Luanda (província)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Luanda
Localidade de Angola Angola
(Província)
Angola Provinces Luanda 250px.png

Província de Luanda
Dados gerais
Fundada em 26 de Abril de 1980
Província Luanda
Município(s) Cacuaco, Belas, Cazenga, Ícolo e Bengo, Luanda, Quiçama e Viana
Características geográficas
Área 24.651 km²
População 5.000.000 hab.

Dados adicionais
Prefixo telefónico +244
Site Governo Provincial de Luanda
Projecto Angola  • Portal de Angola

Luanda é a menor província de Angola, com 24.651 km² de área.

Sua população aproximada é de 5 milhões habitantes. Sua capital é Luanda, a maior cidade e capital de Angola. Luanda é também a província de Angola mais industrializada e com o maior crescimento económico, por ter sofrido poucos efeitos da guerra civil e também por ter beneficiado do êxodo das populações a partir das suas áreas de origem para Luanda. Com a estabilidade económica e social dos últimos anos, Luanda tem contado com numerosos novos investimentos.

Pela reforma administrativa de 2011,[1] a província viu alargada a sua área, passando a contar com sete municípios:[2]

Os anteriores municípios de Ingombota, Kilamba Kiaxi, Maianga, Rangel, Samba e Sambizanga passaram a constituir o novo município de Luanda.[3]

Luanda tem uma baía e uma restinga, a Ilha de Luanda, que se estende por mais de catorze quilómetros de praias, restaurantes e moradias de pescadores. O centro da cidade está a sofrer transformações e arranha-céus muito sofisticados contrastam com os musseques dos arredores da cidade. Acredita-se que mais de 70% da população da capital viva nas zonas suburbanas. Luanda Sul é a zona de maior desenvolvimento habitacional e é o local onde foi construído o primeiro shopping center de Angola — o Belas Shopping — no município de Belas.

Clima e vegetação[editar | editar código-fonte]

Pescadores na praia do Cabo Ledo, 100 km ao sul de Luanda

A província é semiárida de clima tropical quente e seco. A temperatura média anual da província situa-se entre os 25 °C e os 26 °C, com o máximo de 27 °C, coincidindo com o período das chuvas. Julho e Agosto são meses mais frescos, especialmente no litoral, onde a temperatura desce um pouco abaixo dos 25 °C. O clima da região é influenciado pela proximidade do mar — Corrente de Benguela — e, apesar de não ser demasiado quente, é húmido.

Nas zonas não urbanas, a vegetação mais comum é o capim e poucas árvores, com destaque para o imbondeiro (Adansonia digitata). O Parque Nacional da Kissama também faz parte da província de Luanda.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de Angola, integrado no Projecto Angola é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.