Cuchi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Se procura o rio com o mesmo nome, veja Rio Cuchi


Cuchi
Flag-map of Angola.svg
Província Cuando-Cubango
Características geográficas
Área 10 621 km²
População 63 000 hab.
Densidade 6 hab./km²

Projecto Angola  • Portal de Angola

Cuchi é uma vila e município da província do Cuando-Cubango, em Angola.

Tem 10 621 km² e cerca de 48.445 mil habitantes. É limitado a Norte pelo municípios de Chitembo, a Este pelo município de Menongue, a Sul pelo município de Cuvelai, e a Oeste pelo município do Cuvango. É constituído pelas comunas de Cuchi, Cutato, Chinguanja e Vissati também conhecida por (Muila).

Actualmente é dirigido pela senhora Verónica Mutango Adolfo, como Administradora Municipal e tem como Administradores Adjuntos os senhores Joao Cambinda Ntyamba para a Area Económica e Social e Joao Lizimango, para a Area Técnica e Infra-estruturas.

Quanto ao poder tradicional, tem um Rei Municipal conhecido por Mwene Mucuva 5, denominado Carlos Cangandji. O município ruma para o desenvolvimento de Angola, pois foram recentemente lançadas as pedras para a construção de uma industria de extração de ferro denominada Companhia Siderúrgica do Cuchi e também lançou-se no dia 20.02.2016 sementes para o desenvolvimento de 50 fazendas, tudo no âmbito da diversificação económica em que Angola se revê.

Fonte[editar | editar código-fonte]

  • Segundo os últimos resultados do censo populacional realizado em 2014 o Cuchi tem 48.445 habitantes, sendo maioritariamente da etnia Ngangela, uma minoria de Tchokwes, Umbundos e Kwanhamas, com um fluxo migratório de 0,0%.
  • Geohive [1]
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de Angola, integrado no Projecto Angola é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.