N'dalatando

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
N'dalatando
Flag-map of Angola.svg
Província Cuanza Norte

N'dalatando está localizado em: Angola
N'dalatando
Localização de N'dalatando em Angola
9° 18' " S 14° 55' " E{{{latG}}}° {{{latM}}}' {{{latS}}}" {{{latP}}} {{{lonG}}}° {{{lonM}}}' {{{lonS}}}
Projecto Angola  • Portal de Angola

N'dalatando, também grafada como Nadalatando,[1] é uma cidade angolana, sede do município de Cazengo e capital da província de Cuanza Norte.

Até 1975 teve a designação de "Vila Salazar", em homenagem ao então presidente do Conselho de Ministros português, António de Oliveira Salazar.

Infraestrutura[editar | editar código-fonte]

Transportes[editar | editar código-fonte]

N'dalatando é conectada à nação pela rodovia EN-230A, que a liga à Lucala, além da dar acesso à Luanda, e;[2] a rodovia EN-120 que dá acesso ao Buéla, Dondo, Canhoca e Golungo Alto.

O Caminho de Ferro de Luanda conecta a cidade tanto a Malanje quanto a Luanda, facilitando as trocas comerciais e o transporte de passageiros para toda a região.

A cidade ainda é servida pelo Aeroporto Comandante Ngueto.[3]

Educação[editar | editar código-fonte]

Na cidade há um campus da Universidade Kimpa Vita, que alberga a Escola Superior Politécnica do Cuanza Norte e o Instituto Superior Politécnico do Cuanza Norte.[4]. Outra instituição relevante da cidade é a Escola Superior Pedagógica do Cuanza Norte.

Cultura e lazer[editar | editar código-fonte]

Manifestações culturais[editar | editar código-fonte]

Igreja de São José Baptista, em 2016.

A cidade é sede da diocese de N'dalatando, criada pelo papa João Paulo II, em 1990, pelo desmembramento da arquidiocese de Luanda[5]. Abrange todo o território da província do Cuanza Norte. O seu primeiro bispo foi Dom Pedro Luís Scarpa.[6].

É esta diocese que promove a manifestação cultural-religiosa de Peregrinação ao Santuário de Maria Auxiliadora, no bairro da Quipata, em N'dalatando. É uma das principais celebrações católicas do país.[7][8][9][10]

Espaços de lazer[editar | editar código-fonte]

Os locais de contemplação natural na cidade são o Parque de Santa Isabel e Sobranceiro, onde há muitas nascentes d'água, e; o Centro Botânico do Kilombo, a cinco quilómetros do centro.[11]

Já estruturas arquitetônicas de relevo são o Santuário de Maria Auxiliadora, a Igreja de São José Baptista, o Mercado da Torre do Relógio, o Edifício dos Correios e a Estátua da Rainha Nzinga Mbandi.

A principal prática esportiva da cidade é o futebol, sendo que a principal equipa local é o Porcelana Futebol Clube do Cazengo, que manda seus jogos no Estádios Santos Dinizes.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências