Humpata

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Humpata
[[Imagem:]]
Província Huíla
Características geográficas
Área 1261,25 km²
População 31 000 hab.
Densidade 24,58 hab./km²
Altitude 1937 m

Projecto Angola  • Portal de Angola

Humpata é uma vila e município da província da Huíla, em Angola.

Tem cerca de 31 mil habitantes. É limitado a Norte pelo município do Lubango, a Este pelo município da Chibia, a Sul pelo município de Virei, e a Oeste pelo municípios de Bibala. É constituído apenas pela comuna de Humpata.

Foi uma das primeiras zonas de colonização portuguesa e bóer nesta zona do interior de Angola, sendo o antigo concelho criado em 1883.

Foi também o local de nascimento de Fernando Peyroteo, a 10 de Março de 1918[1] .

Território[editar | editar código-fonte]

Este município é servido por uma riquíssima rede hidrográfica subterrânea e de superfície de caudal constante. As suas terras são muito férteis, sendo a agricultura a sua actividade essencial. A pecuária e a pesca continental constituem também sectores de desenvolvimento importantes. Possui um parque industrial de dimensão considerável, ligado ao sector agro-pecuário. [2]

Referências

  1. [1].
  2. COUCELO, Josefina Maria Costa Parreira Cruz - Caracterização de hábitos alimentares na Província da Huíla, Angola: contribuição para a elaboração de um guia alimentar
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de Angola, integrado no Projecto Angola é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.