Luanda (província)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Luanda
Localidade de Angola Angola
(Província)
Angola Provinces Luanda 250px.png

Província de Luanda
Dados gerais
Fundada em 26 de Abril de 1980
Gentílico Luandense
Província Luanda
Município(s) Cacuaco, Belas, Cazenga, Ícolo e Bengo, Luanda, Quiçama e Viana
Características geográficas
Área 24.657 km²
População 7.098.267 hab. (2014)
Densidade 287,8 hab./km²
Altitude ---- m

Dados adicionais
Prefixo telefónico +244
Site Governo Provincial de Luanda
Projecto Angola  • Portal de Angola

Luanda é a menor província de Angola, com 18.826 km² de área.

Sua população aproximada é de 7,1 milhões habitantes. Sua capital é Luanda, a maior cidade e capital de Angola. Luanda é também a província de Angola mais industrializada e com o maior crescimento económico, por ter sofrido poucos efeitos da guerra civil e também por ter beneficiado do êxodo das populações a partir das suas áreas de origem para Luanda. Com a estabilidade económica e social dos últimos anos, Luanda tem contado com numerosos novos investimentos.

Pela reforma administrativa de 2011,[1] a província viu alargada a sua área, passando a contar com sete municípios:[2]

Os anteriores municípios de Ingombota, Kilamba Kiaxi, Maianga, Rangel, Samba e Sambizanga passaram a constituir o novo município de Luanda.[3]

Luanda tem uma baía e uma restinga, a Ilha de Luanda, que se estende por mais de catorze quilómetros de praias, restaurantes e moradias de pescadores. O centro da cidade está a sofrer transformações e arranha-céus muito sofisticados contrastam com os musseques dos arredores da cidade. Acredita-se que mais de 70% da população da capital viva nas zonas suburbanas. Luanda Sul é a zona de maior desenvolvimento habitacional e é o local onde foi construído o primeiro shopping center de Angola — o Belas Shopping — no município de Belas.

Clima e vegetação[editar | editar código-fonte]

Pescadores na praia do Cabo Ledo, 100 km ao sul de Luanda

A província é semi-árida de clima tropical quente e seco. A temperatura média anual da província situa-se entre os 25 °C e os 26 °C, com o máximo de 27 °C, coincidindo com o período das chuvas. Julho e Agosto são meses mais frescos, especialmente no litoral, onde a temperatura desce um pouco abaixo dos 25 °C. O clima da região é influenciado pela proximidade do mar — Corrente de Benguela — e, apesar de não ser demasiado quente, é húmido.

Nas zonas não urbanas, a vegetação mais comum é o capim e poucas árvores, com destaque para o imbondeiro (Adansonia digitata). O Parque Nacional da Kissama também faz parte da província de Luanda.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de Angola, integrado no Projecto Angola é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.