da Fundação

"A villa de Catumbella foi fundada em 1836, ha setenta e dois annos, por decreto de D. Maria II, rainha de Portugal.

O nome primitivo com que foi fundada foi o de Asseiceira, foi fundada na margem esquerda do rio, a alguns kilometros da villa actual,nas pequenas colunas de terra ver­melha que ficam entre a mesma Fazenda S. Pedro e a conhecida la­goa do Negrão, como se vê das poucas ruínas que ainda hoje se con­servam. Foi n'essas pequenas colunas de terra vermelha, a que chamam Vingússuqué, que se construiu a primeira residên­cia, outr'ora designada pelo nome de Chimbud, e resi­diu o primeiro Chefe do novo Concelho. Ahi se estabeleceram os pri­meiros habitantes, europeus e africanos, da nova Asseiceira.

Antes, porém, da fundação da Asseiceira, já de muitos e muitos annos existiam na margem direita do rio, onde actualmente está a viíla, e na margem esquerda, onde ficam os terrenos do Cassequel, da Chimbira (Mangueiras) e da lagoa do Negrão, as povoações indí­genas de Catumbella. As povoações da margem direita occupavam não só os terrenos onde assenta a actual villa, como também quasi todos os terrenos marginaes direitos que se prolongam até quasi á foz do rio, comprehendendo os terrenos do Lembeti, Chimbaca, Cangando, Chirianjamba, Quendangongo, Bomba e Gorongo, e os terrenos para cima do bairro do Namano (Chiure e Ruoro.) Todas essas povoações indígenas, que abrangiam a bacia inferior do rio Catumbella desde o Ruoro

A pittoresca e importante vílla commercial e agrícola de Catumbella, sede do concelho do mesmo nome, fica situada na margem di­reita do rio Catumbella,

do qual tirou o nome que até hoje conserva, a 12° 24' Lat. S. e 13° 35' Long. L. Dista da praia cerca de 6 kilometros, e da Bahia do Lobito cerca de 12 kilometros.

A villa actual fica no fundo da bacia de Catumbella,"

Descrição do livro

MONOGRAPHIA DA CATUMBELA

SOCIEDADE DE GEOGRAPHIA DE LISBOA

POR   AUGUSTO BASTOS

LISBOA   1912

Catumbela é uma cidade e um novo município da província de Benguela, em Angola desde 6 de Dezembro de 2011. Antes Catumbela era uma das comunas da província de Benguela. Tendo como Administração Filomena Pascoal (administradora municipal) e Luís Gonzaga (administrador adjunto) Catumbela tem mais de 200 mil habitantes distribuídos em quatro comunas (Gama, Praia Bebé, Biópio e Catumbela (sede), tendo ascendido à categoria de município em 2011. Esta localidade é servida por uma estação na rede ferroviária nacional e por um aeroporto. Fica situada na margem direita do rio Catumbela, donde tem origem o seu nome. Dista 6 quilómetros do Oceano Atlântico e 12 quilómetros da Baía do Lobito.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de Angola, integrado no Projecto Angola é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Catumbela