Dundo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde março de 2016). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Dundo
Flag-map of Angola.svg
Província Lunda-Norte
Características geográficas
População 50.000

Governador = Ernesto Muangala hab.


Dundo está localizado em: Angola
Dundo
Localização de Dundo em Angola
07° 22' " S 20° 49' " E{{{latG}}}° {{{latM}}}' {{{latS}}}" {{{latP}}} {{{lonG}}}° {{{lonM}}}' {{{lonS}}}
Prefixo telefónico 244
Projecto Angola  • Portal de Angola

A cidade do Dundo faz parte da província da Lunda Norte, em Angola. Capital de facto da província é limitado a Norte pela República Democrática do Congo.

História[editar | editar código-fonte]

A cidade foi fundada e construida pela antiga empresa DIAMANG, que tinha a concessão de exploração de diamantes na Lunda, tendo deixado de existir e sido substituida pela actual empresa Empresa Nacional de Diamantes (ENDIAMA). Dentro de pouco tempo deixará de ser a capital da Lunda-Norte, pois está sendo construída uma nova capital denominada Novo Dundo.

A cidade possui o Aeroporto do Dundo, Estádio Sagrada Esperança, Museu do Dundo, o Hotel Diamante e o Instituto Médio Politécnico 28 de Agosto do Dundo.

Foi construida uma centralidade na qual o nome é Novo Dundo, um projecto habitacional. É uma cidade com capacidade de 700 edifícios com 4 a 18 andares e 5003 apartamentos do tipo T3 e T3+1,T4 e T4+1e T5 e T5+1 As vendas deram o início em Dezembro de 2015, e o preço ronda entre os 65 a 130 mil usd norte americanos. É da responsabilidade da empresa IMOGESTIM SA

Desporto[editar | editar código-fonte]

A cidade possui um clube no Girabola (Campeonato Angolano de Futebol), se chama Sagrada Esperança e joga no Estádio Sagrada Esperança, o clube tem as cores verde e branca.

Geografia[editar | editar código-fonte]

A cidade é dividida em vários bairros, dentre eles o Samakaka, Camakenzo, Bairro Norte, Bairro Estufa, Bairro Sul, Sachindongo, 4 de Abril, Caxinde, Tuliveno, Taxa Barragem, Ngacumona, Aeroporto, Cacanda, Camatundo, e a administração do município fica em Tchitato cassaanguidi

Ver também[editar | editar código-fonte]



Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de Angola, integrado no Projecto Angola é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.